leonardo goncalves lago

DFM - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

Produção Intelectual

Artigos (15)

  • 2023, , LUA SELVAGEM E DOMESTICADA: A FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM DIFERENTES CONTEXTOS COM BASE NA TEORIA CULTURAL-HISTÓRICA DA ATIVIDADE, ISSN: 15188795
  • 2023, , SOBRE METODOLOGIA E MÉTODOS PARA ANÁLISE DA INTERAÇÃO DISCURSIVA EM SALA DE AULA: UMA DISCUSSÃO ENTRE ABORDAGENS QUANTITATIVA E QUALITATIVA, ISSN: 19826621
  • 2023, , ON METHODOLOGY AND METHODS FOR ANALYSING CLASSROOM DISCURSIVE INTERACTION: A DISCUSSION BETWEEN QUANTITATIVE AND QUALITATIVE APPROACHES, ISSN: 19826621
  • 2022, , Challenges in school-based teacher professional development: building learning communities and capturing classroom dialogue, ISSN: 23187131
  • 2022, , Educação monológica e pandemia: o retorno dos que não foram, ISSN: 1982873X
  • 2022, , Monological education and pandemic: the return of those who never wen, ISSN: 1982873X
  • 2021, , Bridging Concept and Activity: a Dialectical Synthesis Proposal, ISSN: 18165435
  • 2020, , O modelo genético e o movimento dinâmico entre abstrato e concreto como instrumentos para o planejamento de sequências didáticas para o ensino de ciências, ISSN: 19825153
  • 2019, , A INVESTIGAÇÃO CIENTÍFICA-CULTURAL COMO FORMA DE SUPERAR O ENCAPSULAMENTO ESCOLAR: UMA INTERVENÇÃO COM BASE NA TEORIA DA ATIVIDADE PARA O CASO DO ENSINO DAS FASES DA LUA, ISSN: 15188795
  • 2018, , The Three Domains for Dialogue: A framework for analysing dialogic approaches to teaching and learning, ISSN: 22106561
  • 2018, , A LUA NA MÃO: MEDIAÇÃO E CONCEITOS COMPLEXOS NO ENSINO DE ASTRONOMIA, ISSN: 19832117
  • 2006, , An estimate of the time variation of the abundance gradient from planetary nebulae, ISSN: 00046361
  • 2005, , A New determination of the galactic rotation curve from galactic disk planetary nebulae, ISSN: 01851101
  • 2005, , An estimate of the time variation of the abundance gradient from planetary nebulae, ISSN: 00046361
  • 2002, , Disk planetary nebulae and the galactic rotation curve, ISSN:

Publicação em Eventos (31)

  • 2022, Leonardo Gonçalves Lago, MATTOS, C.R., Lua na escola: o conhecimento selvagem e o conhecimento domesticado.‎, VI Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA)‎, Trabalho Completo
  • 2022, Juliano Camillo, Leonardo Gonçalves Lago, MATTOS, C.R., 'Let's talk about...': linguistic justice in Brazilian public schools, 2022 AERA Annual Meeting, Resumo
  • 2022, Leonardo Gonçalves Lago, A dimensão material-dialógica da argumentação ‎científica: exemplos de uma ‎‎aula sobre luz e sombra‎, XVIII ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, Trabalho Completo
  • 2022, Leonardo Gonçalves Lago, Dialogue and Dialogic Teaching in Teachers' Voices, 2022 AERA Annual Meeting, Trabalho Completo
  • 2022, Juliano Camillo, Leonardo Gonçalves Lago, MATTOS, C.R., The Complexities and Challenges of Building Learning Communities in Brazilian Public Schools, 2022 AERA Annual Meeting, Resumo
  • 2021, Leonardo Gonçalves Lago, DESENVOLVENDO A ARGUMENTAÇÃO CIENTÍFICA POR MEIO DOS MOVIMENTOS DIALÓGICOS, XXIV Simpósio Nacional de Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2021, Leonardo Gonçalves Lago, DUAS VISÒES SOBRE O PAPEL DO DIÁLOGO NA EDUCAÇÃO: VYGOTSKY E ‎FREIRE, CONGRESSO INTERNACIONAL FREIRE E VIGOTSKI: Educação Pública Emancipatória, Trabalho Completo
  • 2020, , Potencialidades e complexidades do diálogo de sala de aula, Seminários de Ensino,
  • 2020, , Diálogo de sala de aula: prática docente e aprendizagem, Webseminários Café: Ciência, Educação e Sociedade,
  • 2020, Leonardo Gonçalves Lago, A construção de explicações científicas e as interações discursivas em dois cenários: o trabalho em grupo e a discussão coletiva em plenária, XVIII Encontro de Pesquisa em Ensino de Física, Trabalho Completo
  • 2019, CHUDE, MARIA DEL CARMEN GUADALUPE, Leonardo Gonçalves Lago, DA SILVA, EVANDRO CLEBER, STEM Expansions: a Model of Approach to STEM Education in the Perspective of Educational Innovation and Teacher Professional Development, 2019 XIV Latin American Conference on Learning Technologies (LACLO), Trabalho Completo
  • 2018, Leonardo Gonçalves Lago, Discursive interactions in small-group work: is there any difference between scientific and non-scientific tasks?, XVIII IOSTE - Future Educational Challenges from Science and Technology Perspectives, Trabalho Completo
  • 2018, Leonardo Gonçalves Lago, Elisa Calcagni, The Potential of Using Theoretical Frameworks in Teacher Education: The Example of ?Three Domains for Dialogue? Framework, Kaleidoscope Conference, Resumo
  • 2018, Leonardo Gonçalves Lago, Dialogic processes in science lessons: whole-class teaching and group-work about evaporation, GIREP-MPTL conference, Resumo
  • 2018, José Luiz Ortega, Leonardo Gonçalves Lago, Cristiano Rodrigues de Mattos, Andre Rodrigues, Scientific-cultural inquiry in school scientific activity, GIREP-MPTL conference, Resumo
  • 2016, Leonardo Gonçalves Lago, Cristiano Rodrigues de Mattos, Moon phases: an approach between concepts? system (Vygotsky) and activity system (Leontiev), SCIENTIFIC SCHOOL OF L.S. VYGOTSKY: TRADITIONS & INNOVATIONS, Trabalho Completo
  • 2012, Leonardo Gonçalves Lago, Cristiano Rodrigues de Mattos, Jardins galácticos: aspectos epistemológicos, ontológicos e axilógicos de uma atividade social, VII Encontro do Programa Interunidades em Ensino de Ciências, Resumo
  • 2012, Leonardo Gonçalves Lago, Cristiano Rodrigues de Mattos, Fases da Lua: uma aproximação do sistema de conceitos (Vygotsky) com o sistema de atividade (Leontiev), II Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), Trabalho Completo
  • 2011, Leonardo Gonçalves Lago, Cristiano Rodrigues de Mattos, A concepção das fases da Lua como a sombra da Terra: uma discussão à luz do perfil conceitual e da teoria da atividade, XXXV Reunião Anual da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), Resumo
  • 2011, Leonardo Gonçalves Lago, Cristiano Rodrigues de Mattos, A apresentação das fases da Lua nos livros didáticos de Ciências e Física: uma amostra dos últimos trinta anos, I Simpósio Nacional de Educação em Astronomia (SNEA), Resumo
  • 2006, , New results on the time variation of the radial abundance gradients from planetary nebulae, Nebulae in the Milky Way and beyond,
  • 2005, , Planetary nebulae as a chemical evolution tool: abundance gradients, Planetary nebulae as astronomical tools,
  • 2005, , Variação Temporal dos Gradientes Radiais de Abundância a partir de Nebulosas Planetárias, O/H, S/H, Ar/H e Ne/H, XXXI Reunião Anual da SAB,
  • 2004, , Variação Temporal dos Gradientes Radiais de Abundância a partir de Nebulosas Planetárias, O/H e S/H, XXX Reunião Anual da SAB,
  • 2003, , Planetary nebulae and stellar populations: kinematics, ages and chemical composition, Stellar populations,
  • 2003, , Nebulosas Planetárias: Idades e Cinemáticas, 11 SIICUSP, Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP,
  • 2003, , Nebulosas Planetárias: Idades e Cinemáticas, VIII Simpósio de Iniciação Científica do IAG/USP,
  • 2003, , Nebulosas Planetárias: Idades e Cinemáticas, XXIX Reunião Anual da SAB, 2003,
  • 2002, , A Curva de Rotação da Galáxia a partir de Nebulosas Planetárias, 10 SIICUSP, Simpósio Internacional de Iniciação Científica da USP,
  • 2002, , A Curva de Rotação da Galáxia a partir de Nebulosas Planetárias, VII Simpósio de Iniciação Científica do IAG/USP,
  • 2002, , A Curva de Rotação da Galáxia a partir de Nebulosas Planetárias, XXVIII Reunião Anual da SAB,

Livros (3)

  • 2024, Diálogo de Sala de Aula: teoria e prática do ensino dialógico, Leonardo Lago
  • 2020, Astrobiologia: a busca por vida pelo Universo, Leonardo Gonçalves Lago
  • 2017, ASTRONOMIA NO ENSINO DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, Leonardo Gonçalves Lago, Renata de Andrade, Rogério Locatelli

Textos Didáticos (2)

  • 2007, Universo, Leonardo Gonçalves Lago
  • 2007, Terra, Sol e Lua, Leonardo Gonçalves Lago

Participações em Bancas de Cursos (9)

  • 2024, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO A PARTIR DE PROCESSOS DE SIGNIFICACAO GERADOS EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM DE CONCEITOS DE GEOMETRIA, MISLAINE DO CARMO CARDOSO
  • 2024, Qualificação de Mestrado A CONSTRUCAO DO CONCEITO DE LUGAR: UMA PESQUISA SOBRE PRATICAS E RELACOES EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR ACERCA DOS SENTIDOS DE LUGAR, THIAGO CORRÊA MUNIZ
  • 2024, Qualificação de Mestrado Ensino por projeto interdisciplinar: dilemas que permeiam a pratica, LORRAINY VIEIRA JARDIM BASTOS
  • 2024, Qualificação de Mestrado As potencialidades do Ensino por Investigacao para o favorecimento da Alfabetizacao Cientifica na perspectiva dos professores do Ensino Fundamental I, JOÃO BOSCO DE ALMEIDA
  • 2023, Tese Doutorado Trabalho, educação e cultura pelos jovens batalhadores: das ideologias capitalistas às possibilidades de insurgência, Zilda Marcia Gricoli Iokoi, Vitor Henrique Paro, Fernanda Mendes Resende, Leonardo Gonçalves Lago
  • 2012, Monografia de Graduação A astronomia de Johannes de Sacrobosco: um estudo dos climas no século XVI, CARDOSO, W. T. (Walmir Thomazi Cardoso), TOBIAS, C. C. B. (Carmem C. Bueno Tobias), Leonardo Gonçalves Lago
  • 2012, Monografia de Graduação Física e Astronomia em Aristóteles: um estudo a respeito do meteologica, CARDOSO, W. T. (Walmir Thomazi Cardoso), TOBIAS, C. C. B. (Carmem C. Bueno Tobias), Leonardo Gonçalves Lago
  • 2010, Monografia de Graduação Disponibilização remota de um interferômetro de Michelson-Morley, Walmir Thomazi Cardoso, Josemary Angélica Correia Gonçalves, Leonardo Gonçalves Lago
  • 2008, Monografia de Graduação Sala de aula nos planetários: quando professores e alunos criam as apresentações, Walmir Thomazi Cardoso, TOBIAS, C. C. B. (Carmem C. Bueno Tobias), Leonardo Gonçalves Lago

Orientações de Pós-Graduação (3)

  • Mestrado, ALÍSSA BARBOSA SANTOS, 09/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FABIANA APARECIDA BORGES DE ANDRADE, 04/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JACKSON RODRIGUES ALVES, 04/2024 - , Orientação em Andamento

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 - v4.0.295.56
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 05/11/2024 07:34