paulo henrique arcas

DPE - DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

Produção Intelectual

Artigos (5)

  • 2017, , Avaliação externa e qualidade da educação: formação docente em questão, ISSN: 15183483
  • 2016, , Sistemas estaduais de avaliação: interfaces com qualidade e gestão da educação, ISSN: 1678166X
  • 2010, , Implicações da avaliação em larga escala no currículo: revelações de escolas estaduais de São Paulo, ISSN: 19818106
  • 2010, , Saresp e progressão continuada: implicações na avaliação escolar, ISSN: 01036831
  • 2003, , Ciclos e Progressão Escolar, ISSN: 01044036

Publicação em Eventos (11)

  • 2009, , Progressão Continuada e SARESP: implicações na avaliação escolar, XXIV Simpósio Brasileiro III Congresso Interamericano de Política e Administração da Educação,
  • 2009, , SARESP e Progressão Continuada: Implicações na Avaliação Escolar, V Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional - Em Direção à Qualidade : Indicadores e Metas Educacionais,
  • 2009, , A avaliação externa e os desafios da qualidade da educação, VII Semana da Educação - 40 anos da Faculdade de Educação, 50 anos da Escola de Aplicação: conquistas e desafios.,
  • 2009, , As implicações da progressão continuada e do SARESP na avaliação escolar, XI Seminário Estadual da Associação Nacional de Política e Administração da Educação Seção São Paulo,
  • 2008, Paulo Henrique Arcas, As pesquisas acadêmicas sobre a progressão continuada e suas contribuições para a avaliação, IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Resumo
  • 2008, , As pesquisas acadêmicas sobre a progressão continuada e suas contribuições para a avaliação, IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares,
  • 2007, , Implicações da progressão continuada e do SARESP nas avaliações escolares, XXIII Simpósio Brasileiro, V Congresso Luso-Brasileiro e I Colóqui Ibero-Americano de Política e Administração da Educação,
  • 2005, , A implantação do ciclo básico na rede de ensino do estado de São Paulo, 28ª Reunião da ANPED - 40 anos da Pós-Graduação em Educação no Brasil,
  • 2005, Paulo Henrique Arcas, A implantação do ciclo básico na rede de ensino do estado de São Paulo, 28ª Reunião Anual da ANPED, Resumo
  • 2005, , Debate acerca de algumas políticas de ciclos implementadas em redes de ensino de estados e municípios brasileiros., Semana de Educação FEUSP,
  • 2000, Paulo Henrique Arcas, Andrea Steinvascher, Cristiane Machado, Ocimar Alavarse, Sandra Zákia Sousa, Avaliação Educacional e Gestão: iniciativas no âmbito do município e estado de São Paulo, 23ª Reunião Anual da ANPED, Resumo

Capítulos de Livros (2)

  • 2008, Progressão continuada e avaliação: o que dizem os alunos?, Ciclos em Revista - Avaliação: desejos, vozes, diálogos e processos, Paulo Henrique Arcas
  • 2007, Progressão escolar e ciclos: fundamentos e implantação, Ciclos em Revista - A Construção de outra escola possível., Sandra Zákia Sousa, Andrea Steinvascher, Ocimar Alavarse, Paulo Henrique Arcas

Livros (6)

  • 2017, Avaliação na educação, Paulo Henrique Arcas
  • 2012, Fundamentos teóricos da revitalização de inspeção da educação e diagnóstico institucional para a melhoria da qualidade educativa: materiais de apoio à formação em competências de inspetores da educação em Angola, Marcelo Souto Simão, Adilson Dalben, Paulo Henrique Arcas, Liliana Jabif
  • 2012, Avaliação da capacidade institucional para a melhoria da qualidade educativa: materiais de apoio à formação em competências de inspetores da educação em Angola, Marcelo Souto Simão, Paulo Henrique Arcas, Adilson Dalben, Liliana Jabif
  • 2012, Planejamento para a melhoria da qualidade educativa: Materiais de apoio à formação em competências de inspetores da educação em Angola, Marcelo Souto Simão, Adilson Dalben, Paulo Henrique Arcas, Liliana Jabif
  • 2012, Orientações didáticas para a formação de inspetores da educação: Materiais de apoio à formação em competências de inspetores da educação em Angola, Liliana Jabif, Paulo Henrique Arcas, Marcelo Souto Simão, Adilson Dalben
  • 2012, Competências transversais para apoiar o fortalecimento institucional: de apoio à formação em competências de inspetores da educação em Angola, Liliana Jabif, Marcelo Souto Simão, Adilson Dalben, Paulo Henrique Arcas

Participações em Bancas de Cursos (51)

  • 2024, Qualificação de Mestrado Desafios e Potencialidades na Construcao do Projeto Politico Pedagogico das instituicoes de Educacao Basica: contribuicoes das pesquisas academicas, NARA APARECIDA DE SOUZA JESUS
  • 2024, Qualificação de Mestrado A construcao da identidade da supervisao pedagogica: embates, possibilidades e tendencias, JUAN JONATHA NORONHA DEL GIUDICE
  • 2024, Qualificação de Mestrado GESTAO DEMOCRATICA: DO DISCURSO A PRATICA, ANA LUCIA DA SILVA
  • 2024, Qualificação de Mestrado A AVALIACAO DE APRENDIZAGEM NA AREA DE CIENCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS: DESAFIOS E PERSPECTIVAS, EDUARDO LUIZ SILVA DIAS
  • 2024, Qualificação de Mestrado CONSTRUCAO DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO BASEADO NA GESTAO DEMOCRATICA: O CASO DE UMA REDE MUNICIPAL DO SUL DE MINAS, MARINETE APARECIDA JUNQUEIRA GUIMARÃES RIBEIRO
  • 2024, Qualificação de Mestrado POSSIBILIDADES PARA A AMPLIACAO DA PARTICIPACAO DA SOCIEDADE CIVIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCACAO A PARTIR DE UM MUNICIPIO DO SUL DE MINAS., RAFAEL OLIVEIRA VEIGA SANTOS
  • 2024, Qualificação de Mestrado Genero e Avaliacao: como meninos e meninas sao avalidados?, DIOGO CAMPOS BILLÉ
  • 2024, Qualificação de Mestrado REFLEXOES SOBRE A AVALIACAO DIAGNOSTICA DA REDE DE ENSINO ESTADUAL DE MINAS GERAIS, KRICHIMA TORRES HONORATO
  • 2024, Qualificação de Mestrado AS AVALIACOES EXTERNAS E A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DE ESCOLAS ESTADUAIS DE MINAS GERAIS, EDUARDO QUEIROZ RIBEIRO
  • 2024, Qualificação de Mestrado O Uso de Sequencias Didaticas no Ensino de Historia sob as Lentes da Micro-Historia, JESUS AMARAL NETO
  • 2024, Qualificação de Mestrado FORMACAO DOCENTE PARA O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS: O PAPEL DA SUPERVISAO PEDAGOGICA, CLÁUDIA MARIA DE SOUSA FREIRE
  • 2024, Dissertação de Mestrado IMPLEMENTACAO DA EDUCACAO PARA O TRANSITO NO CURRICULO ESCOLAR: UMA ANALISE A PARTIR DAS PESQUISAS ACADEMICAS, DANIELE APARECIDA DA SILVA CRUZ
  • 2024, Dissertação de Mestrado AVALIACAO DE SISTEMAS E SUPERVISAO PEDAGOGICA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E IMPLICACOES., SÍLVIA MARY APARECIDA DA CRUZ SOUZA BOTEGA
  • 2024, Dissertação de Mestrado Gestao Escolar e Avaliacao Externa: o que revelam as pesquisas academicas sobre o SIMAVE, SHEILA SOUZA JORGE
  • 2024, Dissertação de Mestrado Formacao de Professores em Avaliacao da Aprendizagem: Analise das Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em Ciencias Biologicas dos Institutos Federais de Minas Gerais , CAMILA CARVALHO CAPRONI
  • 2024, Dissertação de Mestrado O percurso historico e o atual estagio da avaliacao da educacao infantil, ANA CRISTINA AGUIAR DE LIMA DA COSTA
  • 2024, Dissertação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZACAO: entre saberes e experiencias de professoras em escolas de uma rede municipal no sul de Minas Gerais , FABIANA PEREIRA SANTOS
  • 2023, Dissertação de Mestrado A AVALIACAO EDUCACIONAL NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: CONCEITOS, BASES LEGAIS E PRODUCAO CIENTIFICA, LUCIANA DE FÁTIMA DA SILVA LANA MACHADO
  • 2023, Qualificação de Mestrado Gestao Escolar e Avaliacao Externa: o que revelam as pesquisas academicas sobre o SIMAVE, SHEILA SOUZA JORGE
  • 2023, Dissertação de Mestrado A FORMACAO DOS PROFESSORES PARA A AVALIACAO EDUCACIONAL: UMA ANALISE DOS CURRICULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES FEDERAIS DE MINAS GERAIS, MIRELLA PAGOTTO VEIGA
  • 2023, Qualificação de Mestrado ANALISE DOS DESAFIOS E PERSPECTIVAS NA IMPLEMENTACAO DO PROJETO DE VIDA NO NOVO ENSINO MEDIO, RODRIGO VICENTE GUALBERTO
  • 2023, Dissertação de Mestrado CLIMA ESCOLAR E SAEB: CONTRIBUICOES A PARTIR DA ANALISE DAS PESQUISAS ACADEMICAS SOBRE OS QUESTIONARIOS CONTEXTUAIS, LUNESSA MARTINS DE MELO
  • 2023, Qualificação de Mestrado Avaliacao da aprendizagem no curso de Licenciatura em Ciencias Biologicas: Analise das matrizes curriculares dos Institutos Federais de Minas Gerais, CAMILA CARVALHO CAPRONI
  • 2023, Qualificação de Mestrado O percurso historico e o atual estagio da avaliacao da qualidade da educacao infantil, ANA CRISTINA AGUIAR DE LIMA DA COSTA
  • 2023, Qualificação de Mestrado IMPLEMENTACAO DA EDUCACAO PARA O TRANSITO NO CURRICULO DA EDUCACAO BASICA: UMA ANALISE A PARTIR DAS PESQUISAS ACADEMICAS, DANIELE APARECIDA DA SILVA CRUZ
  • 2023, Qualificação de Mestrado AVALIACAO DE SISTEMAS E SUPERVISAO PEDAGOGICA: DESAFIOS, POSSIBILIDADES E IMPLICACOES., SÍLVIA MARY APARECIDA DA CRUZ SOUZA BOTEGA
  • 2023, Qualificação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NO CICLO DE ALFABETIZACAO: entre saberes e experiencias de professoras em escolas de uma rede municipal no sul de Minas Gerais , FABIANA DE PAULA PEREIRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM E SAUDE MENTAL DOCENTE: OS IMPACTOS DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA EDUCACAO SOB A OTICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO SUL DE MINAS GERAIS , DANIELLA GUALBERTO NEVES
  • 2023, Dissertação de Mestrado PEDAGOGIA DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUICOES A PARTIR DA ANALISE DAS PESQUISAS ACADEMICAS, ESTELA CRISTIANE BATISTA SILVA MACHADO
  • 2022, Qualificação de Mestrado PEDAGOGIA DE PROJETOS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS E POTENCIALIDADES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, ESTELA CRISTIANE BATISTA SILVA MACHADO
  • 2022, Qualificação de Mestrado A FORMACAO DOS PROFESSORES PARA A AVALIACAO EDUCACIONAL: UMA ANALISE DOS CURRICULOS DOS CURSOS DE PEDAGOGIA DAS UNIVERSIDADES PUBLICAS MINEIRAS, MIRELLA PAGOTTO VEIGA
  • 2022, Qualificação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM NO ENSINO REMOTO: DESAFIOS E IMPLICACOES DESTE PROCESSO SOB A OTICA DE PROFESSORES DE UMA ESCOLA DO SUL DE MINAS, DANIELLA GUALBERTO NEVES
  • 2022, Dissertação de Mestrado O PROCESSO DE AVALIACAO DA APRENDIZAGEM E A REORIENTACAO DA PRATICA PEDAGOGICA , VALDERLICE ROSA DE SOUZA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A PRATICA DA AVALIACAO DO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO , ANA CAROLINA SAMIA FARIA SOUZA
  • 2022, Dissertação de Mestrado FORMACAO CIDADA NA EDUCACAO BASICA: AS CONCEPCOES DOS PROFESSORES NO ENSINO DE HISTORIA, MATHEUS JERÔNIMO HENRIQUES LOPES
  • 2021, Dissertação de Mestrado DA INTOLERANCIA RELIGIOSA AO RACISMO RELIGIOSO: POSSIBILIDADES DE PRATICAS NO ESPACO ESCOLAR, ULIANIA MARINHO RODRIGUES
  • 2021, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO IDENTITARIA DE UMA ESCOLA NO SUL DE MINAS GERAIS: SENDAS PERCORRIDAS, MARCELINO DA COSTA RAMOS
  • 2021, Dissertação de Mestrado O MAL-ESTAR E O ADOECIMENTO DOCENTE NA EDUCACAO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUICOES DAS PESQUISAS ACADEMICAS, SUELLEN BARBOSA MEMENTO
  • 2021, Qualificação de Mestrado A REORIENTACAO DA PRATICA PEDAGOGICA PELA APROPRIACAO DOS RESULTADOS DA AVALIACAO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, VALDERLICE ROSA DE SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A PRATICA DA AVALIACAO DO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO, ANA CAROLINA SAMIA FARIA SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS NA EDUCACAO INFANTIL: QUAL O LUGAR DA DOCENCIA?, ISABEL CRISTINA DORNELAS DA COSTA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A REORIENTACAO DA PRATICA PEDAGOGICA PELA APROPRIACAO DOS RESULTADOS DA AVALIACAO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, VALDERLICE ROSA DE SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado EVASAO NO ENSINO MEDIO TECNICO PROFISSIONALIZANTE: PRINCIPAIS CAUSAS E ALGUMAS FORMAS DE PREVENCAO, LENICE APARECIDA DE CARVALHO PEDROSO
  • 2021, Dissertação de Mestrado PERCEPCOES DE PROFESSORAS E GESTORAS ESCOLARES SOBRE A IMPLEMENTACAO DA BNCC EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL, ALESSANDRA APARECIDA VILELA
  • 2021, Qualificação de Mestrado FORMACAO CIDADA NO ENSINO DE HISTORIA: ANALISE DO LIVRO DIDATICO E DE SEU USO PEDAGOGICO, MATHEUS JERÔNIMO HENRIQUES LOPES
  • 2020, Qualificação de Mestrado MAL-ESTAR DOS PROFESSORES QUE ATUAM NA EDUCACAO BASICA, SUELLEN BARBOSA MEMENTO
  • 2020, Qualificação de Mestrado DIREITO A EDUCACAO: ESTUDO COMPARADO ENTRE A LEGISLACAO E A TRAJETORIA DA ESCOLA SAO LUIZ GONZADA, MARCELINO DA COSTA RAMOS
  • 2015, Dissertação de Mestrado Prova São Paulo e currículo: imbricações e tensões da avaliação externa na Rede Municipal de Ensino de São Paulo, Ocimar Alavarse, Cláudia V. Galian, Paulo Henrique Arcas
  • 2015, Dissertação de Mestrado A Prova São Paulo e as tensões das avaliações externas: diálogos com o currículo oficial da Rede Municipal de Ensino de São Paulo, Ocimar Alavarse, Adriana bauer, Paulo Henrique Arcas
  • 2014, A Prova São Paulo e condicionantes curriculares: tensões na constituição do currículo da Rede Municipal de Ensino de São Paulo: 2005-2012, Ocimar Alavarse, Cláudia V. Galian, Paulo Henrique Arcas
  • 2014, A Prova São Paulo e sua validade curricular: diálogos e tensões entre a matriz de avaliação externa e o currículo, Ocimar Alavarse, Adriana bauer, Paulo Henrique Arcas

Orientações de Pós-Graduação (19)

  • Mestrado, ANA PAULA CARDOSO DE SOUZA BARBOSA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EDUARDO LUIZ SILVA DIAS, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JESUS AMARAL NETO, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GABRIEL WISKY SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCELINO DA COSTA RAMOS, 08/2020 - , Concluída em 10/2021
  • Mestrado, SUELLEN BARBOSA MEMENTO, 08/2020 - , Concluída em 10/2021
  • Mestrado, DIOGO CAMPOS BILLÉ, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JUAN JONATHA NORONHA DEL GIUDICE, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NARA APARECIDA DE SOUZA JESUS, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ESTELA CRISTIANE BATISTA SILVA MACHADO, 04/2021 - , Concluída em 04/2023
  • Mestrado, LUNESSA MARTINS DE MELO, 05/2021 - , Concluída em 08/2023
  • Mestrado, MIRELLA PAGOTTO VEIGA, 04/2021 - , Concluída em 08/2023
  • Mestrado, WÉLINGTON RODRIGUES E SILVA, 04/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, PABLO ANDRES PENTEADO AGUILAR, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FABIANA PEREIRA SANTOS, 01/2022 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, SHEILA SOUZA JORGE, 04/2021 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, CYNARA CRISTINA LOPES E SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DANIELE APARECIDA DA SILVA CRUZ, 02/2022 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, SILVIA MARY APARECIDA DA CRUZ SOUZA BOTEGA, 01/2022 - , Concluída em 03/2024

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 - v4.0.295.56
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 05/11/2024 07:47