FRANCINE DE PAULO MARTINS LIMA

DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

Ir ao Menu Principal

francine de paulo martins lima

DPE - DEPARTAMENTO DE GESTÃO EDUCACIONAL, TEORIAS E PRÁTICAS DE ENSINO

Produção Intelectual

Coordenação de Bases de Pesquisa (1)

  • 05/2017 Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação docente, Práticas Pedagógicas e Didáticas - FORPEDI,

Artigos (10)

  • 2019, , Boletins da ANPEd: das possibilidades de problematização das questões educacionais para além dos espaços acadêmicos, ISSN: 1809449X
  • 2019, , A ARTICULAÇÃO ENTRE A EDUCAÇÃO BÁSICA E O ENSINO SUPERIOR: CONTRIBUIÇÕES DOS MESTRADOS PROFISSIONAIS EM EDUCAÇÃO, ISSN: 21791120
  • 2017, , O papel do outro na constituição da profissionalidade de professoras iniciantes, ISSN: 19827199
  • 2016, , A avaliação em questão: elementos para a promoção dos processos de ensino e de aprendizagem, ISSN: 19813147
  • 2012, , BONINI, Luci Mendes de Melo; Wuo, LINGUAGEM JURÍDICA E INTERDISCIPLINARIDADE NO CURSO DE DIREITO : UM BREVE PANORAMA, ISSN: 22372369
  • 2012, , Atividade docente na educação infantil: gênero e estilo, ISSN: 01045962
  • 2012, , Crenças e concepções dos licenciandos de Matemática sobre a profissão docente, ISSN: 21764360
  • 2009, , UM - Jornal-laboratório do Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, da Universidade de Mogi das Cruzes, ISSN:
  • 2008, , Terceirização na educação superior: o trabalho docente por meio de cooperataivas de mão-de-obra, ISSN: 15171949
  • 2008, , Educação Superior: o Sindicalismo e as cooperativas de professores, ISSN: 15171779

Publicação em Eventos (64)

  • 2018, Giovanna Rodrigues Cabral, Francine de Paulo Martins Lima, Renato S. Bastos, Plano Nacional de Educação: pensando a formação de professores em um município mineiro, Seminário Regional Sudeste da ANPAE, Resumo
  • 2017, Francine de Paulo Martins, Marli Amélia Lucas, DE ALUNA PESQUISADORA A PROFESSORA: O INÍCIO À DOCÊNCIA DE UMA PROFESSORA ALFABETIZADORA., EDUCERE- XIII Congresso Nacional de Educação, Trabalho Completo
  • 2017, Marli Amélia Lucas, Francine de Paulo Martins, A INSERÇÃO À DOCÊNCIA NA FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR : O CASO DE UMA PROF ESSORA EGRESSA DO PROJETO BOLSA ALFABE TIZAÇÃO, EDUCERE XIII Congresso Nacional de Educação, Trabalho Completo
  • 2016, Francine de Paulo Martins, Cláudia Barbosa Santana Mirandola, A Formação de professores alfabetizadores: articulação teoria e prática a partir do trabalho com ambioente alfabetizadorIENTE ALFABETIZADOR, III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre formação de educadores, Trabalho Completo
  • 2016, , A Formação de professores alfabetizadores: articulação teoria e prática a partir do trabalho com ambioente alfabetizadorIENTE ALFABETIZADOR, III Congresso Nacional de Formação de Professores e XIII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de educadoresaa,
  • 2015, Francine de Paulo Martins, Marli Amélia Lucas, O Projeto Bolsa Alfabetização: contribuições para a iniciação à docência na visão de alunas pesquisadoras e professoras orientadoras, EDUCERE, Trabalho Completo
  • 2015, , O Projeto Bolsa Alfabetização: contribuições para a iniciação à docência na visão de alunas pesquisadoras e professoras orientadoras, EDUCERE,
  • 2014, , Desafios no processo de constituição da profissionalidade de professores iniciantes, IV CONGREPRINCI - Congresso Internacional sobre professorado principiante e inserção profissional à docência,
  • 2014, Cláudia Barbosa Santana Mirandola, Francine de Paulo Martins, A escrita pelo aluno: a realidade da sala de aula pelo olhar das alunas pesquisadoras, II COngresso Nacional de Formação de professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de professores, Resumo
  • 2014, Cláudia Barbosa Santana Mirandola, Francine de Paulo Martins, A escrita pelo aluno: a realidade da sala de aula pelo olhar das alunas pesquisadoras, II COngresso Nacional de Formação de professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de professores, Trabalho Completo
  • 2014, Marli Amélia Lucas, Francine de Paulo Martins, Saberes mobilizados na aprendizagem da docência: contribuições do PIBID, II COngresso Nacional de Formação de professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de professores, Resumo
  • 2014, Marli Amélia Lucas, Francine de Paulo Martins, Saberes mobilizados na aprendizagem da docência: contribuições do PIBID, II COngresso Nacional de Formação de professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de professores, Trabalho Completo
  • 2014, Cláudia Barbosa Santana Mirandola, Francine de Paulo Martins, Programa Bolsa Alfabetização: possibilidades de aproximação entre teoria e prática docente a partir da atuação das alunas pesquisadoras, II COngresso Nacional de Formação de professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de professores, Resumo
  • 2014, Cláudia Barbosa Santana Mirandola, Francine de Paulo Martins, O programa Bolsa Alfabetização: possibilidades de aproximação entre teoria e prática docente a partir da atuação das alunas pesquisadoras, II COngresso Nacional de Formação de professores e XII Congresso Estadual Paulista sobre Formação de professores, Trabalho Completo
  • 2014, , Aproximação entre universidade e escola na formação de professores: políticas de inserção na docência, XVII ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: a didática e a prática de ensino nas relações entre a escola, a formação de professores e a sociedade,
  • 2013, , Política de Inserção à docência por meio da parceria universidade e escola: contribuições do Programa Bolsa Alfabetização, II Encontro Luso Brasileiro sobre o trabalho docente e formação: Políticas, práticas e investigação: pontes para a mudança,
  • 2013, Gabriela Andrade Andrade, Francine de Paulo Martins, Professores iniciantes na creche, XVI Congresso de iniciação científica da Universidade de Mogi das Cruzes, Resumo
  • 2012, , O papel do curso de licenciatura na escolha profissional e na formação de futuros professores de História, XVI Encontro Nacional de Didática e práticas de ensino - ENDIPE 2012,
  • 2012, Francine de Paulo Martins, Iara Guadalupe Garcia, Renato Cardoso, A profissionalidade docente na educação infantil, VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso Internacional de Educação Infantil, Trabalho Completo
  • 2012, Francine de Paulo Martins, A profissionalidade docente na educação infantil, VI COPEDI - Congresso Paulista de Educação Infantil e II Congresso Internacional de Educação Infantil, Resumo
  • 2012, , Conhecimentos profissionais e práticos dos cursos de licenciatura: diferentes olhares, XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Didática e Práticas de enisno: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade,
  • 2012, , Conhecimentos profissionais e práticos dos cursos de licenciatura: diferentes olhares, XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino: Didática e Práticas de enisno: compromisso com a escola pública, laica, gratuita e de qualidade,
  • 2012, Marli Eliza Damalzo Afonso de André, Marli Amélia Lucas, Francine de Paulo Martins, Ana Maria Gimenes Calil, O papel do curso de licenciatura na escolha profissional e na formação de futuros professores de História, XVI Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino, Trabalho Completo
  • 2012, Patrícia Albieir Almeida, Neusa Banhara Abrosetti, Ana Maria Gimenes Calil, Francine de Paulo Martins, PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR: O QUE DIZEM OS LICENCIANDOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA?, XVI ENDIPE - Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino - UNICAMP, Trabalho Completo
  • 2012, Francine de Paulo Martins, Professores iniciantes: desafios da profissão docente, III Congresso Internacional sobre profesorado principiante e inserción a la docencia., Trabalho Completo
  • 2012, , Professores iniciantes: desafios da profissão docente, III Congresso internacional sobre profesorado principiante e inserción a la docencia,
  • 2011, Francine de Paulo Martins, Marli Eliza Damalzo Afonso de André, a atividade docente com crianças de dois a três anos, 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região sudeste, Resumo
  • 2011, Francine de Paulo Martins, Iara Guadalupe Garcia, Renato Cardoso, Profissionalização de profissionalidade docente na educação infantil, XI Congresso Estadual Paulista de Educadores e I Congresso Nacional de formação de professores, Resumo
  • 2011, Renato Cardoso, Francine de Paulo Martins, Iara Guadalupe Garcia, Profissionalidade docente na educação infantil: caminhos da profissionalização, XIII Congresso de Iniciação científica UMC, Resumo
  • 2011, Francine de Paulo Martins, Renato Cardoso, Iara Guadalupe Garcia, PROFISSIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, XI Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, Trabalho Completo
  • 2011, , PROFISSIONALIZAÇÃO E PROFISSIONALIDADE DOCENTE NA EDUCAÇÃO INFANTIL, XI Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores,
  • 2011, Francine de Paulo Martins, Marli Eliza Afonso Damalzo de André, Escolha profissional e saberes docentes na visão de licenciandos em Matemática, XI Congresso Estadual Paulista Sobre Formação de Educadores e I Congresso Nacional de Formação de Professores, Trabalho Completo
  • 2011, , A atividade docente com crianças de dois a três anos, 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - ANPEDINHA,
  • 2011, Francine de Paulo Martins, Marli Eliza Damalzo Afonso de André, Atividade docente na educação infantil: gênero e estilo, 10º Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, Resumo
  • 2011, , Escolha profissional e saberes docentes na visão de licenciandos de Matemática, XI Congresso estadual Paulista de Formação de professores e I Congresso Nacional de FOrmação de professores - Por uma política nacional de formação de profesores,
  • 2011, Marli Eliza Damalzo Afonso de André, Ana Maria Gimenes Calil, Cristovam da Silva Alves, Dayse Gonçalves, Francine de Paulo Martins, Maria Luiza Garutano de Castro, Marcia de oliveira Pasetto Lebkuchen, Marli Amélia Lucas, Escolha profissional e saberes docentes na visão de licenciandos de Matemática, XI Congresso Estadual Paulista de Educadores e I Congresso Nacional de formação de professores, Resumo
  • 2010, Cibele Máximo dos Santos Fonseca, Iara Guadalupe Garcia, Francine de Paulo Martins, Formação continuada de professores: desafios inerentes à efetivação da prática docentediano da prática docente, XII Congresso de Iniciaão científica do PIBIC/UMC, Resumo
  • 2010, , A atividade docente com crianças de dois a três anos: do gênero ao estilo, VI Mostra de Pesquisa e Produção em Psicologia da Educação da PUC-SP,
  • 2009, Francine de Paulo Martins, Roberta Rotta Messias Andrade, Marli Eliza Damalzo Afonso de André, A atividade docente e as ações do assessor de formação permanente, X Congresso Estadual Paulista de Formação de professores, Resumo
  • 2009, Francine de Paulo Martins, Marli Eliza Damalzo Afonso de André, Roberta Rotta Messias Andrade, A atividade docente e as ações do assessor de formação permanente, X Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Professores, Resumo
  • 2009, Francine de Paulo Martins, Marli Eliza Afonso Damalzo de André, Roberta Rotta Messias Andrade, O assessor de formação permanente de professores e suas contribuições em uma escola de educação infantil, IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional, Resumo
  • 2009, , O assessor de formação permanente de professores e suas contribuições em uma escola de educação infanti, IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional,
  • 2009, Francine de Paulo Martins, Formação permanente de professores em uma escola de educação infantil, V Congresso Paulista de educação Infantil, Trabalho Completo
  • 2009, Cibele Máximo dos Santos Fonseca, Iara Guadalupe Garcia, Francine de Paulo Martins, Formação continuada de professores: impactos e reflexos na sala de aula e no cotidiano da prática docente, XI COngresso de Iniciação científica da Universidade de Mogi das Cruzes, Resumo
  • 2009, , Formação Permanente de professores em uma escola de educação infantil, V Congresso Paulista de Educação Infantil,
  • 2009, Francine de Paulo Martins, Marli Eliza Damalzo Afonso de André, Roberta Rotta Messias Andrade, Formação Permanente de Professores em uma escola de Educação Infantil, V Congresso PAulista de Educação Infantil, Resumo
  • 2009, , Contribuições de um assessor de formação permanente de professores em uma escola de educação infantil, X Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI,
  • 2009, Francine de Paulo Martins, Marli Eliza Afonso Damalzo de André, Roberta Rotta Messias Andrade, Contribuições de um assessor de formação permanente de professores em uma escola de educação infantil, IX Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste - Pesquisa em educação no Brasil: balanço do século XX e desafios para o século XXI, Resumo
  • 2009, Francine de Paulo Martins, Roberta Rotta Messias Andrade, Marli Eliza Damalzo Afonso de André, Contribuições de um assessor de formação permanente de professores em uma escola de Educação Infanti, lIX Encontro de pesquisa em educação da região sudeste, Resumo
  • 2009, Francine de Paulo Martins, Roberta Rotta Messias Andrade, Marli Eliza Damalzo Afonso de André, O assessor de formação permanente de professores e suas contribuições em uma escola de educação infantil, IX Congresso Nacional de Psicologia Escolar e Educacional - ABRAPEE, Resumo
  • 2009, Francine de Paulo Martins, Roberta Rotta Messias Andrade, Marli Eliza Damalzo Afonso de André, A atividade docente e as ações do assessor de formação permanente, X Congresso Estadual Paulista de Formação de professores, Trabalho Completo
  • 2009, , A atividade docente e as ações do assessor de formação permanente, X Congresso Estadual sobre Formação de Professores - Formação de Professores e a Prática docente: os dilemas contemporâneos,
  • 2008, , Educação Superior: o exercício da função docente por meio de cooperativas de mão de obra, VII Seminário de La Red de Estudios sobre trabajo docente,
  • 2008, Francine de Paulo Martins, Iara Guadalupe Garcia, Renata Glória da Cunha, Construindo a docência: do materno ao profissional - a identidade da educadora atuante em creche, X Congresso de Iniciaçaõ científica da UMC, Resumo
  • 2008, , A criança, a infância e a Educação Infantil, II Fórum de Educação Unítalo: Criança com infância: uma tarefa de todos!,
  • 2008, , V Jornada UNISUZ, A criança, a infância e a educação infantil: procesos históricos e dados atuais,
  • 2008, , Educação superior: o sindicalismo e as cooperativas de professores, VII Seminário de La red de estudios sobre trabajo docente,
  • 2008, Adolfo Calderon, Francine de Paulo Martins, HENRIQUE DA SILVA LOURENÇO, Raquel Cristina de Moraes, Educação Superior: o sindicalismo e as cooperativas de professores, VII Seminário de la red latinoamericana de estudiios sobre trabajo docente, Resumo
  • 2008, Francine de Paulo Martins, adolfo ignacio calderón, HENRIQUE DA SILVA LOURENÇO, Raquel Cristina de Moraes, Educação Superior: o sindicalismo e as cooperativas de professores, VII SEMINÁRIO DE LA RED LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE - Nuevas Regulaciones em América Latina, Trabalho Completo
  • 2008, Francine de Paulo Martins, adolfo ignacio calderón, HENRIQUE DA SILVA LOURENÇO, Raquel Cristina de Moraes, Educação Superior: o exercício da função docente por meio de cooperativas, VII SEMINÁRIO DE LA RED LATINOAMERICANA DE ESTUDIOS SOBRE TRABAJO DOCENTE - Nuevas Regulaciones em América Latina, Trabalho Completo
  • 2008, Francine de Paulo Martins, adolfo ignacio calderón, HENRIQUE DA SILVA LOURENÇO, Raquel Cristina de Moraes, Educação Superior: O exercício da função docente por meio de cooperativas de mão-de-obra, 31ª Reunião Anual da ANPEd - Constituição, Brasileira, Direitos Humanos e Educação, Trabalho Completo
  • 2007, Adolfo Calderon, Francine de Paulo Martins, Raquel Cristina de Moraes, Educação Superior: o exercício da função docente por meio de cooperativa de trabalhadores, X Congresso de Iniciaçaõ científica da UMC, Resumo
  • 2007, Raquel Cristina de Moraes, adolfo ignacio calderón, Francine de Paulo Martins, Educação Superior: o exercício da função docente por meio de cooperativas de mão de obra, X Congresso de iniciação científica da Universidade de Mogi das Cruzes, Resumo
  • 2006, , Música na Educação de Jovens e Adultos: um caminho parao conhecimento de mundo, VII Semana da Alfabetização: Educação de Jovens e Adultos e Sustentabilidade,

Capítulos de Livros (15)

  • 2019, Videoanimação Jacaré ou tronco?:os processos de textualização em texto multissemiótico, Videoanimação Jacaré ou tronco?:os processos de textualização em texto multissemiótico, Isis Brito Alves, Jaqueline Araújo da Silva, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, O USO DOS CASOS DE ENSINO NOS PROCESSOS DE INDUÇÃO À DOCÊNCIA DE PROFESSORES INICIANTES, Pesquisa com Intervenção Experiências de programas de mestrado e doutorado em educação no Brasil, Bolívia, Colômbia e México, Francine de Paulo Martins Lima, Danuza Roberta Pereira Lima, Lívia Amleida Passos
  • 2019, A FORMAÇÃO DE PROFESSORES ALFABETIZADORES: POSSIBILIDADES DE ARTICULAÇÃO TEORIA E PRÁTICA A PARTIR DO TRABALHO COM O AMBIENTE ALFABETIZADOR, Formação Docente: Princípios e Fundamentos 2, Francine de Paulo Martins Lima, Mirandola, Cláudia Barbosa Santana, Ferreira, Helena Maria
  • 2019, A CONSTITUIÇÃO DA DOCÊNCIA E A MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES POR PROFESSORES ATUANTES NUM PROGRAMA DE ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, Formação Docente: Princípios e Fundamentos 2, Francine de Paulo Martins Lima, Ferreira, Helena Maria, Cabral, Giovanna Rodrigues, Prado, Daiana Rodrigues dos Santos
  • 2019, A leitura no âmbito do Projeto Bolsa Alfabetização: o que evidenciam os relatos reflexivos produzidos por alunas pesquisadoras, Pesquisas e escritas em educação, Francine de Paulo Martins Lima, Amanda Valiengo, Helena Maria Ferreira
  • 2019, Do encantamento da contação de histórias à aquisição da leitura e escrita no processo de alfabetização, Ler e contar histórias: das experiências profissionais às vivências pedagógicas, Francine de Paulo Martins Lima, Helena Maria Ferreira, Ivani Magalhães
  • 2018, Conselhos escolares: espaços para a participação democrática ou cumprimentode uma exigência legal?, O que pode a Educação?, Giovanna Rodrigues Cabral, Helena Maria Ferreira, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2018, O TRABALHO COM O LÉXICO NAS AULAS DE MATEMÁTICA, O que pode a Linguística?, Helena Maria Ferreira, José Antonio Araujo Andrade, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2016, A FORMAÇÃO DE PROFESSORAS ALFABETIZADORAS: ESTRATÉGIAS FORMATIVAS NA APRENDIZAGEM DA DOCÊNCIA, PRÁTICAS INOVADORAS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES, Francine de Paulo Martins, Marli Amélia Lucas, Cláudia Barbosa Santana Mirandola
  • 2016, O Projeto Bolsa-Alfabetização e Programa de Bolsa de Iniciação à Docência: o que dizem os documentos oficiais?, Formação de Professores - das políticas à profissionalização docente, Marli Eliza Damalzo Afonso de André, Marli Amélia Lucas, Francine de Paulo Martins
  • 2015, A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR E A APROXIMAÇÃO UNIVERSIDADE - ESCOLA POR MEIO DO PROJETO BOLSA ALFABETIZAÇÃO : A VISÃO DAS ALUNAS PESQUISADORAS, D idática e a prática de ensino na relação com a formação de professores, Marli Amélia Lucas, Francine de Paulo Martins, Silvia Matsuoka
  • 2014, Políticas de inserção à docência por meio da parceria universidade e escola: contribuições do Programa Bolsa Alfabetização, Trabalho Docente e Formação: Políticas, Práticas e Investigação: Pontes para a mudança, Francine de Paulo Martins, Marli Amélia Lucas, Marli Eliza Damalzo Afonso de André
  • 2014, Uma Iniciativa de inserção à Docência: O programa institucional de BOlsa de iniciação à docÇencia - PIBID, Políticas Públicas: estudos e casos, Francine de Paulo Martins, Marli Amélia Lucas, Marli Eliza Damalzo Afonso de André
  • 2012, PRÁTICAS DE FORMAÇÃO E A ATUAÇÃO DO PROFESSOR FORMADOR: O QUE DIZEM OS LICENCIANDOS DE CURSOS DE PEDAGOGIA?, Políticas de formação inicial e continuada de professores, Patrícia Albieir Almeida, Neusa Banhara Abrosetti, Ana Maria Gimenes Calil, Francine de Paulo Martins
  • 2012, O PAPEL DO CURSO DE LICENCIATURA NA ESCOLHA PROFISSIONAL E NA FORMAÇÃO DE FUTUROS PROFESSORES DE HISTÓRIA, Políticas de formação inicial e continuada de professores, Marli Eliza Afonso Damalzo de André, Marli Amélia Lucas, Francine de Paulo Martins, Ana Maria Gimenes Calil

Livros (1)

  • 2008, Educação e Cotidiano Escolar. Pesquisas de iniciação científica para o aprimoramento da práxis educacional, Francine de Paulo Martins, CALDERÓN, A. I.,, Mott

Participações em Bancas de Cursos (163)

  • 2024, Qualificação de Mestrado A construcao da identidade da supervisao pedagogica: embates, possibilidades e tendencias, JUAN JONATHA NORONHA DEL GIUDICE
  • 2024, Dissertação de Mestrado O PAPEL DO SUPERVISOR PEDAGOGICO NO PROCESSO DE FORMACAO CONTINUADA NA REDE MUNICIPAL DE UM MUNICIPIO DO SUL DE MINAS, CÁTIA CECÍLIA DOS SANTOS ROMUALDO
  • 2024, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES E GESTORES DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS, MÁRCIA MARIA ESPÍNDOLA GONÇALVES
  • 2024, Qualificação de Mestrado A RELACAO COM OS SABERES DOCENTES EM UM PROCESSO DE FORMACAO COMPARTILHADA PARA O ENSINO DA MATEMATICA, DEIVIANE ANGÉLICA DE SOUSA FLOR
  • 2024, Qualificação de Mestrado ACOES DE INDUCAO AOS PROFESSORES INICIANTES: UMA PESQUISA-FORMACAO COM COORDENADORES PEDAGOGICOS, THAYS CRISTINA ALEIXO SILVEIRA
  • 2024, Qualificação de Mestrado EXPERIENCIA E MEMORIA NA FORMACAO CONTINUADA DA DOCENCIA DA EDUCACAO INFANTIL, KENIA ROSA RICARDO FRAGA
  • 2024, Qualificação de Mestrado INDUCAO A DOCENCIA NO CICLO DA ALFABETIZACAO: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, MARISA BUENO DE BELLIS
  • 2024, Qualificação de Mestrado CONSTRUCAO DO PROJETO POLITICO PEDAGOGICO BASEADO NA GESTAO DEMOCRATICA: O CASO DE UMA REDE MUNICIPAL DO SUL DE MINAS, MARINETE APARECIDA JUNQUEIRA GUIMARÃES RIBEIRO
  • 2024, Qualificação de Mestrado POSSIBILIDADES PARA A AMPLIACAO DA PARTICIPACAO DA SOCIEDADE CIVIL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCACAO A PARTIR DE UM MUNICIPIO DO SUL DE MINAS., RAFAEL OLIVEIRA VEIGA SANTOS
  • 2024, Qualificação de Mestrado OS GENEROS DIGITAIS NA PERSPECTIVA TEORICA DA BNCC E SUAS EFETIVAS ABORDAGENS PRATICAS EM LIVROS DIDATICOS DE LINGUA PORTUGUESA, MARCELO PEREIRA NASCIMENTO
  • 2024, Qualificação de Mestrado A IMPLEMENTACAO DA BNCC NAS ESCOLAS DE EDUCACAO INFANTIL: UMA ANALISE DA ATUACAO DOS COORDENADORES PEDAGOGICOS EM UM MUNICIPIO MINEIRO, THAÍS APARECIDA DE CARVALHO MILAGRES DA PAZ
  • 2024, Qualificação de Mestrado PROFESSORES INICIANTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS E AS POSSIBILIDADES DE CONSTITUICAO DE COMUNIDADES COLABORATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, CLEUNICE CRISTINA DA SILVA
  • 2024, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DE PROFESSORES E GESTORES DA REDE ESTADUAL DE MINAS GERAIS, MÁRCIA MARIA ESPÍNDOLA GONÇALVES
  • 2024, Qualificação de Mestrado PROFESSORES INICIANTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS E AS POSSIBILIDADES DE CONSTITUICAO DE COMUNIDADES COLABORATIVAS DE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, CLEUNICE CRISTINA DA SILVA
  • 2024, Qualificação de Mestrado A formacao continuada e a multipla jornada das professoras da rede publica de educacao, PRISCILA FERNANDA DA COSTA GARCIA
  • 2024, Qualificação de Mestrado Tecnologias Digitais de Informacao e Comunicacao – TDIC: desafios e possibilidades dos efeitos do ensino remoto na educacao basica pos-pandemia, DEISIANE IULY GONÇALVES
  • 2024, Qualificação de Mestrado INICIATIVAS DE INDUCAO DE PROFESSORES INICIANTES EM UMA ESCOLA PUBLICA DO SUL DE MINAS GERAIS, PATRICIA DE CARVALHO PEREIRA
  • 2024, Qualificação de Mestrado POLITICAS PARA PERMANENCIA NA EDUCACAO SUPERIOR: UM ESTUDO DE CASO, KÊNIA ROCHA
  • 2024, Qualificação de Mestrado , NAYANE APARECIDA SOUZA PRADO
  • 2024, Qualificação de Mestrado INVESTIGACAO DIDATICA NA PRATICA DOCENTE DE PROFESSORES INICIANTES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, BEATRIZ MARIA DE NAZARE SIQUEIRA
  • 2024, Dissertação de Mestrado SABERES SENSIVEIS E DOCUMENTACAO PEDAGOGICA: POETICAS PARA UMA DIDATICA COMPROMETIDA COM AS INFANCIAS, ANDRÉ JOSÉ RODRIGUES JUNIOR
  • 2024, Dissertação de Mestrado Formacao de Professores em Avaliacao da Aprendizagem: Analise das Matrizes Curriculares dos Cursos de Licenciatura em Ciencias Biologicas dos Institutos Federais de Minas Gerais , CAMILA CARVALHO CAPRONI
  • 2024, Qualificação de Mestrado O PAPEL DOS PROFESSORES NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO NAS ESCOLAS DE ENSINO REGULAR: contribuicoes no processo formativo de estudantes com Transtorno Espectro Autista, ADÉLIA LUCI RIBEIRO ABRÃO
  • 2023, Dissertação de Mestrado O USO DOS CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE QUALIFICACAO DA DIDATICA E DA DOCENCIA NA EDUCACAO BASICA, FRANCINE DE SOUZA REZENDE LEITE
  • 2023, Qualificação de Mestrado SABERES SENSIVEIS E DOCUMENTACAO PEDAGOGICA: FORMACAO DOCENTE PARA UMA DIDATICA COMPROMETIDA COM AS INFANCIAS, ANDRÉ JOSÉ RODRIGUES JUNIOR
  • 2023, Qualificação de Mestrado O PAPEL DO SUPERVISOR PEDAGOGICO NO PROCESSO DE ACOLHIMENTO DOS PROFESSORES INICIANTES DA REDE MUNICIPAL DE UM MUNICIPIO DO SUL DE MINAS, CÁTIA CECÍLIA DOS SANTOS ROMUALDO
  • 2023, Qualificação de Mestrado O percurso historico e o atual estagio da avaliacao da qualidade da educacao infantil, ANA CRISTINA AGUIAR DE LIMA DA COSTA
  • 2023, Dissertação de Mestrado O USO DOS CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE QUALIFICACAO DA DIDATICA E DA DOCENCIA NA EDUCACAO BASICA, FRANCINE DE SOUZA REZENDE LEITE
  • 2023, Dissertação de Mestrado A CONSTITUICAO DO RACIOCINIO PEDAGOGICO POR FUTUROS PROFESSORES NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA, POLLYANNA MARIA RESENDE
  • 2023, Dissertação de Mestrado TORNAR-SE PROFESSOR NO CONTEXTO DE PANDEMIA, MARIANA MELO COSTA
  • 2023, Dissertação de Mestrado A CONSTITUICAO DO RACIOCINIO PEDAGOGICO POR FUTUROS PROFESSORES NO CONTEXTO DO PROGRAMA RESIDENCIA PEDAGOGICA, POLLYANNA MARIA RESENDE
  • 2023, Dissertação de Mestrado TORNAR-SE PROFESSOR NO CONTEXTO DE PANDEMIA, MARIANA MELO COSTA
  • 2023, Dissertação de Mestrado AMBIENTE UNIVERSITARIO E SOFRIMENTO PSIQUICO: A PERCEPCAO DE DISCENTES DE UMA UNIVERSIDADE FEDERAL DO SUL DE MINAS, MAYCON PADUA REIS
  • 2023, Dissertação de Mestrado O TRABALHO DO SUPERVISOR E DO COORDENADOR PEDAGOGICO E A FORMACAO DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA, ERIKA MARIA DE SOUZA
  • 2022, Qualificação de Mestrado O TRABALHO DO SUPERVISOR E DO COORDENADOR PEDAGOGICO E A FORMACAO DOCENTE NO CONTEXTO DA ESCOLA, ERIKA MARIA DE SOUZA
  • 2022, Qualificação de Mestrado TORNAR-SE PROFESSOR NO CONTEXTO DE PANDEMIA, MARIANA MELO COSTA
  • 2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO DOCENTE NO CONTEXTO DA RESIDENCIA PEDAGOGICA: ELEMENTOS PARA A CONSTITUICAO DO RACIOCINIO PEDAGOGICO POR FUTUROS PROFESSORES , POLLYANNA MARIA RESENDE
  • 2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO DOCENTE NO CONTEXTO DA RESIDENCIA PEDAGOGICA: ELEMENTOS PARA A CONSTITUICAO DO RACIOCINIO PEDAGOGICO POR FUTUROS PROFESSORES , POLLYANNA MARIA RESENDE
  • 2022, Qualificação de Mestrado TORNAR-SE PROFESSOR NO CONTEXTO DE PANDEMIA, MARIANA MELO COSTA
  • 2022, Qualificação de Mestrado O USO DOS CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE QUALIFICACAO DA DIDATICA E DA DOCENCIA NA EDUCACAO BASICA, FRANCINE DE SOUZA REZENDE
  • 2022, Qualificação de Mestrado AVALIACAO DA APRENDIZAGEM DURANTE O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL: ABORDAGENS SOBRE O TEMA NA ESFERA DIGITAL, LUCIANA DE FÁTIMA DA SILVA LANA MACHADO
  • 2022, Dissertação de Mestrado O PROCESSO DE AVALIACAO DA APRENDIZAGEM E A REORIENTACAO DA PRATICA PEDAGOGICA , VALDERLICE ROSA DE SOUZA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A DOCENCIA E O ENSINAR NA EDUCACAO INFANTIL: UMA REVISAO DE LITERATURA A PARTIR DE TESES E DISSERTACOES DE 2015 A 2020 , ISABEL CRISTINA DORNELAS DA COSTA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A PRATICA DA AVALIACAO DO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA INTELECTUAL NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO , ANA CAROLINA SAMIA FARIA SOUZA
  • 2022, Dissertação de Mestrado FORMACAO CIDADA NA EDUCACAO BASICA: AS CONCEPCOES DOS PROFESSORES NO ENSINO DE HISTORIA, MATHEUS JERÔNIMO HENRIQUES LOPES
  • 2022, Dissertação de Mestrado POSSIVEIS EFEITOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL PROVOCADO PELA PANDEMIA DE COVID-19 NA INTEGRACAO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDO DE CASOS, KARLA EMANUELLA VELOSO PINTO
  • 2022, Dissertação de Mestrado DIALOGOS E (RE)CONSTRUCOES DE UM GRUPO DE SUPERVISORES PEDAGOGICOS SOBRE AS PRATICAS FORMADORAS: CONTRIBUICOES DA PESQUISA-FORMACAO, KELLY CRISTINA TEIXEIRA LAZARINI
  • 2021, Dissertação de Mestrado O PIBID DE PEDAGOGIA E O PROCESSO DE FORMACAO CONTINUADA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS: CONTRIBUICOES PARA RESSIGNIFICACAO DA PROFISSIONALIDADE DOCENTE, EDINEIA GONÇALVES DO NASCIMENTO
  • 2021, Dissertação de Mestrado O MAL-ESTAR E O ADOECIMENTO DOCENTE NA EDUCACAO INFANTIL E NO ENSINO FUNDAMENTAL: CONTRIBUICOES DAS PESQUISAS ACADEMICAS, SUELLEN BARBOSA MEMENTO
  • 2021, Dissertação de Mestrado A CONSTRUCAO IDENTITARIA DE UMA ESCOLA NO SUL DE MINAS GERAIS: SENDAS PERCORRIDAS, MARCELINO DA COSTA RAMOS
  • 2021, Qualificação de Mestrado A REORIENTACAO DA PRATICA PEDAGOGICA PELA APROPRIACAO DOS RESULTADOS DA AVALIACAO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, VALDERLICE ROSA DE SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A PRATICA DA AVALIACAO DO RENDIMENTO ESCOLAR DOS ALUNOS COM DEFICIENCIA NO CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO, ANA CAROLINA SAMIA FARIA SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado PRATICAS PEDAGOGICAS NA EDUCACAO INFANTIL: QUAL O LUGAR DA DOCENCIA?, ISABEL CRISTINA DORNELAS DA COSTA
  • 2021, Qualificação de Mestrado POSSIVEIS EFEITOS DO ISOLAMENTO SOCIAL PROVOCADO PELA PANDEMIA DE COVID-19 NA INTEGRACAO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NO CONTEXTO ESCOLAR: ESTUDO DE CASOS, KARLA EMANUELLA VELOSO PINTO
  • 2021, Qualificação de Mestrado A REORIENTACAO DA PRATICA PEDAGOGICA PELA APROPRIACAO DOS RESULTADOS DA AVALIACAO ESCOLAR: DESAFIOS E POSSIBILIDADES, VALDERLICE ROSA DE SOUZA
  • 2021, Qualificação de Mestrado ENSINO DE LUTAS/ARTES MARCIAIS NA EDUCACAO INFANTIL SOB UMA PERSPECTIVA WALLONIANA, RODRIGO SOUZA GUIMARÃES
  • 2021, Qualificação de Mestrado EVASAO NO ENSINO MEDIO TECNICO PROFISSIONALIZANTE: PRINCIPAIS CAUSAS E ALGUMAS FORMAS DE PREVENCAO, LENICE APARECIDA DE CARVALHO PEDROSO
  • 2021, Dissertação de Mestrado PERCEPCOES DE PROFESSORAS E GESTORAS ESCOLARES SOBRE A IMPLEMENTACAO DA BNCC EM UMA REDE DE ENSINO MUNICIPAL, ALESSANDRA APARECIDA VILELA
  • 2021, Qualificação de Mestrado FORMACAO CIDADA NO ENSINO DE HISTORIA: ANALISE DO LIVRO DIDATICO E DE SEU USO PEDAGOGICO, MATHEUS JERÔNIMO HENRIQUES LOPES
  • 2021, Qualificação de Mestrado A CONTRIBUICAO DO SUPERVISOR PEDAGOGICO PARA DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE PROFESSORES: RESSIGNIFICANDO SABERES, KELLY CRISTINA TEIXEIRA LAZARINI
  • 2021, Dissertação de Mestrado UMA PROPOSTA DIDATICO-PEDAGOGICA A EDUCACAO FISICA DA EDUCACAO INFANTIL: DIALOGOS ENTRE A SOCIOLOGIA DA INFANCIA E A TEORIA DO JOGO, LETÍCIA VIEIRA BARBOSA
  • 2021, Dissertação de Mestrado RESULTADOS DAS AVALIACOES DO PROEB DO 9º ANO AS PRATICAS ESCOLARES DA EDUCACAO BASICA, FABRICIA RIBEIRO GONTIJO
  • 2021, Dissertação de Mestrado CARTOGRAFANDO PRATICAS PEDAGOGICAS DE EDUCADORES/AS DA EDUCACAO INFANTIL DE LAVRAS-MG: O DESAGUE DAS ARTES A PARTIR DO 145º FORUM SUL MINEIRO DE EDUCACAO INFANTIL, ALANA MÁXIMO BUSCÁCIO
  • 2021, Dissertação de Mestrado MEDIACAO CULTURAL NA ESCOLA: POSSIBILIDADE DE FAZERES DOCENTES A PARTIR DE LINGUAGENS DA ARTE NO CONTEXTO DE PANDEMIA COVID-19, LUTRÍCIA HIANI MACHADO MONTI SOUSA
  • 2021, Dissertação de Mestrado A INCLUSAO A PARTIR DO ESPORTE ADAPTADO EM UMA ESCOLA PUBLICA: PERCEPCOES, GANHOS E POSSIBILIDADES, JUAREZ LUIZ ABRÃO
  • 2021, Dissertação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
  • 2021, Dissertação de Mestrado Uma analise da modalizacao em uma videoanimacao: estrategias de construcao de sentidos, AMANDA JACKELINE SANTOS DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado O TRABALHO COM O GENERO VIDEOANIMACAO EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES DE LEITURA, TECIENE CASSIA DE SOUZA
  • 2020, Dissertação de Mestrado CASOS DE ENSINO: USOS E POSSIBILIDADES NA FORMACAO DE PROFESSORES INICIANTES, LIVIA ALMEIDA PASSOS
  • 2020, Dissertação de Mestrado INDUCAO DOCENTE NA EDUCACAO INFANTIL A PARTIR DE TESES E DISSERTACOES NO PERIODO DE 2015 A 2019: DA CONSTATACAO A PROPOSICAO, DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA
  • 2020, Qualificação de Mestrado DIREITO A EDUCACAO: ESTUDO COMPARADO ENTRE A LEGISLACAO E A TRAJETORIA DA ESCOLA SAO LUIZ GONZADA, MARCELINO DA COSTA RAMOS
  • 2020, Qualificação de Mestrado DESAFIOS DA GESTAO ESCOLAR NA APROPRIACAO DE RESULTADOS DAS AVALIACOES EDUCACIONAIS DE MINAS GERAIS AS PRATICAS COTIDIANAS, FABRICIA RIBEIRO GONTIJO
  • 2020, Qualificação de Mestrado Uma analise da modalizacao em uma videoanimacao: estrategias de construcao de sentidos, AMANDA JACKELINE SANTOS DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado MEDIACAO CULTURAL NA ESCOLA: POSSIBILIDADES DE FAZERES DOCENTES NO CONTEXTO DA PANDEMIA COVID-19, LUTRÍCIA HIANI MACHADO MONTI SOUSA
  • 2020, Qualificação de Mestrado BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: PERCEPCOES SOBRE SUA IMPLEMENTACAO E IMPLICACOES NA FORMACAO DE PROFESSORES, ALESSANDRA APARECIDA VILELA
  • 2020, Qualificação de Mestrado CARTOGRAFANDO PRATICAS PEDAGOGICAS DE EDUCADORAS/ES DA EDUCACAO INFANTIL DE LAVRAS-MG: O DESAGUE DAS ARTES A PARTIR DO 145º FORUM SUL MINEIRO DE EDUCACAO INFANTIL LAVRAS – MG, ALANA MÁXIMO BUSCÁCIO
  • 2020, Qualificação de Mestrado ORGANIZACAO DO TRABALHO PEDAGOGICO NA EDUCACAO FISICA DA EDUCACAO INFANTIL: INTERFACES ENTRE A SOCIOLOGIA DA INFANCIA E A TEORIA DO JOGO, LETÍCIA VIEIRA BARBOSA
  • 2020, Qualificação de Mestrado ACOES DE INCLUSAO DE ESTUDANTES A PARTIR DO ESPORTE ADAPTADO: O RELATO DE UMA ESCOLA PUBLICA NO SUL DE MINAS GERAIS, JUAREZ LUIZ ABRÃO
  • 2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
  • 2020, Dissertação de Mestrado A TEMATICA DAS VIOLENCIAS CONTRA AS MULHERES NA FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORAS/ES: “QUANDO EU CRESCER, QUERO SER IGUAL AO MEU PAI [...] E, EU QUERO FAZER COM MINHA ESPOSA A MESMA COISA QUE ELE FEZ COM MINHA MAE, MATOU ELA”, MARIANE AVELAR NATIVIDADE
  • 2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado DESAFIOS ENFRENTADOS POR PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL NO PROCESSO DE INDUCAO A DOCENCIA, LIVIA ALMEIDA PASSOS
  • 2020, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO NA APRENDIZAGEM DOS NUMEROS RACIONAIS E DO CONCEITO DE MEDIDA, HELAINA DE FÁTIMA VINHAS PEREIRA
  • 2020, Qualificação de Mestrado O TRABALHO COM O GENERO VIDEOANIMACAO EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES DE LEITURA, TECIENE CASSIA DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado NECESSIDADES FORMATIVAS DO PROFESSOR REGENTE NO ATENDIMENTO AO ALUNO SURDO EM SALAS REGULARES, ADELENE DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE INDUCAO DE PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCACAO INFANTIL, DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA
  • 2020, Qualificação de Mestrado CASOS DE ENSINO NO PROCESSO DE INDUCAO DE PROFESSORAS INICIANTES NA EDUCACAO INFANTIL, DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA
  • 2020, Dissertação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO VETORIAL EM UMA PERSPECTIVA HISTORICO CULTURAL: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA MEDIADA PELO GEOGEBRA, MARIANA DA COSTA TELES
  • 2020, Dissertação de Mestrado CAMINHOS PARA A INOVACAO NAS PRATICAS DE FORMACAO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA , CARLA CRISTINY SANTOS DE OLIVEIRA
  • 2020, Dissertação de Mestrado O WHATSAPP COMO ESPACO DE (IN)FORMACAO E INTERATIVIDADE: (RE)SIGNIFICACAO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, PETERSON VITOR RIBEIRO
  • 2020, Dissertação de Mestrado “EU NAO SOU DIFERENTE DELE. EU SOU MORENO E ELE TAMBEM E MORENO, MAS E BRANCO”: REFLEXOES SOBRE AS POLITICAS DAS DIFERENCAS NA EDUCACAO INFANTIL POR MEIO DAS ARTES., BRENO ALVARENGA ALMEIDA
  • 2020, Dissertação de Mestrado O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA ANALISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO DE SURDOS EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM, WELBERT VINICIUS DE SOUZA SANSAO
  • 2020, Dissertação de Mestrado LITERATURA E ENSINO: UMA PERSPECTIVA METODOLOGICA A PARTIR DA POESIA DE ADELIA PRADO, SIMONE APARECIDA BOTEGA
  • 2019, Qualificação de Mestrado O WHATSAPP COMO ESPACO DE (IN)FORMACAO E INTERATIVIDADE: (RE)SIGNIFICACAO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, PETERSON VITOR RIBEIRO
  • 2019, Qualificação de Mestrado O WHATSAPP COMO ESPACO DE (IN)FORMACAO E INTERATIVIDADE: (RE)SIGNIFICACAO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, PETERSON VITOR RIBEIRO
  • 2019, Dissertação de Mestrado RESSIGNIFICANDO A PRODUCAO DE TEXTOS NA ALFABETIZACAO: EXPERIENCIAS COM A RETEXTUALIZACAO DIGITAL, NATANY AVELAR SILVA
  • 2019, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE GEOMETRIA PLANA: UMA ANALISE DO DESENVOLVIMENTO DO PENSAMENTO TEORICO DE SURDOS EM SITUACOES DESENCADEADORAS DE APRENDIZAGEM, WELBERT VINICIUS DE SOUZA SANSAO
  • 2019, Qualificação de Mestrado CAMINHOS PARA A INOVACAO NAS PRATICAS DE FORMACAO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA , CARLA CRISTINY SANTOS DE OLIVEIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado “POR QUE ELA E CARECA E TEM A BOCA DESSE TAMANHO?”: TENSOES E REFLEXOES SOBRE AS POLITICAS DAS DIFERENCAS NA EDUCACAO INFANTIL POR MEIO DA ARTE, BRENO ALVARENGA ALMEIDA
  • 2019, Qualificação de Mestrado DAS REPRESENTACOES DOS JOVENS SOBRE A “CULTURA DO ESTUPRO” AS POSSIBILIDADES DE PROBLEMATIZACAO NA FORMACAO INICIAL DOCENTE, MARIANE AVELAR NATIVIDADE
  • 2019, Qualificação de Mestrado LITERATURA E ENSINO: UMA PERSPECTIVA METODOLOGICA A PARTIR DA POETICA DE ADELIA PRADO, SIMONE APARECIDA BOTEGA
  • 2019, Dissertação de Mestrado USO DE RECURSOS EDUCACIONAIS DIGITAIS NAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS, ARLETE VILELA DE FARIA
  • 2019, Qualificação de Mestrado RESSIGNIFICANDO A PRODUCAO DE TEXTOS NA ALFABETIZACAO: EXPERIENCIAS COM A RETEXTUALIZACAO DIGITAL, NATANY AVELAR SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado O desenvolvimento do pensamento algebrico mediado por tecnologias digitais nos primeiros anos da Educacao Basica, FRANCISLAINE AVILA DE SOUZA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Educacao Infantil e a constituicao dos sentidos, ELIZABETH APARECIDA ROQUINI
  • 2019, Dissertação de Mestrado Praticas Pedagogicas em Educacao Ambiental Mediada por Tecnologias Digitais: uma experiencia de formacao compartilhada explorando/construindo o material Educonexao., AMANDA AMÁLIA ARAÚJO DO CARMO
  • 2019, Dissertação de Mestrado Diagnostico da insercao de tecnologias educacionais em escolas de ensino fundamental do interior de Minas Gerais, GABRIEL GONCALVES RIBEIRO SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Potencial critico e formativo do cristianismo de libertacao: a experiencia da Comunidade Nossa Senhora das Merces de Macaubas, EVANDRO MOREIRA DA SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado ANALISE DAS CAPACIDADES MULTISSEMIOTICAS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE LINGUA PORTUGUESA, ISABELLA BACHA FERREIRA
  • 2019, Monografia de Graduação Impactos do Projeto de extensão Ler o Mundo sobre as dificuldades de alfabetização e letramento nos anos finais do Ensino Fundamental, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, Ellen Gonzaga Lima Souza, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Monografia de Graduação Sociologia da Infância em busca de novas experiências pedagógicas na educação infantil, Flavio Santiago, Michelle Julia de Sousa, Ellen Gonzaga Lima Souza, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Monografia de Graduação Afetividade na teoria de Vigotski: uma pesquisa bibliográfica, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, Ellen Gonzaga Lima Souza, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Monografia de Graduação O estágio curricular supervisionado na formação docente, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, Warlley Ferreira Sahab, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Monografia de Graduação O estágio curricular supervisionado na formação docente: contribuições para a constituição da identidade profissional, Helena Maria Ferreira, Fernanda Barbosa Ferrari, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Monografia de Graduação Raciocinio pedagógico: contribuições para os processos de ensino e de aprendizagem, Vanderlei Barbosa, Helena Maria Ferreira, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Monografia de Graduação O estágio curricular supervisionado e a didática na formação do professor reflexivo, Vanderlei Barbosa, Helena Maria Ferreira, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Dissertação de Mestrado O desenvolvimento do pensamento algébrico mediado por tecnologias digitais nos primeiros anos da Educação Básica, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, José Antonio Araujo Andrade, Regina Celia Grando, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Dissertação de Mestrado Práticas Pedagógicas em Educação Ambiental Mediada por Tecnologias Digitais: uma experiência de formação compartilhada explorando/construindo o material Educonexão., Ilsa do Carmo Vieira Goulart, José Antonio Araujo Andrade, Fábio Augusto Rodrigues e Silva, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Dissertação de Mestrado Educação Infantil e a constituição dos sentidos, Vanderlei Barbosa, Margarida Montejano da Silva, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Dissertação de Mestrado Diagnóstico da inserção de tecnologias educacionais em escolas do ensino fundamental do interior de Minas Gerais, Ronei Ximenes Martins, José Antonio Araujo Andrade, Eucidio Pimenta Arruda, Jorge Luís Costa, Kelly Maria de Campos Fornero Abreu de Lima Melillo, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Dissertação de Mestrado Desenvolvimento de habilidades de compreensão leitora na alfabetização: as estratégias didáticas em foco., MAria de Fátima Ramos de Andrade, Ana Silvia Moço Aparício, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Dissertação de Mestrado O lugar do pensamento científico na Educação Infantil, MAria de Fátima Ramos de Andrade, Elizabete Cristina Costa Renders, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Dissertação de Mestrado Uso de recursos educacionais digitais nas salas de recursos multifuncionais, Ronei Ximenes Martins, Estela Aparecida Oliveira Vieira, Nara Maria Pimentel, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Caminhos para inovação nas práticas de formação da universidade brasileira, Ronei Ximenes Martins, Helio Lemes Costa Junior, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Ressignificação a produção de textos na alfabetização: experiências com a retextualização digital, Helena Maria Ferreira, Amanda Valeingo, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2019, Por que ela é careca e tem boca desse tamanho?: tensões e reflexões sobre as políticas das diferenças na educação infantil por meio da arte., Fábio Pinto Gonçalves dos Reis, Vivian Marina Redi Pontin, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2018, Dissertação de Mestrado RELACOES QUE UM PROFESSOR DE MATEMATICA ESTABELECE COM OS SABERES DA PROFISSAO EM PRATICAS MEDIADAS POR TECNOLOGIAS, HELEN DO ROSARIO OLIVEIRA COSTA
  • 2018, Qualificação de Mestrado Qualificacao realizada por meio de avaliacao escrita. PRATICAS PEDAGOGICAS EM EDUCACAO AMBIENTAL MEDIADA POR TECNOLOGIAS DIGITAIS: UMA EXPERIENCIA DE FORMACAO COMPARTILHADA EXPOPLORANDO/CONSTRUINDO O MATERIAL EDUCONEXAO., AMANDA AMÁLIA ARAÚJO DO CARMO
  • 2018, Qualificação de Mestrado O desenvolvimento do pensamento algebrico mediado por tecnologias digitais nos primeiros anos da educacao basica., FRANCISLAINE ÁVILA DE SOUZA
  • 2018, Monografia de Graduação Musicalização na Educação infantil com crianças de 4 e 5 anos: aspectos favoráveis ao desenvolvimento integral, Cláudio Lúcio Mendes, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Francine de Paulo Martins
  • 2018, Dissertação de Mestrado Jogos e música em publicações da ABEM e da ANPPOM, Iveta Maria Borges Ávila Fernandes, Kathya Maria Ayres de Godoy, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2018, Dissertação de Mestrado Educação Musical através dos desenhos animados Silly Symphonies, Iveta Maria Borges Ávila Fernandes, Kathya Maria Ayres de Godoy, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2018, Dissertação de Mestrado Avaliação e desenvolvimento atitudinal no processo ensino-aprendizagem praticados pelos docentes da Cademia Militar das Agulhas Negras (AMAM), Virginia Mara Próspero da Cunha, Juliana Marcondes Bussolotti, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2018, Monografia de Graduação O domínio da leitura e da escrita na formação da consciência de sujeitos históricos, Larissa Figueiredo Salmen Seixlack Bulhões, Luciana Soares da Silva, Francine de Paulo Martins Lima
  • 2017, Dissertação de Mestrado UMA COLONIA COSMOPOLITA: HISTORIA, MEMORIA E CULTURA NO PROCESSO MIGRATORIO DO NUCLEO COLONIAL AGRICOLA INCONFIDENTES (1910-1930), TÂNIA GONÇALVES BUENO DA SILVA
  • 2017, Qualificação de Mestrado Inconfidentes: Historia, Cultura e Memoria de uma cidade “cosmopolita”, TÂNIA GONÇALVES BUENO DA SILVA
  • 2017, Qualificação de Mestrado Inconfidentes: Historia, Cultura e Memoria de uma cidade “cosmopolita”, TÂNIA GONÇALVES BUENO DA SILVA
  • 2017, Tese Doutorado Diálogo, protagonismo e criatividade: a cocriação na aprendizagem musical, Marisa Trench de O. Fonterrada, Ilza Zenker Leme Joly, Ana Cristina Rosetto Rocha, Francine de Paulo Martins
  • 2017, INCONFIDENTES: HISTÓRIA, CULTURA E MEMÓRIA DE UMA CIDADE "COSMOPOLITA, Vanderlei Barbosa, Gilberto Aparecido Damiano, Francine de Paulo Martins
  • 2017, Os desenhos animados Silly Symphonies na Educação Musical, Iveta Maria Borges Ávila Fernandes, Rita Luciana Berti Bredariolli, Francine de Paulo Martins
  • 2017, Monografia de Graduação A música no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil, Cláudio Lúcio Mendes, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Francine de Paulo Martins
  • 2017, Monografia de Graduação A música no desenvolvimento de crianças entre 3 e 4 anos, Cláudio Lúcio Mendes, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Francine de Paulo Martins
  • 2017, Monografia de Graduação A arte na escola: desafios e possibilidades ao trabalho docente e discente, Cláudio Lúcio Mendes, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Francine de Paulo Martins
  • 2017, Monografia de Graduação A música nos anos iniciais do Ensino Fundamental, Cláudio Lúcio Mendes, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Francine de Paulo Martins
  • 2017, Dissertação de Mestrado INCONFIDENTES: HISTÓRIA, CULTURA E MEMÓRIA DE UMA CIDADE "COSMOPOLITA. 2017, Vanderlei Barbosa, Gilberto Aparecido Damiano, Francine de Paulo Martins
  • 2016, Qualificação de Mestrado Inconfidentes: Historia, Cultura e Memoria de uma cidade “cosmopolita”, TÂNIA GONÇALVES BUENO DA SILVA
  • 2015, Dissertação de Mestrado Contribuições das diferentes propostas de alfabetização para ação pedagógica na escola pública, Fernanda Coelho Liberali, Lilian Maria Ghiuro Passarelli, Francine de Paulo Martins
  • 2015, Os diferentes métodos de alfabetização e suas contribuições para a construção e a consolidação da identidade profissional do docente com base para uma prática mais produtiva, Fernanda Coelho Liberali, Lilian Maria Ghiuro Passarelli, Francine de Paulo Martins
  • 2012, Monografia de Graduação O desenho e a escrita no 1º ano de Ensino Fundamental, Francine de Paulo Martins
  • 2012, Monografia de Graduação A ação educativa em artes visuais de professoras de 2° ao 5º ano do Ensino Fundamental, Francine de Paulo Martins
  • 2007, Monografia de Graduação História da Mulher na Educação Brasileira, Francine de Paulo Martins
  • 2006, Monografia de Graduação A importância de entender e ensinar a Arte na Educação Básica, Francine de Paulo Martins
  • 2006, Monografia de Graduação Políticas Públicas X Identidade do Professor de Educação Infantil, Francine de Paulo Martins
  • 2006, Monografia de Graduação Identidade profissional elementos para a compreensão deo momento inicial da formação dos alunos ingressantes no curso de Pedagogia com habilitação em magistério das séries iniciais do ensino fundamenta da Universidade de Mogi das Cruzes, Francine de Paulo Martins
  • 2006, Monografia de Graduação História da Mulher na Educação Brasileira, Francine de Paulo Martins
  • 2006, Monografia de Graduação Creche: evolução histórica, seu contexto social e o processo de transformação na Educação Infantil, Francine de Paulo Martins
  • 2006, Monografia de Graduação Arte na Escola como Instrumento de Formação de Cidadãos Críticos, Francine de Paulo Martins
  • 2005, Monografia de Graduação Jogos lúdicos na Educação Infantil, Francine de Paulo Martins
  • 2005, Monografia de Graduação A importância dos jogos na Educação Infantil, Francine de Paulo Martins
  • 2005, Monografia de Graduação O jogo na educação infantil, Francine de Paulo Martins
  • 2005, Monografia de Graduação A construção da criança na aquisição da escrita, Francine de Paulo Martins
  • 2005, Monografia de Graduação Formação prática e autonomia do professor coordenador da rede pública estadual, Francine de Paulo Martins
  • 2005, Monografia de Graduação Formação, prática e autonomia do professor da rede pública estadual, Francine de Paulo Martins

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (49)

  • 2019,, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Nacional,
  • 2019,, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Nacional,
  • 2019,, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Nacional,
  • 2019,, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Nacional,
  • 2019,, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Nacional,
  • 2019,, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras - MG, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras - MG, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2018,, Ufla, Nacional,
  • 2017,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2017,, Universidade Federal de Lavras - MG, Nacional,
  • 2017,, Universidade Federal de Lavras - MG, Nacional,
  • 2017,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2017,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2017,, Universidade Federal de Lavras - UFLA, Nacional,
  • 2015,, Faculdade Unida de Suzano, Nacional,
  • 2015,, Faculdade Unida de Suzano, Nacional,
  • 2015,, Faculdade Unida de Suzano, Nacional,
  • 2015,, Faculdade Unida de Suzano, Nacional,
  • 2014,, Faculdade Unida de Suzano, Nacional,
  • 2014,, Faculdade Unida de Suzano, Nacional,
  • 2014,, Faculdade Unida de Suzano, Nacional,
  • 2014,, Faculdade Unida de Suzano, Nacional,
  • 2013,, Faculdade Unida de Suzano, Nacional,
  • 2013,, Faculdade Unida de Suzano, Nacional,
  • 2013,, Faculdade Unida de Suzano, Nacional,
  • 2011,, UMC, Nacional,
  • 2010,, PUC-SP, Nacional,
  • 2010,, UMC, Nacional,
  • 2010,, UMC, Nacional,
  • 2010,, Universidade de Mogi das Cruzes, Nacional,
  • 2009,, Universidade de Mogi das Cruzes, Nacional,
  • 2009,, UMc, Nacional,
  • 2008,, UMC, Nacional,
  • 2008,, Universidade de Mogi das Cruzes, Nacional,
  • 2008,, Universidade de Mogi das Cruzes, Nacional,
  • 2007,, Universidade de Mogi das Cruzes, Nacional,
  • 2007,, Universidade Mogi das Cruzes, Nacional,
  • 2007,, Universidade de Mogi das Cruzes, Nacional,
  • 2006,, Universidade de Mogi das Cruzes, Nacional,
  • 2006,, Universidade Mogi das Cruzes, Nacional,
  • 2005,, Teatro Manoel Bezerra de Melo - Universidade de Mogi das Cruzes, Nacional,

Orientações de Pós-Graduação (26)

  • Mestrado, MARISA BUENO DE BELLIS, 06/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ADRIANE APARECIDA DE ABREU SILVA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CLEUNICE CRISTINA DA SILVA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MÁRCIA MARIA ESPÍNDOLA GONÇALVES, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ADELENE DE SOUZA, 03/2019 - , Concluída em 03/2021
  • Mestrado, MARIANA DA COSTA TELES, 09/2019 - , Concluída em 02/2020
  • Mestrado, WELBERT VINICIUS DE SOUZA SANSAO, 09/2019 - , Concluída em 02/2020
  • Mestrado, DANUZA ROBERTA PEREIRA LIMA, 03/2019 - , Concluída em 12/2020
  • Mestrado, LÍVIA ALMEIDA PASSOS, 03/2019 - , Concluída em 12/2020
  • Mestrado, JUAREZ LUIZ ABRÃO, 05/2020 - , Concluída em 04/2021
  • Mestrado, LUTRÍCIA HIANI MACHADO MONTI SOUSA, 03/2019 - , Concluída em 05/2021
  • Mestrado, ANA MARIA DA SILVA BUDA, 01/2020 - 04/2021 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, EDINEIA GONÇALVES DO NASCIMENTO, 03/2019 - , Concluída em 11/2021
  • Mestrado, KELLY CRISTINA TEIXEIRA LAZARINI, 01/2020 - , Concluída em 02/2022
  • Mestrado, ISABEL CRISTINA DORNELAS DA COSTA, 01/2020 - , Concluída em 05/2022
  • Mestrado, BEATRIZ MARIA DE NAZARE SIQUEIRA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NAYANE APARECIDA SOUZA PRADO, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, PATRICIA DE CARVALHO PEREIRA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, POLLYANNA MARIA RESENDE, 04/2021 - , Concluída em 04/2023
  • Mestrado, MARIANA MELO COSTA, 04/2021 - , Concluída em 04/2023
  • Mestrado, ERIKA MARIA DE SOUZA, 04/2021 - , Concluída em 04/2023
  • Mestrado, FRANCINE DE SOUZA REZENDE LEITE, 04/2021 - , Concluída em 07/2023
  • Mestrado, DAYANA APARECIDA LOURENÇO SILVA SALES, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LUANA APARECIDA SOARES REGO DIAS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANDRÉ JOSÉ RODRIGUES JUNIOR, 01/2022 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, CÁTIA CECÍLIA DOS SANTOS ROMUALDO, 01/2022 - , Concluída em 08/2024

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 - v4.0.295.56
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 05/11/2024 07:36