gasperim ramalho de souza

DEL - DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

Produção Intelectual

Coordenação de Bases de Pesquisa (1)

  • 09/2023 GRUPO DE PESQUISA EM ESTUDOS AMEFRICANOS ZACIMBA GABA,

Artigos (8)

  • 2019, , PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS PARA ADOLESCENTE EM CONDIÇÃO DE VULNERABILIDADE SOCIAL, ISSN: 25267507
  • 2019, , PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS PARA ADOLESCENTES EM CONDIÇOES DE VULNERABILIDADE SOCIAL, ISSN: 25267507
  • 2018, , DA DECODIFICAÇÃO AOS LETRAMENTOS: UMA REVISITA AO ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS, ISSN: 25267507
  • 2018, , O USO DO GÊNERO FÁBULA COMO POTENCIALIZADOR DO PROCESSO DE LEITURA E (RE)ESCRITA NO ENSINO FUNDAMENTAL, ISSN: 16787471
  • 2018, , EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA: DOS DOCUMENTOS OFICIAIS À REALIDADE NAS ESCOLAS PÚBLICAS, ISSN: 25267507
  • 2018, , RECONHECENDO OBSTÁCULOS PARA A INCLUSÃO EM UMA ESCOLA PÚBLICA: REFLEXÕES E PERSPECTIVA, ISSN: 23190825
  • 2018, , A PROMOÇÃO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA AULA DE PORTUGUÊS: CONTRIBUIÇÕES DO LETRAMENTO CRÍTICO, ISSN: 25263846
  • 2018, , A INCLUSÃO DE ALUNOS AUTISTAS NA ESCOLA: PARA ALÉM DO LAUDO MÉDICO, ISSN: 25255169

Publicação em Eventos (28)

  • 2019, , Repensando concepções de ensino e aprendizagem: por uma prática trans e polidisciplinar, REUNIÃO PEGAGÓGICA,
  • 2019, , INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E ESTILOS DE APRENDIZAGEM,
  • 2017, , A VEZ A VOZ DO PESQUISADOR, V ENCONTRO DO GRUPO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DE LINGUAGEM,
  • 2017, , ESTÁGIO DOCENTE NA ESCOLA PÚBLICA: MAIS DO QUE DESAFIOS, MUITAS OPORTUNIDADES, CURSO DE LETRAS PORTUGUES E INGLÊS CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA,
  • 2017, , INTERDISCIPLINARIDADE EM PESQUISA SOCIAL: DA (IN)FACTIBILDIADE AO LAUREL, GRUPO INTERDISCIPLINAR DE ESTUDOS DA LINGUAGEM,
  • 2016, , INGLÊS SEM CRISE: SAIBA COMO APRENDER E SE SURPREENDER, MINI CURSO INGLÊS SEM CRISE,
  • 2016, , O LETRAMENTO CRÍTICO E OS NOVOS SIGNIFICADOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNO COM TRAJETÓRIA DE EXCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR, O LETRAMENTO CRÍTICO E OS NOVOS SIGNIFICADOS PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNO COM TRAJETÓRIA DE EXCLUSÃO SOCIAL E ESCOLAR,
  • 2015, , X CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFLA, X CONGRESSO DE EXTENSÃO DA UFLA,
  • 2014, , Aprender um Novo Idioma: Por que muitos acham que não conseguem?, Palestra Aprender um Novo Idioma: Por que muitos acham que não conseguem?,
  • 2013, ERIKA AMANCIO CAETANO, THIAGO BRAZILEIRO VILAR HERMONT, Gasperim Ramalho de Souza, A comunidade Livemocha : uma an álise sob o prisma das orientações de WENGER, WHITE e SMITH, V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Tecnologias Digitais, Educação e Compromisso Social, Resumo
  • 2013, , 4º Congresso de Letras , Artes e Cultura , 1º Congresso Internacional da Universidade Federal de São João Del Rei, Congresso de Letras Artes e Cultura,
  • 2013, , V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Tecnologias Digitais, Educação e Compromisso Social, V Encontro de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: Tecnologias Digitais, Educação e Compromisso Social,
  • 2013, , V Seminário Internacional de Educação á Distância, Meios , Atores e Projetos,
  • 2013, , LINGUA ESTRANGEIRA NA ESCOLA PÚBLICA: POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS PARA O PROFISSIONAL DE LETRAS, VII SEMANA DE LETRAS,
  • 2013, , o LETRAMENTO CRÍTICO : Por uma educação compromissada com a diversidade, ENCONTRO DE EDUCADORES - DIVERSIDADE E EDUCAÇÃO,
  • 2013, , A comunidade Livemocha: uma análise sob o prisma das orientações de Wenger, White e Smith, V ENCONTRO NACIONAL DA ABEHTE (Associação Brasileira de Estudos de Hipertexto e Tecnologia Educacional),
  • 2013, , MULTIMODALIDADE E LETRAMENTO CRÍTICO EM UM LIVRO DIDÁTICO: O QUE HÁ PARA AS CRIANÇAS?, CONGRESSO LATINO AMERICANO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LIÍNGUAS ESTRANGERAS,
  • 2013, Gasperim Ramalho de Souza, ÉRIKA AMÂNCIO CAETANO SOARES, MULTIMODALIDADE E LETRAMENTO CRÍTICO EM UM LIVRO DIDÁTICO: O QUE HÁ PARA AS CRIANÇAS?, IV Congresso Latino Americano de Formação de Professores de Línguas, Trabalho Completo
  • 2013, Gasperim Ramalho de Souza, MARILANE DE ABREU LIMA MIRANDA, 4º Congresso de Letras , Artes e Cultura , 1º Congresso Internacional da Universidade Federal de São João Del Rei, Linguagem , Memória e Arte- interfaces, Resumo
  • 2013, Gasperim Ramalho de Souza, MONICA COSTA BRUM, ÉRIKA AMÂNCIO CAETANO SOARES, SIMONE GAROFALO CARNEIRO, Anais do V Seminário Internacional de Educação a Distância, Meios, Atores e processos, Trabalho Completo
  • 2012, Gasperim Ramalho de Souza, Letramento Crítico na Escola Pública: retratos e perspectivas para o ensino e a aprendizagem de inglês nas turmas de PAVII e EJA, Encontro Internacional sobre Novos Letramentos, Resumo
  • 2012, , Letramento Crítico na Escola Pública: retratos e perspectivas para o ensino e a aprendizagem de inglês nas turmas de PAVII e EJA, Encontro Internacional sobre Novos Letramentos,
  • 2012, , O LETRAMENTO CRÍTICO E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA, O LETRAMENTO CRÍTICO E ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA,
  • 2012, , O PROFISSIONAL DE LETRAS E A DESMITIFICAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA, O PROFIISIONAL DE LETRA E A DESMITIFICAÇÃO DA ESCOLA PÚBLICA,
  • 2012, , O LETRAMENTO CRÍTICO NA ESCOLA PÚBLICA, SEMINÁRIO DE TESES E DISSERTAÇÃO DA FACULDADE DE LETRAS,
  • 2011, , O ENSINO DE INGLÊS NA ESCOLA PÚBLICA, LETRAS DEBATE,
  • 2009, , AS LÍNGUAS ESTRANGEIRAS NA EDUCAÇÃO DO CAMPO: POR UM ENSINO CRÍTICO E CULTURALMENTE RELEVANTE, XVIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA,
  • 2009, , Aspectos Críticos na Formação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira: a questão das crenças e da auto-estima do professor, II Congresso Internacional da ABRAOUI,

Capítulos de Livros (3)

  • 2018, PRÁTICAS DE LETRAMENTO CRÍTICO NA AULA DE INGLÊS: DA ?DISNEYLÂNDIA PEDAGÓGICA? AO ?LADO ESCURO?, LETRAMENTOS EM PRÁTICA NA FORMAÇÃO INICIA DE PROFESSORES DE INGLÊS, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2017, LETRAMENTO CRÍTICO, ORALIDADE E MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE INGLÊS: O QUE HÁ PARA AS CRIANÇAS?, LETRAMENTO CRÍTICO, ORALIDADE E MULTIMODALIDADE NO ENSINO DE INGLÊS: O QUE HÁ PARA AS CRIANÇAS?, Gasperim Ramalho de Souza, ÉRIKA AMÂNCIO CAETANO SOARES
  • 2013, Experiências de Professores Para a Aprendizagem da Docência: Ensinar- Aprendr, Educação Continuada: Diálogos entre Ensino, Pesquisa e Extensão, Gasperim Ramalho de Souza, Orozimbo Paolucci Neto

Livros (3)

  • 2019, Novos Significados para o Ensino e Aprendizagem de Inglês O Letramento Crítico em uma turma de Aceleração, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2014, Palestra : An Ethnographic Perspective on Education, Brian Street, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2012, VIII Congresso Mundial de Mediação, Gasperim Ramalho de Souza

Participações em Bancas de Concursos (3)

  • 2018, O valor da libras em sua oralização, ouvindo o surdo em seus sinai, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2018, JOVENS EMBAIXADORES 2019, Gasperim Ramalho de Souza, Kátia de Laura Borges
  • 2018, Aprendizagem Significativa e Letramento Científico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: possibilidades, Gasperim Ramalho de Souza

Participações em Bancas de Cursos (17)

  • 2024, Dissertação de Mestrado ACOES AFIRMATIVAS, COTAS E ASSISTENCIA ESTUDANTIL: UM LEVANTAMENTO DAS CONDICOES DE PERMANENCIA DE ESTUDANTES DE GRADUACAO INGRESSANTES POR MEIO DO GRUPO 1 DE COTAS E UMA PROPOSTA DE MONITORAMENTO DA ASSISTENCIA ESTUDANTIL EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS , FLAVIA MORAIS CAMPOS
  • 2023, Qualificação de Mestrado Acoes afirmativas, cotas e assistencia estudantil: um estudo sobre as condicoes de permanencia das/os estudantes de graduacao ingressantes por meio do grupo das cotas raciais na Universidade Federal de Lavras. , FLAVIA MORAIS CAMPOS
  • 2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO DO PROFESSOR DE APOIO PARA O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, FRANCIELLE DO CARMO FERREIRA SILVA
  • 2022, Monografia de Graduação UMA ABORDAGEM SOBRE OS DESAFIOS E AS POSSIBILIDADES PARA A FORMACAO DE LEITORES NO ENSINO MEDIO., ELOISA MARIA DA CRUZ
  • 2022, Monografia de Graduação Potencialidades do genero anotacao no ensino de Lingua Portuguesa com enfoque na competencia leitora, WANIA APARECIDA GUEDES DA SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO DO PROFESSOR DE APOIO PARA O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, FRANCIELLE DO CARMO FERREIRA SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO DO PROFESSOR DE APOIO PARA O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, FRANCIELLE DO CARMO FERREIRA SILVA
  • 2017, Monografia de Graduação CONTRIBUIÇÕES DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CRÍTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA, JOSEFINA APARECIDA DE SOUZA, SÉRGIO SCHERRER THOMASI, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2017, Monografia de Graduação DA LEITURA À (RE)LEITURA: UMA EXPERIÊNCIA COM O GÊNERO FÁBULAS, ELLEN GONZAGA DE LIMA SOUZA, MADELEINE PIANA MIRANDA DE QUEIROZ, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2017, Monografia de Graduação A EXPERIÊNCIA DE ALFABETIZAÇÃO NA PERSPECTIVA DE LETRAMENTO, ELLEN GONZAGA DE LIMA SOUZA, MADELEINE PIANA MIRANDA DE QUEIROZ, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2017, Monografia de Graduação INCLUSÃO ESCOLAR: REVISANDO CONCEITOS E APRENDENDO COM A PRÁTICA, ELLEN GONZAGA DE LIMA SOUZA, MADELEINE PIANA MIRANDA DE QUEIROZ, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2016, Monografia de Graduação LETRAMENTO CRÍTICO COMO ESTRATÉGIA NA SALA DE AULA : RESSIGNIFICANDO O CONCEITO DE INDISCIPLINA, MARIA CLAUDIA DE SOUZA ABREU MENGEZ, TELSUITA LAUDOMIRA PEREIRA SANTOS, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2016, Monografia de Graduação EXPECTATIVAS REALISTAS SOBRE A PARTICIPAÇÃO DA FAMÍLIA NA ESCOLA E O DESEMPENHO DOS ALUNOS, Gasperim Ramalho, GASPERIM RAMALHO DE SOUZA, GASPERIM RAMALHO DE SOUZA, MARIA CLAUDIA DE SOUZA ABREU MENGEZ, TELSUITA LAUDOMIRA PEREIRA SANTOS, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2016, Monografia de Graduação REFLETINDO SOBRE ASPECTOS QUE INTERFEREM NA SAÚDE FÍSICA EME NTAL DO PROFESSOR NO BRASIL, MARIA CLAUDIA DE SOUZA ABREU MENGEZ, TELSUITA LAUDOMIRA PEREIRA SANTOS, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2016, Monografia de Graduação PROPOSTAS E REFLEXÕES SOBRE PRÁTICAS DE LETRAMENTO EM SALA DE AULA, MARIA CLAUDIA DE SOUZA ABREU MENGEZ, TELSUITA LAUDOMIRA PEREIRA SANTOS, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2016, Monografia de Graduação POR UMA EDUCAÇAO CONSCIENTIZADORA : O LETRAMENTO CRÍTICO E A EDUCAÇÃO AMBIENTAL DE ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ELLEN GONZAGA DE LIMA SOUZA, MADELEINE PIANA MIRANDA DE QUEIROZ, Gasperim Ramalho de Souza
  • 2016, Monografia de Graduação EXPLORANDO A DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL NA ESCOLA: REFLEXÕES SOBRE UMA EXPRI~ENCIA COM ALUNOS DO ENSINO FUNDALMENTAL II- 7º ANO, ELLEN GONZAGA DE LIMA SOUZA, MADELEINE PIANA MIRANDA DE QUEIROZ, Gasperim Ramalho de Souza

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (11)

  • 2019,, UFLA, Nacional,
  • 2019,, LAVRAS, Nacional,
  • 2019,, LAVRAS- UFLA, Nacional,
  • 2019,, DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM- DEL, Nacional,
  • 2019,, UFLA, Nacional,
  • 2018,, UFLA, Nacional,
  • 2017,, NELP-CP, Nacional,
  • 2016,, UFLA, Nacional,
  • 2012,, Faculdade de Letras da UFMG, Nacional,
  • 2007,, BELO HORIZONTE- Faculdade de Letras, Nacional,
  • 2007,, BELO HORIZONTE- Faculdade de Letras, Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(1)

  • CONTRIBUIÇÕES DE UMA ABORDAGEM INTERDISCIPLINAR E CRÍTICA PARA O ENSINO E APRENDIZAGEM DE QUÍMICA , BRUNA VASCONCELOS , 08/2017

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.56
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 05/11/2024 08:27