raquel marcia fontes martins

DEL - DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

Produção Intelectual

Coordenação de Bases de Pesquisa (1)

  • 04/2019 Grupo de Pesquisa em Sonoridade e Interfaces – GPSoninter,

Artigos (17)

  • 2020, , AQUISIÇÃO FONOLÓGICA DO PORTUGUÊS: UM ESTUDO LONGITUDINAL, ISSN: 1984591X
  • 2020, , Estudo acerca da representação gráfica do fonema /s/ na escrita de alunos do 3º ano do ensino fundamental / Study About the Graphic Representation of the Phoneme /s/ in the Writing of Students of the 3rd Year of Elementary School, ISSN: 01032178
  • 2019, , AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM POR CRIANÇAS SURDAS COM PAIS OUVINTES, ISSN: 23170433
  • 2018, , Percursos de aprendizagem na produção de textos escritos, ISSN: 23170093
  • 2016, , A avaliação social do 'r' em coda silábica, ISSN: 19822014
  • 2015, , Investigando a Aprendizagem da Escrita em um Corpus Digital de Linguagem Infantil, ISSN: 22373098
  • 2014, , A apropriação de habilidades de leitura e escrita na alfabetização: estudo exploratório de dados de uma avaliação externa., ISSN: 01044036
  • 2014, , A apropriação de habilidades de leitura e escrita na alfabetização: estudo exploratório de dados de uma avaliação externa, ISSN: 01044036
  • 2012, , Construção de um Corpus de Escrita Infantil com Itens de Avaliações, ISSN: 01036831
  • 2012, , Letra A, ISSN: 18080650
  • 2010, , EFEITOS DE FREQUÊNCIA NA PRODUÇãO ESCRITA DE ENCONTROS CONSONANTAIS, ISSN: 14130939
  • 2010, , Folha de São Paulo - Suplemento Folhinha, ISSN:
  • 2010, , Avaliação da Alfabetização: como usá-la em sua função diagnóstica?, ISSN: 14155486
  • 2009, , Jornal Letra A, ISSN:
  • 2008, , JORNAL LETRA A - O jornal do Alfabetizador, ISSN:
  • 2007, , O Comportamento do Indivíduo em uma Abordagem Probabilística em Fonologia. Revista de Estudos da Linguagem, ISSN: 01040588
  • 2002, , Cancelamento de líquidas em posição intervocálica, ISSN:

Publicação em Eventos (93)

  • 2018, , O vernáculo no livro didático de língua portuguesa, XV Semana de Letras e II Simpósio Nacional de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem,
  • 2018, , O profissional de Letras e a autoria de livros didáticos de língua portuguesa, Curso de Letras Língua Portuguesa/Inglês da UFLA,
  • 2016, , Variação Linguística na Prática da Sala de Aula, II Seminário de Língua Portuguesa e suas Literaturas,
  • 2016, , Consciência Fonológica na Alfabetização: o que o Professor Precisa Saber, II Jornada Bahiana de Pedagogia - JORNAPED,
  • 2016, Gladys Agmar Rocha, Raquel Márcia Fontes Martins, Reflexões sobre a Alfabetização de Crianças Surdas, VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, Trabalho Completo
  • 2016, , Relações entre oralidade, escrita e o processo de alfabetização, Evento Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC),
  • 2016, Gladys Agmar Rocha, Raquel Márcia Fontes Martins, Reflexões sobre a Alfabetização de Crianças Surdas, VII Congresso Mundial de Estilos de Aprendizagem, Resumo
  • 2016, , Marcas de Oralidade e a interação fala e escrita, ,
  • 2015, , Contribuições da pesquisa em aquisição da linguagem, Evento de Culminância do Programa "Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC,
  • 2015, , Coordenadora da Mesa Redonda: 'A Importância da Pesquisa para a Formação do Professor de Língua'., ,
  • 2015, , curso de Formação de Professores da Rede Municipal de Lavras, no workshop: 'Avaliação diagnóstica: princípios e prática', ,
  • 2014, , Aquisição da Linguagem, I Semana da Inclusão Educacional - NAUFLA,
  • 2014, , A pesquisa na área de linguística, I Ciclo de Palestras: a pesquisa em Letras,
  • 2014, , A pesquisa na área de Linguística, I Ciclo de Palestra: A pesquisa em Letras,
  • 2014, , Aquisição da Linguagem, I Semana de Inclusão Educacional - Naufla,
  • 2013, , Palestra para professores alfabetizadores da Rede Municipal de Nepomuceno - MG no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC,
  • 2013, , Palestra para professores alfabetizadores da Rede Municipal de Lavras, no contexto do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC, Palestra para professores alfabetizadores da Rede Municipal de Lavras,
  • 2013, , Minicurso 'Avaliação da escrita na alfabetização: a prática, a teoria, os dados', VII Reunião da Associação Brasileira de Avaliação Educacional,
  • 2013, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Pesquisa sobre correção de itens de escrita de avaliação em larga escala na área da alfabetização, I CONBAlf - Congresso Brasileiro de Alfabetização, Trabalho Completo
  • 2012, , O Desenvolvimento das Competências Leitora e Escritora, Curso de formação de professores Alfabetizadores e de Língua Portuguesa, promovido pela Secretaria Municipal de Educação de Lavras,
  • 2012, , Sound change in a complex system, Workshop on Sound Actuation and Change - Phonology Laboratory,
  • 2012, , Desafios e Perspectivas para o Ensino na Alfabetização, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa - PNAIC,
  • 2012, , Dimensão Pedagógica da Análise do Programa da Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais - PROALFA/MG., Dimensão Pedagógica da Análise do Programa da Avaliação da Alfabetização do Estado de Minas Gerais - PROALFA/MG.,
  • 2011, Raquel Márcia Fontes Martins, Interação Indivíduo e Léxico em Fenômenos de Mudança Sonora, 59º Seminário do GEL - Grupo de Estudos de Linguístico., Resumo
  • 2011, , Docência Universitária: Desafios e Perspectivas, ,
  • 2011, Raquel Márcia Fontes Martins, Variações Individuais e Organização do Componente Fonológico, VII Congresso Internacional, Resumo
  • 2011, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Apropriação de habilidades de uso da página por aprendizes da escrita: análise em um corpus de escrita infantil, Terceiro Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, Trabalho Completo
  • 2011, , Apontamentos para o Futuro, Seminário Internacional de Avaliação em Larga Escala em Alfabetização, Leitura e Escrita,
  • 2010, , Apropriação de habilidades de uso da página por aprendizes da escrita: análise em um corpus de escrita infantil, III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita: Diversidade e diferença na Educação - cultura escrita, letramentos, políticas linguísticas e identidades,
  • 2010, , Meta-Avaliação da alfabetização: constituição de um copus de escrita infantil e suas contribuições para a avaliação da alfabetização, leitura e escrita, 33a Reunião da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd),
  • 2010, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Meta-avaliação da alfabetização: constituição de um corpus de escrita infantil e suas contribuições para a avaliação da alfabetização, leitura e escrita, 33a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Resumo
  • 2010, , O papel do conhecimento fonológico na formação do professor alfabetizador, VII Colóquio nacional de pesquisa em educação PUCMINAS,
  • 2010, , PEDAGOGIA DA TERRA E A ESCRITA DA MONOGRAFIA: ESCOLHA DOS TEMAS COM A DELIMITAÇÃO DOS OBJETOS DE ESTUDO E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DOS TEXTOS, XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
  • 2010, Raquel Márcia Fontes Martins, Kely Cristina Nogueira Souto, Maria José Francisco de Souza, PEDAGOGIA DA TERRA E A ESCRITA DA MONOGRAFIA: ESCOLHA DOS TEMAS COM A DELIMITAÇÃO DOS OBJETOS DE ESTUDO E OS DESAFIOS DO PROCESSO DE PRODUÇÃO DOS TEXTOS, XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2010, , Refletindo sobre percursos de apropriação de competências e habilidades leitoras por crianças em processo de alfabetização, III Jornadas Iberoamericadas sobre Prácticas de Lectura y Escritura, y el II Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje,
  • 2010, , Refletindo sobre percursos de apropriação de competências e habilidades leitoras por crianças em processo de alfabetização, III Jornadas Iberoamericadas sobre Prácticas de Lectura y Escritura, y el II Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje,
  • 2010, , Uma proposta de avaliação da escrita de palavras, frases e textos por crianças em processo de alfabetização, III Jornadas Iberoamericanas sobre Prácticas de Lectura Y Escritura, y el II Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje,
  • 2010, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Meta-avaliação da alfabetização: constituição de um corpus de escrita infantil e suas contribuições para a avaliação da alfabetização, leitura e escrita, 33a Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Trabalho Completo
  • 2010, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Refletindo sobre o trabalho com alfabetização, leitura e escrita visando ao letramento, Refletindo sobre o trabalho com alfabetização, leitura e escrita visando ao letramento', Belo Horizonte: UFMG - Faculdade de Educação, Resumo
  • 2010, , ANÁLISE DE ERROS ORTOGRÁFICOS EM DADOS DE UMA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA, NA ÁREA DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, LEITURA E ESCRITA, XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
  • 2010, Raquel Márcia Fontes Martins, ANÁLISE DE ERROS ORTOGRÁFICOS EM DADOS DE UMA AVALIAÇÃO EM LARGA ESCALA, NA ÁREA DA ALFABETIZAÇÃO/ LETRAMENTO, LEITURA E ESCRITA, XV ENDIPE- Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2010, , Análise do processo de apropriação da habilidade de escrever palavras por crianças em fase de alfabetização, III Jornadas Iberoamericanas sobre Prácticas de Lectura Y Escritura, y el II Foro Iberoamericano sobre Literacidad y Aprendizaje,
  • 2010, Gladys Agmar Rocha, Raquel Márcia Fontes Martins, Apropriação de habilidades de uso da página por aprendizes da escrita: análise em um corpus de escrita infantil, III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, Resumo
  • 2010, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Apropriação de habilidades de uso da página por aprendizes da escrita: análise em um corpus de escrita infantil, III Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, Resumo
  • 2009, Raquel Márcia Fontes Martins, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Efeitos de Frequência na Produção Escrita de Encontros Consonantais, 57o Seminário do Grupo de Estudos da Linguagem - GEL, Resumo
  • 2009, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Neiva Costa Toneli, Avaliação da Alfabetização com crianças de 8 anos: experiência no Estado de Minas Gerais / Brasil, 16 European Conference On Reading and 1 Ibero-American Forum on Literacies, Resumo
  • 2009, , Aquisição da escrita por alunos de 6 a 10 anos de idade, Ceale Debate,
  • 2009, , Padrões sonoros variáveis e a aquisição da escrita, VI Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN,
  • 2009, , Efeitos de frequência na produção escrita de encontros consonantais, 57o Seminário do Grupo de Estudos da Linguagem - GEL,
  • 2009, , Avaliação da alfabetização com crianças de 6 anos: experiência no estado do Espirito Santo/ Brasil, 16th European Conference on Reading and 1st Ibero-American Forum on Literacies,
  • 2008, Raquel Márcia Fontes Martins, O comportamento do indivíduo em fenômenos fonológicos, IX Semana de Letras, Trabalho Completo
  • 2008, Thaïs Cristófaro Silva, Leonardo da Silva Almeida, Raquel Márcia Fontes Martins, Phonology and Language Use: challenges and perspectives, Language, Communication and Cognition, Resumo
  • 2007, Leonardo da Silva Almeida, Thaïs Cristófaro Silva, Raquel Márcia Fontes Martins, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Projeto e-Labore: a relevância da construção de um corpus de linguagem infantil escrita, V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, Resumo
  • 2007, , Variação Linguística e Liderança na Comunidade, V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística,
  • 2007, Thaïs Cristófaro Silva, Raquel Márcia Fontes Martins, Leonardo da Silva Almeida, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Alfabetização e conhecimento linguístico: o projeto e-Labore, VI Sevfale (Semana de Eventos da Faculdade de Letras da UFMG), Trabalho Completo
  • 2007, , Refletindo Sobre a Oralidade no Ensino da Língua, I Seminário do e-Labore,
  • 2007, Raquel Márcia Fontes Martins, Representações linguísticas: uma abordagem probabilística em fonologia, XXIII Encontro nacional da Associação Portuguesa de Lingüística, Resumo
  • 2007, , Representações Lingüísicas: Uma Abordagem Probabilística em Fonologia, XXIII Encontro nacional da Associação Portuguesa de Lingüística - APL,
  • 2007, Raquel Márcia Fontes Martins, Variação linguística e liderança na comunidade, V Congresso Internacional da Associação Brasileira de Lingüística, Resumo
  • 2006, , Representação Linguística do Falante Adulto, VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais,
  • 2006, Raquel Márcia Fontes Martins, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, A organização do componente fonológico e o comportamento do indivíduo: uma proposta de estudo longitudinal, "7 Encontro Nacional sobre aquisição da linguagem, Resumo
  • 2006, Raquel Márcia Fontes Martins, O comportamento do indivíduo em fenômenos fonológicos, IX Semana de Letras da Universidade Federal de Ouro Preto, Resumo
  • 2006, Raquel Márcia Fontes Martins, O comportamento do indivíduo em uma abordagem probabilística em fonologia, IX Congresso Nacional e III Congresso Inernacional de Fonética e Fonologia, Resumo
  • 2006, Raquel Márcia Fontes Martins, O comportamento do indivíduo e a noção de representações múltiplas, XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística, Resumo
  • 2006, Thaïs Cristófaro Silva, Raquel Márcia Fontes Martins, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Leonardo Almeida, Projeto e-Labore: a construção de um corpus de linguagem infantil, 7o Encontro Nacional Sobre a Aquisição de Linguagem, Resumo
  • 2006, Raquel Márcia Fontes Martins, Variação sonora e liderança na comunidade: o comportamento do indivíduo, 54o Seminário do GEL, Resumo
  • 2006, Thaïs Cristófaro Silva, Leonardo da Silva Almeida, Raquel Márcia Fontes Martins, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Aquisição da escrita infantil: a construção de um corpus do português, 4th Workshop in Information and Human Language Technology, Trabalho Completo
  • 2006, Raquel Márcia Fontes Martins, A atuação do fator indivíduo nos fenômenos de mudança sonora, VIII Semana de Letras, Trabalho Completo
  • 2006, , A Organização do Componente Fonológico e o Comportamento do Indivíduo: uma Proposta Longitudinal, IX Semana de Letras - As Letras e Seu Ensino,
  • 2006, , O Comportamento do Indivíduo e a Noção de Representações Múltiplas, XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Lingüística,
  • 2006, , O Comportamento do Indivíduo em uma Abordagem Probabilística em Fonologia, IX Congresso Nacional e III Congresso Internacional de Fonética e Fonologia,
  • 2006, , Projeto E Labore: A Construção de um Corpus de Linguagem Infantil, 7o Encontro Nacional Sobre a Aquisição de Linguagem,
  • 2006, , Projeto E-labore: Um Estudo Sobre a Aquisição da Escrita, VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais,
  • 2006, , Variação Sonora e Liderança na Comunidade, 54o Seminário do GEL,
  • 2006, , A Organização do Componente Fonológico e o Comportamento do Indivíduo: Uma Proposta de Estudo Longitudinal, 7o Encontro Nacional Sobre a Aquisição de Linguagem,
  • 2005, , A organização do Componente Fonológico e o Comportamento do Indivíduo, IV Congresso Internacional da ABRALIN,
  • 2005, , A organização do Componente Fonológico e o Comportamento do Indivíduo, XV Colloquium on Hispanic and Luso-Brazilian Literatures and Romance Linguistics,
  • 2005, Raquel Márcia Fontes Martins, A organização do componente fonológico e o comportamento do indivíduo, IV Congressos Internacional da ABRALIN, Resumo
  • 2004, , Seminários Integrados de História, Geografia e Letras, A Relevância da Fonética / Fonologia no Estudo de Línguas,
  • 2004, , A Organização do Componente Fonológico e o Comportamento do Indivíduo, 10o Simpósio Nacional de Letras e Linguística,
  • 2004, , A Organização de Representações Fonológicas, V Semana de eventos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerias,
  • 2003, Raquel Márcia Fontes Martins, O cancelamento das líquidas /l/ e /r/ no português contemporâneo de Belo Horizonte e os fatores indivíduo e palavra, 51 Seminário do Grupo de Estudos da Linguagem (GEL), Resumo
  • 2003, , O Cancelamento das Líquidas /l/ e /r/ intervocálicas no português de Belo Horizonte Contemporâneo e os Fatores Indivíduo e Palavra, 51o Seminário do GEL,
  • 2003, , A Atuação do Fator Indivíduo nos Fenômenos de Mudança Sonora, VIII Semana de Letras: Letras, Leitura e Letramento,
  • 2002, Raquel Márcia Fontes Martins, O cancelamento das líquidas /l/ e /r/ intervocálicas no português contemporâneo de Belo Horizonte, III Semana de Pós-Graduação da UFMG, Resumo
  • 2002, , O cancelamento das líquidas /l/ e /r/ intevocálicas no português contemporâneo de Belo Horizonte, IIII Semana de Pós-Graduação da UFMG,
  • 2002, , Cancelamento de Líquidas, II Seminário Internacional de Fonologia,
  • 2001, Raquel Márcia Fontes Martins, O cancelamento das líquidas, [l, r], em posição intervocálica no português mineiro, II Congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística - ABRALIN, Resumo
  • 2001, , O cancelamento das líquidas [l,r] em posição intervocálica, no português mineiro, III Congresso da ABRALIN,
  • 2000, , Cancelamento das líquidas [l] e [r] intervocálicas no português mineiro, IV Semana de Eventos da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais,
  • 2000, , Cancelamento de Líquidas em Posição Intervocálica, VI Congresso Nacional de Fonética e Fonologia,
  • 1999, , Investigação das Restrições Segmentais, Estruturais e Acentuais da Sílaba do Português Brasileiro, VIII Semana de Iniciação Científica da Universidade Federal de Minas Gerais,
  • 1999, Raquel Márcia Fontes Martins, Thaïs Cristófaro Silva, Investigação das restrições segmentais, estruturais e acentuais da sílaba do português brasileiro, VIII SEMANA DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA / I Semana de Pós-Graduação, Resumo

Capítulos de Livros (14)

  • 2017, Práticas de aquisição da escrita na representação gráfica de vogais nasais, Leitura, Escrita e Alfabetização - a pluralidade das práticas., Raquel Márcia Fontes Martins, Marciano Renato Ribeiro
  • 2016, A prática da variação linguística e a variação linguística na prática em sala de aula, Língua Portuguesa: Sujeito, Leitura e Produção, Raquel Márcia Fontes Martins, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães
  • 2014, Verbetes comentados: "Fone", "Fonema", "Sílaba", "Sílaba tônica", "Estrutura Silábica", "Tonicidade", "Transcrição Fonética", Glossário Ceale - Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Verbete FONEMA, Glossário Ceale - Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Verbete ESTRUTURA SILÁBICA, Glossário Ceale - Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Verbete SÍLABA, Glossário Ceale - Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Verbete TONICIDADE, Glossário Ceale - Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Verbete TRANSCRIÇÃO FONÉTICA, Glossário Ceale - Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Verbete SÍLABA TÔNICA, Glossário Ceale - Termos de Alfabetização, Leitura e Escrita para educadores, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2009, Ensino de ortografia: a contribuição do livro didático, Alfabetização e Língua Portuguesa - Livros didáticos e práticas pedagógicas, Maria da Graça Costa Val, Raquel Márcia Fontes Martins, Giane Maria da Silva
  • 2009, Avaliação da Alfabetização com crianças de 6 anos: experiência no estado do Espírito Santo/ Brasil, Discovering Worlds of Literacy, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Neiva Costa Toneli
  • 2009, Alfabetização e Conhecimento Lingüístico: o Projeto e-Labore, Lingüística, tradução, discurso, Thaïs Cristófaro Silva, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Leonardo Almeida, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2008, Representações linguísticas: uma abordagem probabilística em fonologia, XXIII Encontro Nacional da Associação Portuguesa de Linguística - Textos Seleccionados, Thaïs Cristófaro Silva, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2008, O comportamento do indivíduo e a noção de representações múltiplas, Múltiplas perspectivas em linguística, Raquel Márcia Fontes Martins

Livros (13)

  • 2014, Letramento e alfabetização (1o ano EF), Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Ana de Fátima Assunção
  • 2014, Letramento e alfabetização (2o ano EF), Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Ana de Fátima Assunção
  • 2014, Letramento e alfabetização (3o ano EF), Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Ana de Fátima Assunção
  • 2014, Língua Portuguesa (4o ano EF), Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Ana de Fátima Assunção
  • 2014, Língua Portuguesa (5o ano EF), Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Ana de Fátima Assunção
  • 2012, Fazer & Aprender - Português 2º ano, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha
  • 2012, Fazer & Aprender - Português - 1º ano, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha
  • 2012, Fazer & Aprender - Português - 3° ano, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha
  • 2010, Refletindo sobre o trabalho com alfabetização, leitura e escrita visando ao letramento, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha
  • 2009, Relatório de Análises Pedagógicas - Prova São Paulo 2008, Raquel Márcia Fontes Martins, et al.
  • 2008, Alfabetização e Letramento na sala de aula, Francisca Izabel Pereira Maciel, Maria Lúcia Castenheira, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2008, Linguagem: Uso e Reflexão, Gladys Agmar Rocha, Ana de Fátima Assunção, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2008, Linguagem: Uso e Reflexão, Gladys Agmar Rocha, Ana Fátima Assunção, Raquel Márcia Fontes Martins

Textos Didáticos (9)

  • 2009, Língua Portuguesa, Raquel Márcia Fontes Martins, Maria José Francisco de Souza, Kely Cristina Nogueira Souto
  • 2009, Boletim Pedagógico PROALFA 2009, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Maria José Francisco de Souza, Kely Cristina Nogueira Souto, Neiva Costa Toneli
  • 2009, Relatório Pedagógico da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização - Entrada, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Maria José Francisco de Souza, Kely Cristina Nogueira Souto, Neiva Costa Toneli
  • 2009, Relatório Pedagógio da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização - Saída, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Maria José Francisco de Souza, Kely Cristina Nogueira Souto, Neiva Costa Toneli
  • 2008, Relatório Pedagógico da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização - Saída, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Maria José Francisco de Souza, Kely Cristina Nogueira Souto, Neiva Costa Toneli
  • 2008, Relatório Pedagógico da Avaliação Diagnóstica da Alfabetização - Entrada, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Maria José Francisco de Souza, Kely Cristina Nogueira Souto, Neiva Costa Toneli
  • 2008, Língua Portuguesa, Raquel Márcia Fontes Martins, Kely Cristina Nogueira Souto, Maria José Francisco de Souza
  • 2008, Língua Portuguesa, Raquel Márcia Fontes Martins, Kely Cristina Nogueira Souto, Maria José Francisco de Souza
  • 2008, Boletim Pedagógico PROALFA 2008, Raquel Márcia Fontes Martins, Gladys Agmar Rocha, Maria José Francisco de Souza, Kely Cristina Nogueira Souto, Neiva Costa Toneli

Participações em Bancas de Concursos (11)

  • 2018, Comissão de Avaliação do Processo Seletivo (referente ao Edital PRPG/UFLA no 078/2018, concurso mestrado letras), Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2018, Concurso de criação do logotipo de Departamento de Estudos da Linguagem, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2016, Comissão de Avaliação de Estágio probatório do docente Valter Pereira Romano (DCH), Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Membro da banca de Qualificação da mestranda Valéria de Alvarenga Pimenta Vilas Boas, como Examinadora Externa. O título do trabalho é "A professora e o uso do computador na alfabetização", Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2012, Seleção de Monitoria para as disciplinas Teoria Literária I e Teoria Literária II, Eduardo da Silva de Freitas, Andrea Portolomeus, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2012, Seleção de Monitoria para as disciplinas Língua Latina I e Estudos Diacrônicos do Português, Eduardo da Silva de Freitas, Andrea Portolomeos, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2011, Elaboração de itens de avaliação em Língua Portuguesa, junto à COPESE-UFLA, no processo seletivo do "Vestibular dos Cursos de Letras e Filosofia a Distancia - UFLA 2011/1"., Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2011, Correção de redações junto à COPESE-UFLA, no processo seletivo do "Vestibular dos Cursos de Letras e Filosofia a Distancia - UFLA 2011, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2011, Participação em banca de defesa - qualificação de mestrado da mestranda Ceyça Lia Palerosi Borges, no Departamento de Administração e Economia, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2010, Elaboração de itens de avaliação em Língua Portuguesa, junto à COPESE-UFLA, no processo seletivo do "Vestibular de Administração Pública à distância, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2008, Olimpíada de Língua Portuguesa - escrevendo para o futuro, Raquel Márcia Fontes Martins

Participações em Bancas de Cursos (114)

  • 2024, Dissertação de Mestrado LEITURA DE PALAVRAS EM TESTES DO PROGRAMA DEALFABETIZACAO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (PROAJA-PIAUI), THAYSLA MARIANE DE SOUZA ALVES
  • 2024, Dissertação de Mestrado UM TESTE DE SUBJETIVIDADE: LIRISMO, AVENTURA E INTIMIDADE NA POESIA DE MARILIA GARCIA, LEANDRO MARINHO LARES
  • 2024, Dissertação de Mestrado RECONFIGURACOES DO SUJEITO AUTOFICCIONAL EM MENINO SEM PASSADO (1936-1948), DE SILVIANO SANTIAGO, MIRELLA CARVALHO DO CARMO
  • 2024, Qualificação de Mestrado PERSPECTIVAS ANALITICO-DISCURSIVAS SOBRE A CONSTITUICAO DO DISCURSO APOROFOBICO., MARCOS ROBERTO DE PAULA
  • 2024, Qualificação de Mestrado LEITURA DE PALAVRAS EM TESTES DO PROGRAMA DEALFABETIZACAO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS (PROAJA-PIAUI), THAYSLA MARIANE DE SOUZA ALVES
  • 2023, Dissertação de Mestrado A FICCIONALIZACAO DO EU COMO ESTRATEGIA DE REGISTRO, REPRESENTACAO E AFIRMACAO DAS TRANSGENERIDADES EM ANTOLOGIA TRANS: 30 POETAS TRANS, TRAVESTIS E NAO-BINARIOS, ALLAN FELIPE ROCHA PENONI
  • 2023, Dissertação de Mestrado AQUISICAO DE L2 POR CRIANCAS SURDAS E METODOLOGIAS DE ENSINO, ALICE DE FÁTIMA VILELA
  • 2023, Qualificação de Mestrado RECONFIGURACOES DO SUJEITO AUTOFICCIONAL EM MENINO SEM PASSADO (1936-1948), DE SILVIANO SANTIAGO, MIRELLA CARVALHO DO CARMO
  • 2023, Qualificação de Mestrado UM TESTE DE SUBJETIVIDADE: LIRISMO, AVENTURA E INTIMIDADE NA POESIA DE MARILIA GARCIA, LEANDRO MARINHO LARES
  • 2023, Qualificação de Mestrado RECONFIGURACAO DOS GENEROS DA INTIMIDADE: A AUTOFICCAO NO LIMIAR ENTRE A VIDA E A FICCAO, CLEVERTON ANDRÉ BARBOSA
  • 2023, Dissertação de Mestrado A ABORDAGEM DO VERNACULO NO LIVRO DIDATICO DE LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO MEDIO, GIOVANA BORGES FIORINI
  • 2023, Dissertação de Mestrado Os textos da tradicao oral no processo de ensino aprendizagem do sistema de escrita: propostas para alfaletrar. , MARIA DE LOURDES DE PAULA AMORIM NUNES
  • 2022, Qualificação de Mestrado CONSCIENCIA FONOLOGICA NA ALFABETIZACAO DE JOVENS, ADULTOS E IDOSOS DO PROGRAMA PROAJA (PIAUI) , LARA FERNANDES MARIANO
  • 2022, Qualificação de Mestrado Habilidades de escrita na Alfabetizacao de Jovens, Adultos e Idosos do Programa PROAJA (PIAUI), VINÍCIUS LUÍS MARCELINO RABELLO
  • 2022, Qualificação de Mestrado Autoficcao poetica da experiencia trans em "Antologia Trans: 30 poetas trans, travestis e nao-binarios, ALLAN FELIPE ROCHA PENONI
  • 2022, Qualificação de Mestrado AQUISICAO DE L2 POR CRIANCAS SURDAS E METODOLOGIAS DE ENSINO, ALICE DE FÁTIMA VILELA
  • 2022, Monografia de Graduação ANALISE DA VARIACAO LINGUISTICA NA CANCAO “OIA EU AQUI DE NOVO”, DE LUIZ GONZAGA, MILENE APARECIDA ROSSETI
  • 2022, Monografia de Graduação A LEITURA DA CRONICA NO CONTEXTO ESCOLAR PARA A FORMACAO DO LEITOR FRUIDOR, JEFFERSON WILLIAM SILVA DE CARVALHO
  • 2022, Monografia de Graduação LETRAMENTO LITERARIO: UMA POSSIBILIDADE DIDATICO-PEDAGOGICA EM “OLHOS D’AGUA”, DE CONCEICAO EVARISTO., NATÁLIA FRANCO SIQUEIRA
  • 2022, Monografia de Graduação SOCIOLINGUITICA E ENSINO: estado da arte de 2017 a 2021, ADRIANA MARIA LUCENA DA SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado Qualificacao realizada por meio de avaliacao escrita. OS SORTILEGIOS DA COR: analise dos processos de (des)construcao da identidade do negro brasileiro a partir das reflexoes propostas por Neusa Santos Souza, ANA ELIZA SILVA BARBOSA
  • 2022, Dissertação de Mestrado MARCAS DE ORALIDADE EM TEXTOS MULTIMODAIS EMULTISSEMIOTICOS: UMA ANALISE DO GENERO CHARGE, EDINA APARECIDA DA SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado A contribuicao dos textos da tradicao oral para a aprendizagem do sistema de escrita no processo de alfabetizacao., MARIA DE LOURDES DE PAULA AMORIM NUNES
  • 2022, Dissertação de Mestrado A POESIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXOES SOBRE A LEITURA LITERARIA NO LIVRO DIDATICO, GABRIEL BOSCO VAZ DA SILVA
  • 2022, Dissertação de Mestrado MACHADO DE ASSIS E A DENUNCIA DA SOCIEDADE ESCRAVOCRATA BRASILEIRA NOS CONTOS, SOPHIA ASSIS RODRIGUES
  • 2022, Dissertação de Mestrado DISCURSO POLITICO E DISCURSO DA VIOLENCIA: UMA ANALISE SOBRE A INTERINCOMPREENSAO POLEMICA NOS TWEETS, CAMILA DE JESUS FRANÇA
  • 2022, Qualificação de Mestrado ALCAMENTO DA VOGAL MEDIA PRETONICA ANTERIOR NO FALAR DE FORTALEZA (CE), VICTÓRIA RAMOS REGIS MACIEL
  • 2022, Qualificação de Mestrado DISCURSO POLITICO E DISCURSO DA VIOLENCIA: UMA ANALISE SOBRE A INTERINCOMPREENSAO POLEMICA NOS TWEETS , CAMILA DE JESUS FRANÇA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A CONSCIENCIA FONOLOGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: ANALISE DO CURSO DE FORMACAO CONTINUADA EM PRATICAS DE ALFABETIZACAO, ROSIVÂNIA DINIZ ARAÚJO
  • 2022, Qualificação de Mestrado MARCAS DE ORALIDADE EM TEXTOS MULTIMODAIS: UMA ANALISE NO GENERO CHARGE, EDINA APARECIDA DA SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A ABORDAGEM DO VERNACULO NO LIVRO DIDATICO DE LINGUA PORTUGUESA NO ENSINO MEDIO, GIOVANA BORGES FIORINI
  • 2021, Qualificação de Mestrado A POESIA NO ENSINO FUNDAMENTAL: REFLEXOES SOBRE EDUCACAO E LEITURA LITERARIA NO LIVRO DIDATICO, GABRIEL BOSCO VAZ DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado A HISTORICIDADE E A COMPETENCIA DISCURSIVA: AS CONTRADICOES DA VIOLENCIA NO DISCURSO RELIGIOSO, LUIZ GUILHERME ESTEVES DA SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A CONSCIENCIA FONOLOGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: ANALISE DO CURSO DE FORMACAO CONTINUADA EM PRATICAS DE ALFABETIZACAO, ROSIVÂNIA DINIZ ARAÚJO
  • 2021, Qualificação de Mestrado MACHADO DE ASSIS E A DENUNCIA DA SOCIEDADE ESCRAVOCRATA BRASILEIRA NOS CONTOS, SOPHIA ASSIS RODRIGUES
  • 2021, Dissertação de Mestrado AQUISICAO DAS LIQUIDAS POR CRIANCA COM SINDROME DE DOWN: UM ESTUDO LONGITUDINAL, JÓICE DE OLIVEIRA FERREIRA
  • 2021, Dissertação de Mestrado A representacao escrita do fonema /s/ na aprendizagem da ortografia, MARCIANO RENATO RIBEIRO
  • 2021, Dissertação de Mestrado Contribuicoes do Esboco de um Atlas linguistico de Minas Gerais para o ensino de lingua portuguesa: propostas didaticas. , LAÍZA APARECIDA DE LIMA MENDONÇA
  • 2021, Dissertação de Mestrado Aspectos linguisticos do guineense: reflexoes acerca de uma lingua, JOÃO FERNANDO CÁ
  • 2021, Dissertação de Mestrado AS CONDICOES DE PRODUCAO DOS DISCURSOS DAS FEMINILIDADES: SUJEITOS E SENTIDOS ENCENADOS, LUANA NAYARA PENA
  • 2021, Qualificação de Mestrado CONDICOES DE PRODUCAO E COMPETENCIA DISCURSIVA: UM ESTUDO SOBRE A CONTRADICAO NO DISCURSO DA VIOLENCIA, LUIZ GUILHERME ESTEVES DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado A representacao escrita do fonema /s/ na aprendizagem da ortografia, MARCIANO RENATO RIBEIRO
  • 2020, Qualificação de Mestrado AQUISICAO DAS LIQUIDAS POR CRIANCA COM SINDROME DE DOWN: UM ESTUDO LONGITUDINAL, JÓICE DE OLIVEIRA FERREIRA
  • 2020, Qualificação de Mestrado As condicoes de producao do discurso da feminilidade e da masculinidade: sujeitos e sentidos encenados, LUANA NAYARA PENA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Contribuicoes do Esboco de um Atlas linguistico de Minas Gerais para o ensino de lingua portuguesa: propostas didaticas. , LAÍZA APARECIDA DE LIMA MENDONÇA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Contribuicoes do Esboco de um Atlas linguistico de Minas Gerais para o ensino de lingua portuguesa: propostas didaticas. , LAÍZA APARECIDA DE LIMA MENDONÇA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Aspectos linguisticos do guineense: reflexoes acerca de uma lingua, JOÃO FERNANDO CÁ
  • 2019, Qualificação de Mestrado DAS POLITICAS DE FORMACAO AS PERCEPCOES DO PROCESSO FORMATIVO E DA PRATICA ALFABETIZADORA, ERIKA GIULIANA RODRIGUÊS PIRES PINTO
  • 2019, Qualificação de Mestrado Abaixa o volume da sua TV e aprenda Libras: memorias de um professor aprendiz., RAFAEL CARLOS LIMA DA SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado Redução da vogal [u] adjacente à vogal alta anterior: uma investigação sobre a implementação da redução vocálica., Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2018, Monografia de Graduação A segmentação da escrita na alfabetização, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2018, Dissertação de Mestrado Aula de Português no Ciclo de Alfabetização: Para quem? Para quê? O quê? Como?, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2018, Dissertação de Mestrado O gênero na aquisição da linguagem: suas manifestações na fala de uma criança brasileira, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2018, Monografia de Graduação A segmentação da escrita na alfabetização, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2018, Monografia de Graduação Cancelamento do R final em infinitivos na escrita de alunos de Ensino Médio, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2018, Monografia de Graduação Aquisição da linguagem por criança com síndrome de Down: um estudo longitudinal., Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação Investigação sobre aquisição de inglês como segunda língua por falantes brasileiros, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação A segmentação da escrita na alfabetização, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação A abordagem dos falares rurai nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental II, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação A abordagem dos falares rurais no livros didáticos de língua portuguesa, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação A aquisição de inglês como segunda língua por falantes brasileiros, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação Cancelamento do R final em infinitivos na escrita de alunos do ensino médio, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação A abordagem da variação linguística no livro didático de língua portuguesa, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação Alçamento de Vogais pretônicas na escrita de crianças do 2? ao 5? ano do ensino fundamental, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação Encontros consonantais tautossilábicos na escrita de alunos do ensino fundamental II, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação Abordagem dos falares rurais nos livros didáticos de língua portuguesa do ensino fundamental, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação A abordagem dos falares rurais no livros didáticos de língua portuguesa, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação Alçamento de vogais pretônicas na escrita de crianças do 2? ao 5? ano do ensino fundamental, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação Encontros consonantais tautossilábicos na escrita de alunos do ensino fundamental II, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação A abordagem da variação linguística no livro didático de língua portuguesa, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação Representação ortográfica das vogais nasais na aquisição da escrita, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação Estudo geolinguística em Minas Gerais nos dados de projeto atlas linguístico do Brasil Variação Sistêmico-Lexical entre o rural e urbano, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2017, Monografia de Graduação Shakespeare no mundo contemporâneo contextualização de the tragedy of othello e the tempest, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação A influência positiva da oralidade padrão na escrita, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação O tratamento dado ao estudo da gramática em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação Análise de letramento na esfera digital: um estudo sobre o uso do internet banking, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação Preconceito linguístico como causa de evasão escolar e exclusão social: caso da variedade linguística mineira, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação Preconceito linguístico como causa de evasão escolar e exclusão social: caso da variedade linguística mineira, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação A variação linguística como fato de percepção sociocultural dos alunos de uma escola "rurbana" no munícipio de Cambuí - MG, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação Estudo sobre a categorização de erros ortográficos, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação Estudo sobre a categorização de erros ortográficos, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação Os verbos de obtenção no português brasileiro, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação Variação e Avaliação Social do "R" em final de sílaba, com foco na variante retroflexa do sul de Minas Gerais, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação Análise de letramento na esfera digital: um estudo sobre o uso do internet banking, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2015, Monografia de Graduação O tratamento dado ao estudo da gramática em livros didáticos de língua portuguesa do ensino médio, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Transformações Identitárias e Aprendizagem de Língua Adicional no Intercâmbio Acadêmico, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Tese Doutorado Conexões entre as habilidades da consciência fonológica e a produção escrita da criança: O trabalho de análise da sílaba na fase inicial de alfabetização., Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Cancelamento de líquidas em encontros consonantais tautossilábicos na fala da região de Lavras, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Investigando a aprendizagem da escrita em um corpus digital de linguagem infantil, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Análise de dificuldades de falantes brasileiros de inglês com base no corpus LINDSEI-BR: a aspiração, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Análise de mecanismos discursivos presentes na música popular brasileira durante o período militar (1964-1985)., Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Representação escrita da sílaba pós-tônica final em crianças em processo de alfabetização., Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Consciência Fonológica no contexto da Educação de Jovens e Adultos - EJA., Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Investigação sobre a produção sonora da sílaba pós-tônica final no município de Lavras., Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Membro da banca de defesa de dissertação da mestranda Valéria Alvarenga Pimenta Vilas Boas., Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Dissertação de Mestrado A professora e o uso do computador na alfabetização, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Análise de dificuldades de falantes brasileiros de inglês com base no corpus LINDSEI-BR: a aspiração, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Análise de mecanismos discursivos presentes na música popular brasileira durante o período militar (1964-1985), Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Cancelamento de líquidas em encontros consonantais tautossilábicos na fala da região de Lavras (MG), Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Investigando a aprendizagem da escrita em um corpus digital de linguagem infantil, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2014, Monografia de Graduação Transformações identitárias e aprendizagem de língua adcional no intercâmbio acadêmico, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2013, Dissertação de Mestrado Alfabetização de crianças da rede municipal de ensino de Lagoa Santa - MG: um estudo longitudinal, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2013, Dissertação de Mestrado Alfabetização de crianças da rede municipal de ensino de Lagoa Santa - MG, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2012, Dissertação de Mestrado A redução de vogais altas pretônicas no português de Belo Horizonte: uma abordagem baseada na gradiência, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2012, Dissertação de Mestrado A Redução de Vogais Altais Pretônicas no Português de Belo Horizonte: uma abordagem baseada na gradiência, Thaïs Cristófaro Silva, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2012, Dissertação de Mestrado Acentuação Gráfica no Português Brasileiro: desafios para a escrita infantil, Thaïs Cristófaro Silva, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Delaine Cafiero Bicalho, Wilson Junior de Araújo Carvalho, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2011, Dissertação de Mestrado Uma Análise sob a Ótica do Filme "Amor Sem Escalas", Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2011, Dissertação de Mestrado Escrita e Ortografia: Uma reflexão sobre os erros ortograficos persistentes na escrita de alunos no 3º ciclo do Ensino Fundamental., Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2011, Dissertação de Mestrado -, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2011, Dissertação de Mestrado Escrita e Ortografia: Uma reflexão sobre os erros ortográficos persistentes na escrita de alunos no 3º Ciclo do Ensino Fundamental, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2010, Monografia de Graduação Refletindo sobre a prática docente no trabalho com a variação linguística em uma turma de alunos do campo do 2º segmento (7ª e 8ª séries) da Educação de Jovens e Adultos, Amorim, Santuza, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2009, Dissertação de Mestrado Construindo categorias sonoras: o vozeamento de consoantes obstruintes em surdos profundos usuários de língua de sinais (LIBRAS), Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2008, Monografia de Graduação Infância no Assentamento Campo Alegre: vivências e prática Sem Terrinha, Raquel Márcia Fontes Martins
  • 2008, Monografia de Graduação Linguagem e Escola: Repensando a prática docente na Educação de Jovens e Adultos por uma educação que valorize a variação linguística do povo do campo, Raquel Márcia Fontes Martins

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (6)

  • 2017,, Universidade Federal de Lavras, Nacional,
  • 2014,, UFLA, Nacional,
  • 2011,, , Nacional,
  • 2011,, , Nacional,
  • 2011,, , Nacional,
  • 2007,, Faculdade de Letras da Universidade Federal de Minas Gerais, Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(5)

  • SOCIOLINGUÍTICA E ENSINO: estado da arte de 2017 a 2021, ADRIANA MARIA LUCENA DA SILVA , 11/2022
  • ANÁLISE DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NA CANÇÃO “ÓIA EU AQUI DE NOVO”, DE LUIZ GONZAGA, MILENE APARECIDA ROSSETI , 11/2022
  • A SOCIOLINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO., HELLEN CRISTINA NASCIMENTO OLIVEIRA , 11/2022
  • A SOCIOLINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO: UMA ANÁLISE DA ABORDAGEM DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DO ENSINO MÉDIO., RONARA DUTRA COSTA , 11/2022
  • A HIPERCORREÇÃO EM REDAÇÕES DO ENEM DO SITE UOL EDUCAÇÃO., SIDNEY SILVA MARTINS , 11/2022

Orientações de Pós-Graduação (12)

  • Mestrado, DANDARA CRISTINA OROZIMBO, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, THAMIRES BARBOSA DE OLIVEIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MICHAELA TRINDADE ALVES, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, VICTORIA RAMOS REGIS MACIEL, 02/2020 - 01/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCIANO RENATO RIBEIRO, 03/2019 - , Concluída em 04/2021
  • Mestrado, JÓICE DE OLIVEIRA FERREIRA, 03/2019 - , Concluída em 08/2021
  • Mestrado, EDINA APARECIDA DA SILVA, 03/2020 - , Concluída em 09/2022
  • Mestrado, GIOVANA BORGES FIORINI, 02/2020 - , Concluída em 03/2023
  • Mestrado, ALICE DE FÁTIMA VILELA, 04/2021 - , Concluída em 09/2023
  • Mestrado, LARA FERNANDES MARIANO, 04/2021 - , Concluída em 09/2023
  • Mestrado, VINICIUS LUIS MARCELINO RABELLO, 04/2021 - , Concluída em 09/2023
  • Mestrado, THAYSLA MARIANE DE SOUZA ALVES, 01/2022 - , Concluída em 09/2024

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver1.srv1inst1 - v4.0.295.56
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 05/11/2024 08:44