rosana maria mendes

DFM - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS FÍSICAS E MATEMÁTICA

Produção Intelectual

Artigos (6)

  • 2018, , As reflexões metodológicas produzidas em um grupo/comunidade sobre a utilização das TICs, ISSN: 25944673
  • 2018, , Tabuleiro eletrônico para ensino de matemática utilizando o jogo Contig 60®, ISSN: 19844751
  • 2017, , A análise de conteúdo como uma metodologia, ISSN: 01001574
  • 2012, , As potencialidades do GeoGebra para a construção de material didático para o ensino de funções, ISSN: 22379657
  • 2008, , O JOGO COMPUTACIONAL SIMCITY 4 E SUAS POTENCIALIDADES PEDAGÓGICAS PARA AS AULAS DE MATEMÁTICA, ISSN: 01044877
  • 2007, , A semiótica como campo de análise para as representações de conceitos matemáticos, ISSN: 16793404

Publicação em Eventos (34)

  • 2019, Cíntia de Fátima Botelho, Rosana Maria Mendes, Surdez, Matemática e Visualidade: uma experiência com um estudante Surdo, I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, Trabalho Completo
  • 2019, Débora Resende Pereira Barbosa, Rosana Maria Mendes, O Jogo Tangram no processo de Ensino e de Aprendizagem de Matemática com estudantes com Deficiência Intelectual na perspectiva de Resolução de Problemas, I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, Trabalho Completo
  • 2019, Franciana Teixeira Franco Ribeiro, Adrielly Antonia Santos Gomes, Rosana Maria Mendes, A experiência de utilizar o Soroban e o Material Dourado no ensino de Matemática a um Estudante Cego, I Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva, Trabalho Completo
  • 2018, Angélica Rosa de Paula Tito, Rosana Maria Mendes, A utilização do Soroban no processo ensino aprendizagem de adição com um estudante cego, VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2018, Ana Camila Vilela Costa, Guilherme Garcia Fernandes, Vitória Vieira Silva, Rosana Maria Mendes, A inclusão de estudantes com deficiência na Universidade Federal de Lavras pelo programa PADNEE, VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2018, Adrielly Antonia Santos Gomes, Rosana Maria Mendes, Andre Pimenta Freire, Um mapeamento das pesquisas acadêmicas em Educação Matemática Inclusiva de Cegos, VIII Congresso Brasileiro de Educação Especial e XI Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2018, Jorge Sassaki, Patricia V. Almeida, Evelise Corbolan Góis Freire, Rosana Maria Mendes, Paula C.F. Cardoso, Andre Pimenta Freire, Mirella A. Lima, Daniela Rodrigues, Gabriel Rodrigues Oliveira, Isabella Teofilo, Otavio de F. Oliveira, Alefi Ferreira, Stenio de Abreu, Natalia Nascimento, An assistive resource for reading mathematical formulae for people with visual disabilities in the Brazilian context. In: International Conference on the Computational Processing of Portuguese, International Conference on the Computational Processing of Portuguese, Trabalho Completo
  • 2017, DA PAIXÃO SILVA, LUIZ FELIPE, DE FARIA OLIVEIRA, OTAVIO, FREIRE, EVELISE ROMAN CORBALAN GÓIS, Rosana Maria Mendes, FREIRE, ANDRÉ PIMENTA, How Much Effort is Necessary for Blind Users to Read Web-based Mathematical Formulae?, Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems, Trabalho Completo
  • 2016, , Um mapeamento sobre a utilização dos jogos na Educação Matemática Inclusiva, VII Congresso Brasileiro de Educação Especial e X Encontro da Associação Brasileira de Pesquisadores em Educação Especial,
  • 2016, Mariana Oliveira Lourenço, Rosana Maria Mendes, Um mapeamento sobre a utilização dos jogos na Educação Matemática Inclusiva., VII Congresso Brasileiro de Educação Especial, Trabalho Completo
  • 2015, , Pibid e Estágio Supervisionado, VII Encontro Mineiro de Educação Matemática (VII EMEM),
  • 2015, , O PIBID e a formação inicial do professor: conquistas e desafios, ,
  • 2015, , Trabalhando com medidas de tendência central com auxílio de cartas de baralho, VII Encontro Mineiro de Educação Matemática - VII EMEM,
  • 2015, , A utilização do jogo ?A senha? para trabalhar a permutação simples em turmas de Ensino Médio, VII Encontro Mineiro de Educação Matemática,
  • 2014, , Avaliação em Educação Matemática, IV CEMA ? Colóquio de Educação Matemática,
  • 2014, , A Formação Docente no PIBID para Utilização das TICs, I Jornada de Computação e Educação,
  • 2014, , As potencialidades do Jogo Poliminós para o processo de Ensino e Aprendizagem da Matemática, III Seminário de Escritas e Leituras em Educação Matemática: leituras e escrita em processos avaliativos,
  • 2014, , Estratégias e Táticas do Jogo de Damas, ,
  • 2013, Rosana Maria Mendes, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Reflexões sobre a formação docente para a utilização das TICS no processo de ensinar e aprender matemática, X Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância - ESUD 2013, Trabalho Completo
  • 2011, , As potencialidades do GeoGebra para a construção de material didático para o ensino de funções., I Conferência Latino-Americana de GeoGebra,
  • 2010, , A formação docente do professor de Matemática, as Tecnologias de Informação (TIC) e as Comunidades de Prática: uma relação possível, Atividade Inaugural do ano de 2010,
  • 2007, Rosana Maria Mendes, GRANDO, Regina Célia, O jogo computacional simcity 4 e o ensino/aprendizagem de matemática, IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Trabalho Completo
  • 2007, Rosana Maria Mendes, GRANDO, Regina Célia, A utilização do jogo computacional Simcity 4 para a apropriação/mobilização de conceitos matemáticos, I Bienal da Aprendizagem da Matemática e do Português, Trabalho Completo
  • 2007, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Rosana Maria Mendes, Anna Regina Lanner de Moura, Mariana da Rocha Correa Silva, A semiótica e sua aplicabilidade como campo de análise das representações matemáticas no contexto tecnológico, IV Congresso Internacional de Ensino da Matemática, Trabalho Completo
  • 2006, Rosana Maria Mendes, GRANDO, Regina Célia, As potencialidades pedagógicas do jogo computacional Simcity 4 para a apropriação/mobilização de conceitos matemáticos, 29ª Reunião Anual da ANPED, Trabalho Completo
  • 2006, Rosana Maria Mendes, GRANDO, Regina Célia, O jogo computacional simcity 4 nas séries finais do ensino fundamental na perspectiva da resolução de problemas para as aulas de Matemática, VII Reunião de Didática da Matemática do Cone Sul, Trabalho Completo
  • 2006, Rosana Maria Mendes, GRANDO, Regina Célia, As potencialidades pedagógicas do Jogo Simcity4 para as aulas de Matemática, VIII EPEM - Encontro Paulista de Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2005, Rosana Maria Mendes, GRANDO, Regina Célia, Os modos de representações matemáticas no processo de resolução de problemas via jogos computacionais, 15º COLE - Congresso de Leitura do Brasil, Trabalho Completo
  • 2005, Rosana Maria Mendes, GRANDO, Regina Célia, Os modos de representações matemáticas no processo de resolução de problemas via jogos computacionais, ós-Graduação e pesquisa em educação no Brasil/Região Sudeste - Educação: direito ou serviço?, Trabalho Completo
  • 2005, Rosana Maria Mendes, As potencialidades do Simcity 4 para o processo de ensino-aprendizagem de Matemática, IX Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós Graduação Em Educação Matemática - IX EBRAPEM, Trabalho Completo
  • 2005, , Os modos de representações matemáticas no processo de resolução de problemas via jogos computacionais, Educação: Direito ou Serviço?,
  • 2004, , Os modos de representações semióticas no processo de resolução de problemas via jogos computacionais, Semana do Professor,
  • 2004, Rosana Maria Mendes, Os modos de representações semióticas no processo de representações semióticas no processo de resolução de problemas via jogos computacionias, VIII EBRAPEM - Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática, Trabalho Completo
  • 2004, , A utilização de jogos computacionais na Educação Matemática e sua dimensão semiótica, III Encontro de Pós-Graduação Stricto Sensu,

Capítulos de Livros (2)

  • 2019, Pibid/Matemática: Um percurso de construção de saberes docentes, Pibid UFLA; experiências de formação docente e inter-ações entre Universidade e Educação Básica, Silvia Maria Medeiros Caporale, Rosana Maria Mendes, Mario Henrique Andrade Claudio
  • 2019, O jogo no processo de ensino-aprendizagem de matemática no Endino Médio, A reflexão e a prática no Ensino Médio - Matemática, Rosana Maria Mendes

Livros (1)

  • 2019, A reflexão e a prática no Ensino Médio - Matemática, Rosana Maria Mendes

Textos Didáticos (1)

  • 2010, Educação a Distância - Geometria Dinâmica, Jorge Luís Costa, Rosana Maria Mendes, Viviane Rocha Costa Cardim 

Participações em Bancas de Concursos (2)

  • 2011, VIII Congresso Brasileiro de Ensino Superior a Distância, Rosana Maria Mendes
  • 2010, Conclusão do documento das normas gerais das atividades de estágio supervisionado nos cursos de licenciaturas da UFLA, Helena Libardi, Jacqueline Magalhães Alves, Lucas Del Bianco Faria, Rita de Cássia Suart, Maria Raquel Vitorino, João Geraldo Martins da Cunha, Marco Antônio Villarta Neder, Rosana Maria Mendes

Participações em Bancas de Cursos (81)

  • 2024, Qualificação de Mestrado Investigacao da propria pratica pedagogica de uma professora de Matematica, FRANCIANA TEIXEIRA FRANCO RIBEIRO
  • 2024, Dissertação de Mestrado Estrategias utilizadas por Duas Surdas e Um Surdo estudante sobre o conceito de divisao , GUILHERME GARCIA FERNANDES
  • 2024, Dissertação de Mestrado Praticas docentes produzidas por uma Surda professora sobre o processo de ensinar e aprender Matematica para pessoas Surdas , LEONICE SILVÉRIO DE CARVALHO
  • 2024, Dissertação de Mestrado PERCEPCAO DE SURDOS DOCENTES SOBRE SUA FORMACAO E PRATICAS PEDAGOGICAS NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DE MATEMATICA, RITA DE CASSIA MARINHO
  • 2024, Qualificação de Mestrado Utilizacao do Scratch em um cenario de investigacao inclusivo: potencialidades e desafios, DEBORA HIPOLITO DE SOUZA
  • 2024, Qualificação de Mestrado Saberes docentes produzidos por uma Surda professora sobre o processo de ensinar e aprender Matematica para pessoas Surdas, LEONICE SILVÉRIO DE CARVALHO
  • 2024, Qualificação de Mestrado Estrategias utilizadas por Surdas e Surdo estudante sobre o conceito de divisao, GUILHERME GARCIA FERNANDES
  • 2024, Dissertação de Mestrado UM OLHAR PARA AS ESTRATEGIAS DE UM SURDO ESTUDANTE EM SITUACOES MULTIPLICATIVAS, CÍNTIA DE FÁTIMA BOTELHO
  • 2023, Qualificação de Mestrado A PRODUCAO DE SIGNIFICADOS NAS AULAS DE MATEMATICA DE UMA TURMA DO 4° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL , ANA FLÁVIA SILVA
  • 2023, Qualificação de Mestrado As estrategias utilizadas por Surdas e Surdos estudantes em situacoes multiplicativas, CÍNTIA DE FÁTIMA BOTELHO
  • 2023, Qualificação de Mestrado Relatos sinalizados de docentes Surdos sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Matematica, RITA DE CASSIA MARINHO
  • 2023, Qualificação de Mestrado Relatos sinalizados de docentes Surdos sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Matematica, RITA DE CASSIA MARINHO
  • 2023, Qualificação de Mestrado Relatos sinalizados de docentes Surdos sobre o processo de ensino e de aprendizagem de Matematica, RITA DE CASSIA MARINHO
  • 2023, Dissertação de Mestrado A TECNOLOGIA E AS PRATICAS PEDAGOGICAS NA EDUCACAO MATEMATICA DA EJA: AS PERCEPCOES DOCENTES A PARTIR DE UM MINICURSO DE FORMACAO CONTINUADA , CARLOS JOSÉ RUFINO
  • 2023, Dissertação de Mestrado Entre maos e olhares: as vivencias e o processo de ensino e de aprendizagem de Matematica no Atendimento Educacional Especializado com estudantes Surdos, VANDA VIEIRA LINHARES PERDOMO
  • 2022, Dissertação de Mestrado O PROCESSO DE INSERCAO DA PRIMEIRA ESTUDANTE SURDA EM UM PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS, ADRIELLY ANTONIA SANTOS GOMES
  • 2022, Dissertação de Mestrado CAMINHOS PARA A INCLUSAO: PERCEPCOES DOS PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA ACERCA DA INCLUSAO DE ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISMO (TEA), ELAINE APARECIDA LEANDRO
  • 2022, Qualificação de Mestrado A utilizacao do software Scratch para o processo de ensino e de aprendizagem de Matematica na perspectiva inclusiva, MARISA MARIA LEMES
  • 2022, Qualificação de Mestrado O processo de ensino e de aprendizagem da localizacao de pessoas e objetos no espaco para estudantes Surdas e Surdos, VANDA VIEIRA LINHARES PERDOMO
  • 2022, Dissertação de Mestrado AS CONCEPCOES DE DOCENTES ACERCA DA MODELAGEM MATEMATICA, LUCÉLIA DE SOUZA ANDRADE
  • 2022, Qualificação de Mestrado CAMINHOS PARA A INCLUSAO: UMA REFLEXAO DO AUTISMO NA FORMACAO DE PROFESSORES QUE LECIONAM MATEMATICA, ELAINE APARECIDA LEANDRO
  • 2022, Dissertação de Mestrado O SIGNIFICADO DA ADAPTACAO DE ATIVIDADES PARA ESTUDANTES COM DEFICIENCIAINTELECTUAL EXPRESSO POR PROFESSORES DE MATEMATICA E PEDAGOGOS , GRAZIELLA EMILIORELI
  • 2022, Dissertação de Mestrado A EDUCACAO MATEMATICA INCLUSIVA E O SOFTWARE SCRATCH: POSSIBILIDADES E DESAFIOS, ANA CLARA DIAS BERNARDINO
  • 2022, Dissertação de Mestrado As percepcoes de professoras e professores que ensinam Matematica sobre o processo de ensino e de aprendizagem com estudantes com Deficiencia Intelectual , DÉBORA RESENDE PEREIRA BARBOSA
  • 2022, Dissertação de Mestrado SENTIDOS ATRIBUIDOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMATICA AO PROCESSO DE FORMACAO NO PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGOGICA, ZILDA DE CARVALHO MARANI ALTOMARE
  • 2022, Dissertação de Mestrado Ensino de Matematica para Surdas e Surdos: contribuicoes de docentes de um Centro de Atendimento Educacional Especializado , JOCIONE APARECIDA MARMONTELO
  • 2021, Qualificação de Mestrado O PROCESSO DE INSERCAO DA PRIMEIRA ESTUDANTE SURDA EM UM PROGRAMA DE POS-GRADUACAO EM UMA UNIVERSIDADE DO SUL DE MINAS, ADRIELLY ANTONIA SANTOS GOMES
  • 2021, Qualificação de Mestrado O SIGNIFICADO DA ADAPTACAO DE ATIVIDADES PARA ESTUDANTES COM DEFICIENCIA INTELECTUAL EXPRESSOS POR PROFESSORES DE MATEMATICA, GRAZIELLA EMILIORELI
  • 2021, Qualificação de Mestrado AS CONCEPCOES E PERSPECTIVAS DE DOCENTES ACERCA DAS POSSIBILIDADES DA MODELAGEM MATEMATICA, LUCÉLIA DE SOUZA ANDRADE
  • 2021, Qualificação de Mestrado AS PERCEPCOES DE PROFESSORAS E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIENCIA INTELECTUAL , DÉBORA RESENDE PEREIRA BARBOSA
  • 2021, Qualificação de Mestrado AS PERCEPCOES DE PROFESSORAS E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIENCIA INTELECTUAL , DÉBORA RESENDE PEREIRA BARBOSA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A EDUCACAO MATEMATICA INCLUSIVA E O SOFTWARE SCRATCH: POSSIBILIDADES E DESAFIOS, ANA CLARA DIAS BERNARDINO
  • 2021, Qualificação de Mestrado AS PERCEPCOES DE PROFESSORAS E PROFESSORES QUE ENSINAM MATEMATICA SOBRE O PROCESSO DE ENSINO E DE APRENDIZAGEM DE ESTUDANTES COM DEFICIENCIA INTELECTUAL, DÉBORA RESENDE PEREIRA BARBOSA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A contribuicao de um Centro de Atendimento Educacional Especializado no processo de ensino e de aprendizagem de Matematica de estudantes com Surdez , JOCIONE APARECIDA MARMONTELO
  • 2021, Dissertação de Mestrado ESTRATEGIAS DE ENSINO DE MATEMATICA PARA TURMAS DE JOVENS E ADULTOS, JÚLIO CÉSAR DE RESENDE MELO
  • 2020, Qualificação de Mestrado SENTIDOS ATRIBUIDOS POR FUTUROS PROFESSORES DE MATEMATICA AO PROCESSO DE FORMACAO NO PROGRAMA DE RESIDENCIA PEDAGOGICA DA UFLA, ZILDA DE CARVALHO MARANI ALTOMARE
  • 2020, Qualificação de Mestrado HETEROGENEIDADE DAS TURMAS DA EJA: UM DESAFIO PARA O ENSINO DA MATEMATICA, JÚLIO CÉSAR DE RESENDE MELO
  • 2019, Dissertação de Mestrado RESOLUCAO DE PROBLEMAS DE CINEMATICA UNIDIMENSIONAL TENDO A MATEMATICA COMO ESTRUTURANTE DO PENSAMENTO FISICO, PAULO HENRIQUE PEREIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado O DESENVOLVIMENTO VETORIAL EM UMA PERSPECTIVA HISTORICO CULTURAL: UMA PROPOSTA PEDAGOGICA MEDIADA PELO GEOGEBRA, MARIANA DA COSTA TELES
  • 2019, Monografia de Graduação Relações de gênero na Educação Matemática: análise de uma coleção de livros didáticos de Matemática, Rosana Maria Mendes, Amanda Castro Oliveira, Mario Henrique Andrade Claudio
  • 2019, Monografia de Graduação Propostas curriculares de Minas Gerais: permanências, rupturas e inovações, Rosana Maria Mendes, Silvia Maria Medeiros Caporale, Amanda Castro Oliveira
  • 2019, Monografia de Graduação Percepções de professoras de Matemática sobre o fracasso escolar, Rosana Maria Mendes, Silvia Maria Medeiros Caporale, Mario Henrique Andrade Claudio
  • 2019, Monografia de Graduação Mobile Learning na Educação Matemática: o aplicativo Geogebra Geometria no ensino dos pontos notáveis do triângulo, Rosana Maria Mendes, José Antonio Araújo Andrade, Silvia Maria Medeiros Caporale
  • 2019, Monografia de Graduação Mobile Learning na Educação Matemática: a calculadora gráfica Geogebra no ensino de funções, Rosana Maria Mendes, José Antonio Araújo Andrade, Silvia Maria Medeiros Caporale
  • 2019, Dissertação de Mestrado Resolução de problemas de cinemática unidimensional tendo a matemática como estruturante do pensamento físico, Rosana Maria Mendes, Iraziet da Cunha Charret, Antônio Marcelo Martins Maciel, Frederico Augusto Toti
  • 2018, Dissertação de Mestrado DO MOVIMENTO AS FORCAS DE INERCIA: UMA ABORDAGEM DA MECANICA PARA O ENSINO MEDIO, HELENO PAULO FIALHO
  • 2018, Qualificação de Mestrado Nao informado, PAULO HENRIQUE PEREIRA
  • 2018, Qualificação de Mestrado Ensino de fisica a estudantes com deficiencia visual., FERNANDO ROCHA DE ARAÚJO CAMPOS
  • 2018, Monografia de Graduação O desenvolvimento dos conceitos de limite e continuidade em situações desencadeadoras de aprendizagem, Rosana Maria Mendes, José Antonio Araújo Andrade, Evelise Corbolan Góis Freire
  • 2018, Monografia de Graduação Recursos computacionais para pessoas com deficiência visual no ensino de Matemática: o estado do conhecimento das pesquisas acadêmicas, Rosana Maria Mendes, Silvia Maria Medeiros Caporale, Evelise Corbolan Góis Freire
  • 2018, Monografia de Graduação Memorial de formação: contribuições da escrita reflexiva para minha autoformação como futura professora de Matemática, Rosana Maria Mendes, Silvia Maria Medeiros Caporale, Jacqueline Magalhães Alves
  • 2017, Dissertação de Mestrado Percepcoes de professores dos anos iniciais acerca de sua formacao matematica: estudo com profissionais em inicio de carreira da rede municipal de uma cidade de minas gerais"., EDUARDO GOEDERT DONÁ
  • 2017, Tese Doutorado Manifestação da Prática do Professor que ensina Matemática: aproximações com uma Comunidade de Prática, Rosana Maria Mendes, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Rosa Monteiro Paulo, Nelson Antonio Pirola, Juliana França Viol Paulin
  • 2017, Dissertação de Mestrado Percepções de professores dos anos iniciais acerca de sua formação matemática: estudos com profissionais em início de carreira da rede municipal de uma cidade de Minas Gerais, Rosana Maria Mendes, Silvia Maria Medeiros Caporale, Jacqueline Magalhães Alves, Ana Cristina Ferreira
  • 2016, Tese Doutorado Escrever e compartilhar histórias de vida como práticas de (auto)formação de futuros professores e professoras de Matemática, NACARATO, Adair Mendes, Adriana Aparecida Molina Gomes, Maria Teresa Jacinto Sarmento Pereira, Daniela Dias dos Anjos, Luzia Batista de Oliveira Silva, Rosana Maria Mendes
  • 2016, Manifestação e Ressignificação da Prática Pedagógica do professor que ensina Matemática: aproximações com uma Comunidade de Prática, Rosana Giaretta Sguerra Miskulin, Rosa Monteiro Paulo, Nelson Antonio Pirola, Juliana França Viol Paulin, Rosana Maria Mendes
  • 2016, Dissertação de Mestrado Experiência de uso de Tecnologias no ensino de área e perímetro para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), Rosana Vieira Ramos, Viviane Cristina Almada de Oliveira, Celso Vallin, Rosana Maria Mendes
  • 2015, Dissertação de Mestrado Aprendizagem na docência: um olhar para as práticas formativas desenvolvidas no contexto do PIBID-Matemática/UFLA, Romélia Mara Alves Souto, Viviane Cristina Almada de Oliveira, Rosana Maria Mendes
  • 2015, Uma experiência de uso de tecnologias no ensino de área e perímetro para alunos da Educação de Jovens e Adultos, Viviane Cristina Almada de Oliveira, Celso Vallin, Rosana Maria Mendes
  • 2015, Monografia de Graduação Reflexões de futuros professores de Matemática sobre Estágio Docente, Silvia Maria Medeiros Caporale, Stefânia Efigênia Izá, Rosana Maria Mendes
  • 2015, Tese Doutorado As táticas de professores de Ensino Médio frente as prescrições e desafios do cotidiano escolar, NACARATO, Adair Mendes, Luzia Bueno, Alexandrina Monteiro, Carmen Lucia Brancaglion Passos, Rosana Maria Mendes
  • 2015, Uma experiência de uso de Tecnologias no Ensino de área e perímetro para alunos da Educação de Jovens e Adultos, Viviane Cristina Almada de Oliveira, Celso Vallin, Rosana Maria Mendes
  • 2015, Monografia de Graduação Modelagem na Educação Matemática: investigando e refletindo a respeito do reaproveitamento de resíduos sólidos, José Antonio Araújo Andrade, Daiany Cristiny Ramos, Rosana Maria Mendes
  • 2015, Dissertação de Mestrado Ensinando a física do efeito estufa no 9º ano: uma abordagem baseada na aprendizagem significativa, Iraziet da Cunha Charret, Antônio dos Anjos Pinheiro da Silva, Eliane Ângela Veit, Antônio Marcelo Martins Maciel, Rosana Maria Mendes
  • 2014, Monografia de Graduação PoliKalc:a criação de um objeto de aprendizagem para o ensino de cálculos aritméticos no ensino fundamental, Amanda Castro Oliveira, Ronei Ximenes Martins, Rosana Maria Mendes
  • 2014, Monografia de Graduação Proposta Curricular de Minas Gerais para o ensino de Matemática: Investigando Interdisciplinaridade, Amanda Castro Oliveira, Jacqueline Magalhães Alves, Rosana Maria Mendes
  • 2014, O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID e suas implicações no processo de formação inicial de professores de Matemática, Romélia Mara Alves Souto, Viviane Cristina Almada de Oliveira, Rosana Maria Mendes
  • 2014, Proposta para o ensino de Física no 9o. ano: uma abordagem baseada nos estudos de Ausebel e Novak, Iraziet da Cunha Charret, Antônio dos Anjos Pinheiro da Silva, Antônio Marcelo Martins Maciel, Rosana Maria Mendes
  • 2014, Dissertação de Mestrado A robótica educacional como meio para a aprendizagem da Matemática no ensino fundamental, GRANDO, Regina Célia, Ronei Ximenes Martins, Rosana Vieira Ramos, Rosana Maria Mendes
  • 2014, Monografia de Graduação As reflexões sobre o ensino de Geometria no PIBID de Matemática da UFLA, Amanda Castro Oliveira, Elaine das Graças Frade, Rosana Maria Mendes
  • 2014, Monografia de Graduação Análise de Ferramentas Computacionais para apoio a leitura de conteúdo matemático por alunos com deficiência visual, Helena Libardi, Andre Pimenta Freire, Rosana Maria Mendes
  • 2013, Dissertação de Mestrado Percepções de licenciandos sobre as constribuições do PIBID-Matemática, Fernanda Barbosa Ferrari, Maria da Glória Bastos de Freitas Mesquita, Ulisses Azevedo Leitão, Romulo Campos Lins, Rosana Maria Mendes
  • 2013, Monografia de Graduação Reflexões sobre o Currículo de Matemática no Curso Profissional Técnico Integrado de Eletrotécnica, Silvia Maria Medeiros Caporale, Amanda Castro Oliveira, Rosana Maria Mendes
  • 2013, Monografia de Graduação Uma abordagem Lógico-Histórica da Geometria em Atividades Orientadoras de Ensino, João Paulo Rezende, José Antonio Araújo Andrade, Rosana Maria Mendes
  • 2011, Monografia de Graduação Estudo sobre a avaliação em ambientes presenciais e virtuais de aprendizagem no curso de Matemática da UFLA, Elaine das Graças Frade, Fernanda Barbosa Ferrari, Rosana Maria Mendes
  • 2011, Monografia de Graduação Demonstrações no ensino de Matemática: potencialidades dos ambientes computacionais como ferramenta nos processos de argumentação e validação, José Antonio Araújo Andrade, Silvia Maria Medeiros Caporale, Rosana Maria Mendes
  • 2011, Monografia de Graduação Construção de um material didático para o estudo de sólidos geométricos utilizando Realidade Aumentada., Ana Paula Piovesan Melchiori, Rêmulo Maia ALves, João Paulo Rezende, Rosana Maria Mendes
  • 2010, Monografia de Graduação Demonstrações em álgebra: um estudo dos aspectos metodológicos e filósoficos refletindo no processo ensino-aprendizagem, José Antonio Araújo Andrade, Amanda Oliveira Castro, Rosana Maria Mendes
  • 2010, Monografia de Graduação Investigando o cocneito de limite e continuidade a partir da perspectiva lógico-histórica, José Antonio Araújo Andrade, Maria do Carmo Pacheco de Toledo Costa, Rosana Maria Mendes
  • 2010, Monografia de Graduação Nexos conceituais de número como sustentação para o desenvolvimento de atividades de ensino, José Antonio Araújo Andrade, Maria do Carmo Pacheco de Toledo Costa, Rosana Maria Mendes
  • 2010, Monografia de Graduação As potencialidades do software Kig no processo de ensino e aprendizagem de Geometria, Amanda Oliveira Castro, Stefânia Efigênia Izá, Rosana Maria Mendes

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (1)

  • 2014,, Departamento de Ciências Exatas, Nacional,

Orientações de Pós-Graduação (19)

  • Mestrado, DEBORA HIPOLITO DE SOUZA, 08/2023 - 05/2024 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ELAINE TAVARES ÁVILA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, UALISSON MARTINS DE ANDRADE, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, YNARA BERNARDES DE LIMA, 03/2024 - 03/2024 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARCELA APARECIDA COSTA, 03/2019 - 11/2020 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RITA DE CASSIA MARINHO, 03/2020 - 07/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, VANDA VIEIRA LINHARES PERDOMO, 04/2021 - , Concluída em 04/2023
  • Mestrado, JOCIONE APARECIDA MARMONTELO, 03/2019 - , Concluída em 02/2022
  • Mestrado, DÉBORA RESENDE PEREIRA BARBOSA, 03/2019 - , Concluída em 02/2022
  • Mestrado, ANA CLARA DIAS BERNARDINO DE AVELAR, 07/2020 - , Concluída em 02/2022
  • Mestrado, DEBORA HIPOLITO DE SOUZA, 03/2022 - 08/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ADRIELLY ANTONIA SANTOS GOMES, 02/2020 - , Concluída em 11/2022
  • Mestrado, MARISA MARIA LEMES, 04/2021 - 04/2024 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, TAMARA TAVARES DE SOUZA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CÍNTIA DE FÁTIMA BOTELHO, 03/2022 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, LUCIENE DE SOUZA SANTOS, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, GUILHERME GARCIA FERNANDES, 03/2022 - , Concluída em 08/2024
  • Mestrado, RITA DE CASSIA MARINHO, 08/2023 - , Concluída em 08/2024
  • Mestrado, LEONICE SILVÉRIO DE CARVALHO, 02/2022 - , Concluída em 08/2024

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.56
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 05/11/2024 07:33