mauriceia silva de paula vieira

DEL - DEPARTAMENTO DE ESTUDOS DA LINGUAGEM

Produção Intelectual

Coordenação de Bases de Pesquisa (2)

  • 11/2021 Grupo de Pesquisa em Estudos Funcionalistas:Texto, Discurso e Gramática,
  • 02/2016 GRUPO DE ESTUDO E PESQUISA: LEITURA e ESCRITA EM MÚLTIPLOS CONTEXTOS,

Artigos (19)

  • 2019, , Tiras cômicas e charges: potencialidades para promover o letramento multimodal, ISSN: 22367268
  • 2017, , Questões de Letramento a partir do gênero notícia, ISSN: 22367268
  • 2017, , Letramento multimodal e argumentação: análise de estratégias persuasivas no anúncio publicitário, ISSN: 19833652
  • 2017, , Debate eleitoral: uma análise dos operadores argumentativos, ISSN: 19836988
  • 2016, , Práticas de produção escrita: análise das estratégias argumentativas no gênero artigo de opinião., ISSN: 22378758
  • 2014, , O gênero infográfico: características e funções., ISSN: 22367268
  • 2014, , Leitura e tecnologias digitais: quo vadis?, ISSN: 19809026
  • 2014, , Letramento digital: investigando o uso das tecnologias digitais no ensino da leitura, ISSN: 19809026
  • 2014, , A proficiência leitora: investigando o dcesenvolvimento de habilidades leitoras no ensino médio, ISSN: 22367268
  • 2013, , O TRABALHO COM O GÊNERO PROVÉRBIO EM SALA DE AULA, ISSN: 19814755
  • 2013, , O MECANISMO DA REPETIÇÃO EM TEXTOS PUBLICITÁRIOS: Em busca de uma caracterização, ISSN: 23190825
  • 2013, , O mecanismo da repetição em textos publicitários:em busca de uma caracterização, ISSN: 23190825
  • 2013, , O TRABALHO COM O GÊNERO PROVÉRBIO EM SALA DE AULA., ISSN: 15177238
  • 2013, , O TRABALHO COM O LÉXICO EM SALA DE AULA: DESAFIOS PARA O ENSINO DE LÍNGUA MATERNA, ISSN: 23172347
  • 2013, , Letramento digital: o uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura, ISSN: 22376607
  • 2012, , A leitura de textos multissemióticos: novos desafios para velhos problemas, ISSN: 22378758
  • 2012, , Linguagens que se entrelaçam no gênero infográfico, ISSN: 19809026
  • 2012, , A produção de textos no Exame Nacional do Ensino Médio: uma reflexão e um contraponto, ISSN: 0102389X
  • 2012, , Haicai: entrelaçando diferentes culturas no estudo de gêneros, ISSN: 19809026

Publicação em Eventos (107)

  • 2019, , Análise linguística e ensino: refletindo sobre os usos sociais da língua, VIII Encontro de Estudos da Linguagem e VII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: Linguagem, arte e o político,
  • 2019, , Carta do leitor: uma análise da manifestação sintática da classe dos verbos de obtenção, VIII Encontro de Estudos da Linguagem e VII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: Linguagem, arte e o político,
  • 2019, , Argumentação jurídica: o uso de modalizadores como estratégia argumentativa no gênero petição, III Intercâmbio de pesquisas de Estudantes de Letras,
  • 2019, , Um estudo do processo de construção de referentes no gênero charge, III Intercâmbio de pesquisas de Estudantes de Letras,
  • 2019, , O gênero infográfico a partir da multimodalidade, III Intercâmbio de pesquisas de Estudantes de Letras,
  • 2019, , Ensino da leitura no ensino médio: uma análise do processo de avaliação seriada da Ufla, III Intercâmbio de pesquisas de Estudantes de Letras,
  • 2019, , Menina bonita do laço de fita: análise de diferentes recursos multimodais como potencialidades na contação de histórias, II Encontro de contadores de história: os encantadores de histórias: práticas orais, memória e arte narrativa,
  • 2019, , Gênero multimodal charge e suas contribuições para os multiletramentos, II Encontro de contadores de história: os encantadores de histórias: práticas orais, memória e arte narrativa,
  • 2019, , Mídia e contação de histórias: reflexões sobre o letramento multimodal na formação do leitor, II Encontro de contadores de história: os encantadores de histórias: práticas orais, memória e arte narrativa,
  • 2019, , Leitura e Letramento multimodal: pressupostos teóricos e ações pedagógicas para a formação do leitor, II Encontro de contadores de história: os encantadores de histórias: práticas orais, memória e arte narrativa,
  • 2019, , Carta do leitor: uma verificação sobre existência de uma estrutura argumental preferida na classe dos verbos de obtenção, III Intercâmbio de pesquisas de Estudantes de Letras,
  • 2019, , Referenciação em textos multimodais: uma análise do processo de recategorização de referentes no gênero charge, VIII Encontro de Estudos da Linguagem e VII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: Linguagem, arte e o político,
  • 2019, , Argumentação jurídica: o uso de modalizadores como estratégia argumentativa no gênero petição, VIII Encontro de Estudos da Linguagem e VII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: Linguagem, arte e o político,
  • 2019, , Análise dos recursos semióticos no gênero infográfico, VIII Encontro de Estudos da Linguagem e VII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: Linguagem, arte e o político,
  • 2019, , O humor no gênero tirinha: análise dos recursos semióticos que contribuem para a construção do cômico, VIII Encontro de Estudos da Linguagem e VII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: Linguagem, arte e o político,
  • 2019, , O uso dos gêneros textuais em processos seletivos de avaliação seriada, VIII Encontro de Estudos da Linguagem e VII Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: Linguagem, arte e o político,
  • 2018, , Letramento multimodal e argumentação: análise dos mecanismos enunciativos em gêneros textuais multimodais, Simposio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,
  • 2017, , leitura e produção de inferências em processos seletivos de avaliação seriada., VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem,
  • 2017, , A argumentação e multimodalidade na tira humorística: análise dos mecanismos enunciativos, IX Simposio Internacional de Gêneros Textuais - SIGET,
  • 2017, , Leitura e multimodalidade: os gêneros multimodais no ENEM, 18th World Congress of Applied Linguistics,
  • 2017, , A argumentação em textos multimodais: uma análise dos mecanismos enunciativos presentes na charge humorística., V Encuentro Internacional del Interaccionismo sociodiscursivo - Actividad de lenguaje, textos y discursos: recorridos de investigacion e intervencion,,
  • 2017, , Argumentação e multimodalidade: uma análise dos mecanismos enunciativospresentes em gêneros multimodais., VII Encontro de Estudos da Linguagem e VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem,
  • 2017, Jeniffer Aparecida Pereira da Silva, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Letramento literário e multimodalidade na formação do leitor, I Encontro de contadores de histórias: contando e recontando a literatura em suas histórias, Trabalho Completo
  • 2017, , Letramento multimodal e habilidades de leitura no ensino Médio, IV Colóquio de Letramentos, linguagem e Ensino.,
  • 2016, , Práticas sociais de leitura e letramento digital: impactos na formação de leitores proficientes., III Jornadas Internacionais Descobrindo Culturas em Língua Portuguesa.,
  • 2016, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Práticas de produção escrita: análise das estratégias argumentativas no gênero artigo de opinião, Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, Trabalho Completo
  • 2016, Érica de Souza Antônio, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Linguagem escrita: uma análise da coesão por reiteração empregada nas produções textuais de alunos do ensino médio, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: ?Linguagem, Tecnologia e Espaço Social?, Trabalho Completo
  • 2016, Jeniffer Aparecida Pereira da Silva, Paula Silva Abreu, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Análise de campanhas publicitárias em sala de aula: o trabalho com a multimodalidade e os multiletramentos ., VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: ?Linguagem, Tecnologia e Espaço Social?, Trabalho Completo
  • 2016, Lucas Mariano de Jesus, Mauriceia Silva de Paula Vieira, A produção de fanfictions: uma estratégia para promover o letramento digital, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: ?Linguagem, Tecnologia e Espaço Social?, Trabalho Completo
  • 2016, Michelle Rie Hashimoto, Lívia Barbosa de Paula, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Gênero história em quadrinhos para o ensino-aprendizagem de textos multimodais, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: ?Linguagem, Tecnologia e Espaço Social?, Trabalho Completo
  • 2016, , Letramento digital: diagnóstico sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura em escolas públicas do município de Lavras, III Encontro de Pesquisadores Mineiros,
  • 2015, , PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA MEDIADAS POR TECNOLOGIAS., II ENCONTRO DE PESQUISADORES MINEIROS: PESQUISA E REFLEXÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA- CAPES/FAPEMIG ? Edital 13/2012,
  • 2015, , Letramento digital: diagnóstico sobre o uso de tecnologias da informação e da comunicação no ensino da leitura, II ENCONTRO DE PESQUISADORES MINEIROS: PESQUISA E REFLEXÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA- CAPES/FAPEMIG Edital 13/2012,
  • 2015, Helena Maria Ferreira, Mauriceia Silva de Paula Vieira, PRÁTICAS SOCIAIS DE LEITURA MEDIADAS POR TECNOLOGIAS., II ENCONTRO DE PESQUISADORES MINEIROS: PESQUISA E REFLEXÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA- CAPES/FAPEMIG ? Edital 13/2012, 2015,, Trabalho Completo
  • 2015, , Linguagem escrita: uma análise da coesão por reiteração empregada nas produções textuais de alunos do ensino médio, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: ?Linguagem, Tecnologia e Espaço Social?,
  • 2015, , Gênero história em quadrinhos para o ensino aprendizagem de textos multimodais, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V encontro Internacional de Estudos da Línguagem,
  • 2015, , A produção de fanfictions: uma estratégia para promover o letramento digital, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V encontro Internacional de Estudos da Línguagem,
  • 2015, , Análise de campanhas publicitárias em sala de aula: o trabalho com a multimodalidade e os multiletramentosA MULTIMODALIDADE E OS MULTILETRAMENTOS, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V encontro Internacional de Estudos da Línguagem,
  • 2015, , Linguagem escrita: uma análise da coesão por reiteração empregada nas produções textuais de alunos do ensino médio, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V encontro Internacional de Estudos da Línguagem,
  • 2015, Érica de Souza Antônio, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Linguagem escrita: uma análise da coesão por reiteração empregada nas produções textuais de alunos do ensino médio, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V encontro Internacional de Estudos da Línguagem, Trabalho Completo
  • 2015, Michelle Rie Hashimoto, Lívia Barbosa de Paula, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Gênero história em quadrinhos para o ensino aprendizagem de textos multimodais, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V encontro Internacional de Estudos da Línguagem, Trabalho Completo
  • 2015, Lucas Mariano de Jesus, Mauriceia Silva de Paula Vieira, A produção de fanfictions: uma estratégia para promover o letramento digital, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V encontro Internacional de Estudos da Línguagem, Trabalho Completo
  • 2015, , Análise de campanhas publicitárias em sala de aula: o trabalho com a multimodalidade e os multiletramentos ., VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: ?Linguagem, Tecnologia e Espaço Social?,
  • 2015, , A produção de fanfictions: uma estratégia para promover o letramento digital, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: ?Linguagem, Tecnologia e Espaço Social?,
  • 2015, , Gênero história em quadrinhos para o ensino-aprendizagem de textos multimodais, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: ?Linguagem, Tecnologia e Espaço Social?,
  • 2015, Jeniffer Aparecida Pereira da Silva, Paula Silva Abreu, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Análise de campanhas publicitárias em sala de aula: o trabalho com a multimodalidade e os multiletramentosA MULTIMODALIDADE E OS MULTILETRAMENTOS, VI Encontro de Estudos da Linguagem e V encontro Internacional de Estudos da Línguagem, Trabalho Completo
  • 2014, , Leitura e tecnologias digitais: quo vadis?, 19 Congresso de Leitura No Brasil,
  • 2014, , Letramento digital: investigando o uso das tecnologias digitais no ensino da leitura, 19 Congresso de Leitura No Brasil,
  • 2014, , I Colóquio de Extensão Universitária na Educação a Distância, I Colóquio de Extensão Universitária na Educação a Distância - CONEXED,
  • 2014, , 25ª Jornada Nacional do GELNE, 25ª Jornada Nacional do GELNE,
  • 2014, , Letramento digital: o uso de tecnologias como mediadoras no processo de ensino aprendizaem da leitura, 25ª Jornada Nacional do GELNE,
  • 2014, , Letramento digital: a leitura no contexto de múlplas linguagens, IV Simposio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,
  • 2014, Danielle Cristine Silva, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Letramento digital: investigando o uso das tecnologias digitais no ensino da leitura, 19 COLE, Resumo
  • 2014, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Leitura e tecnologias digitais: quo vadis?, 19 COLE, Resumo
  • 2013, , Multimodalidade e multissemiose na formação de leitores proficientes: um estudo na perspectiva dos gêneros textuais., VII SIGET - Simposio Internacional de Estudos sobre Gêneros Textuais,
  • 2013, , Letramento digital: o uso de tecnologias da informação e comunicação em escolas públicas mineiras, XIV Nacional de letras e Linguística e IV simposio Internacional de Letras e Linguística,
  • 2013, , Práticas de estágio supervisionado: o que são e para quê servem., Seminário de Práticas Pedagógicas e Estágio Supervisionado,
  • 2013, , O gênero infográfico: características e funções, II Colóquio Letramento, Linguagem e Ensino,
  • 2013, , O infográfico em questão, IV Simposio Internacional de Estudos Linguísticos e Literários da UFTM,
  • 2013, , Multimodalidade e multissemiose na formação de leitores proficientes: um estudo na perspectiva dos gêneros textuais., III Simposio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística,
  • 2013, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Letramento digital: o uso de tecnologias da informação e comunicação em escolas públicas mineiras, XIV Nacional de letras e Linguística e IV simposio Internacional de Letras e Linguística, Resumo
  • 2013, Mauriceia Silva de Paula Vieira, A leitura no contexto de múltiplas linguagens., III Simposio Nacional de Letras e Linguística e II Simpósio Internacional de Letras e Linguística, Resumo
  • 2013, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Multimodalidade e multissemiose na formação de leitores proficientes: um estudo na perspectiva dos gêneros textuais., VII SIGET - Simposio Internacional de Estudos sobre Gêneros Textuais, Resumo
  • 2012, Mauriceia Silva de Paula Vieira, A leitura de textos multissemióticos: novos desafios para velhos problemas., II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa, Resumo
  • 2012, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Multimodalidade e Multissemiose: desafios para a formação de leitores proficientes., II Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - SINIEL, Resumo
  • 2012, , A importância da leitura no contexto da formação cultural e profissional, VII Semana do Livro e da Biblioteca da UFLA,
  • 2012, , A produção de textos no Exame Nacional do Ensino Médio: uma reflexão e um contraponto, 18 Congresso de Leitura do Brasil,
  • 2012, , O PIBID e a articulação entre ensino X pesquisa X extensão: potencialidades para a formação do professor de português, Jornada Científica de Letras,
  • 2012, , A produção do artigo de opinião no ensino médio: desafios ao professor de língua portuguesa, VIII Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica,
  • 2012, , O uso da sequência didática como ferramenta para o ensino do artigo de opinião, VIII Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica,
  • 2012, , Estratégias de coesão referencial no gênero carta do leitor, VIII Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica,
  • 2012, , Linguagens que se entrelaçam no gênero infográfico, Congresso de Leitura no Brasil,
  • 2012, , A produção textual na perspectiva teórica dos gêneros: um diálogo promissor, II Simposio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,
  • 2012, , A leitura de textos multissemióticos: novos desafios para velhos problemas., II Simpósio Internacional de Ensino de Língua Portuguesa,
  • 2012, , Multimodalidade e Multissemiose: desafios para a formação de leitores proficientes., II Simpósio Internacional do Núcleo Interdisciplinar de Estudos da Linguagem - SINIEL,
  • 2012, , A produção de textos no ENEM: uma análise sob a ótica dos gêneros textuais, II Simpósio Internacional de ensino de Língua Portuguesa,
  • 2012, , A coesão referencial no gênero carta do leitor: um estudo dos mecanismos discursivos., VIII Congresso Mineiro de Formação de Professores para a Educação Básica,
  • 2011, , Linguagem e cognição nas interações mediadas pelo computador, XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística,
  • 2011, , Gêneros textuais e multissemiose: uma análise do infográfico, II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID - UFG,
  • 2011, , A leitura de textos multissemióticos no livro didático de língua portuguesa., II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID - UFG,
  • 2011, , Novos letramentos: o infográfico em pauta, IV encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: comunidade, escola e tecnologia: entre o não ainda e o já passou,
  • 2011, , O gênero infográfico no livro didático de Língua Portuguesa., IV encontro de Estudos da Linguagem e III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem,
  • 2011, , O gênero infográfico no livro didático de Língua Portuguesa, IV encontro de Estudos da Linguagem e III encontro Internacional de Estudos da Linguagem,
  • 2011, , Gêneros orais e escritos na escola: mediações pedagógicas para o ensino da escrita, Fórum de Integração Universitária,
  • 2011, , A leitura do infográfico, um gênero multissemiótico., I Simpósio de letras: linguagem , língua e literatura.,
  • 2011, , Multissemiose e Multimodalidade: em busca de um conceito., I Simpósio de letras: linguagem , língua e literatura.,
  • 2011, , Resumo: um estudo das estratégias linguísticas empregadas em sua composição., I Simpósio de letras: linguagem , língua e literatura.,
  • 2011, , O gênero resumo em questão: um estudo sobre as condições de produção no contexto universitário., I Simpósio de letras: linguagem , língua e literatura.,
  • 2011, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Linguagem e cognição nas interações mediadas pelo computador, XIII Simpósio Nacional de Letras e Linguística e III Simpósio Internacional de Letras e Linguística, Resumo
  • 2011, Patricia Alves da Silva, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Gêneros textuais e multissemiose: uma análise do infográfico, II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID - UFG, Resumo
  • 2011, Mauriceia Silva de Paula Vieira, A leitura de textos multissemióticos no livro didático de língua portuguesa., II Encontro Nacional das Licenciaturas e I Seminário Nacional do PIBID - UFG, Resumo
  • 2011, Paula Rita Alves da Silva, Patricia Alves da Silva, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Novos letramentos: o infográfico em pauta, IV encontro Nacional de Hipertexto e Tecnologias Educacionais: comunidade, escola e tecnologia: entre o não ainda e o já passou, Resumo
  • 2011, Mauriceia Silva de Paula Vieira, O gênero infográfico no livro didático de Língua Portuguesa., IV encontro de Estudos da Linguagem e III Encontro Internacional de Estudos da Linguagem, Resumo
  • 2011, , Multissemiose e multimodalidade: em busca de um conceito, I Simpósio de Letras: linguagem, língua e literatura,
  • 2011, , A história em quadrinhos no contexto escolar: novos letramentos e multissemiose., I Simpósio de Letras: linguagem, língua e literatura,
  • 2011, , A leitura de textos multissemióticos: compreendendo os multiletramentos, I Simpósio de letras: linguagem , língua e literatura.,
  • 2010, , Redes e relações: oralidade, escrita e interações mediadas pelo computador, III Coloquio Internacional sobre letramento e cultura escrita,
  • 2009, Mauriceia Silva de Paula Vieira, O texto científico enquanto objeto de ensino: das normas à criação, 17o. Cole, Resumo
  • 2009, , O texto científico enquanto objeto de ensino: das normas à criação, 17o. Cole,
  • 2007, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Linguagem, cognição e processamento discursivo: um olhar sobre a contrafactualidade, a metalinguagem e a intertextualidade, V Congresso Internacional da Associação Brasileira de linguística, Resumo
  • 2007, , Cognição e Metalinguagem nas interações mediadas por computador, V congresso Internacional da Associação Brasileira de Linguística,
  • 2006, , Linguistica Cognitiva e referenciação, VI Semana de Eventos da Faculdade de Letras - SEVFALE,
  • 2006, , A referenciação metalinguística nas interações mediadas por computador, III Conferencia Linguística e Cognição,
  • 2006, , A referenciação metalinguística nas interações mediadas por computador, XI Silel,
  • 2006, Mauriceia Silva de Paula Vieira, A referenciação metalinguística nas interações mediadas por computador, XI Simpósio Nacional e I Simpósio Internacional de Letras e Linguística, Resumo
  • 2005, , A mesclagem de vozes no gênero textual Carta do leitor, I Encontro Mineiro de Análise do Discurso,
  • 2001, , Vozes do cotidiano: a polifonia nas crônicas - o Brasil pelado e O dia em que descobrimos a desamérica - do autor Antonio Barreto., III Semana de Iniciação Cientifica - PIC,

Capítulos de Livros (20)

  • 2019, Experiência em extensão universitária: projetos interdisciplinares na EaD, Extensão Universitária da EAD: desafios e experiências da indissociabilidade entre pesquisa, ensino e extensão, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira
  • 2019, O humor no gênero tirinha: análise dos recursos semióticos que contribuem para a construção do cômico, Encontro de contadores de histórias: entre práticas orais, memória e arte narrativa, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Maria Eduarda Rufino da Silva
  • 2019, O humor no gênero tirinha: análise dos recursos semióticos que contribuem para a construção do cômico, Histórias em quadrinhos em diálogo, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Maria Eduarda Rufino da Silva
  • 2019, Explorando a multimodalidade em sala de aula:aspectos da textualidade do gênero tira de humor, Abordagens do texto em sala de aula, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira
  • 2019, Campanhas de conscientização e práticas de leitura: potencialidades para desenvolver o letramento multimodal, Abordagens do texto em sala de aula, Jeniffer Aparecida Pereira da Silva, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Paula Silva Abreu
  • 2019, Leitura e produção de inferências em processos seletivos de avaliação seriada, produção do conhecimento nas letras, linguísticas e artes, Claudia Alves Pereira Braga, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2018, Leitura e produção de inferências em processos seletivos de avaliação seriada, ENELIN 2017 textos completos/ VII Encontro de Estudos da Linguagem/ VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, instituições e práticas sociais., Claudia Alves Pereira Braga, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2018, A publicidade em diferentes contextos: impactos das tecnologias na (re)configuração do anúncio publicitário, ENELIN 2017 textos completos/ VII Encontro de Estudos da Linguagem/ VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, instituições e práticas sociais., ABREU, PAULA SILVA, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2018, A presença dos advérbios modalizadores como estratégia argumentativa no gênero charge, ENELIN 2017 textos completos/ VII Encontro de Estudos da Linguagem/ VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, instituições e práticas sociais., Jeniffer Aparecida Pereira da Silva, Irene Leide Almeida Miguez, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2018, Argumentação e multimodalidade: uma análise dos mecanismos enunciativos presentes em gêneros multimodais, ENELIN 2017 textos completos/ VII Encontro de Estudos da Linguagem/ VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, instituições e práticas sociais., Mauriceia Silva de Paula Vieira, Claudia Alves Pereira Braga
  • 2018, Letramento multimodal: a multimodalidade e suas implicações em diferentes contextos, ENELIN 2017 textos completos/ VII Encontro de Estudos da Linguagem/ VI Encontro Internacional de Estudos da Linguagem: linguagem, instituições e práticas sociais., Jeniffer Aparecida Pereira da Silva, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2017, O letramento multimodal nas práticas sociais de leitura: potencialidades para promover os multiletramentos., Concepção discursiva de linguagem: ensino e formação docente., Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira
  • 2017, Práticas de produção escrita: a argumentação em foco, Produção de textos: teoria e prática, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2017, Modalização: estratégia linguística na construção do artigo de opinião, Produção de textos: teoria e prática, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Lucas Mariano de Jesus
  • 2017, Letramento literário e multimodalidade na formação do leitor, anais do I encontro de contadores de histórias: contando e recontando histórias, Jeniffer Aparecida Pereira da Silva, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Estratégias pedagógicas em contextos digitais: técnicas para promover o letramento digital, Letramentos e práticas de ensino, Lucas Mariano de Jesus, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Multimodalidade, leitura e escrita: novas práticas de letramento, Língua Portuguesa: sujeito, leitura e produção, Helena Maria Ferreira, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Letramento multimodal: múltiplas práticas na construção do sujeito-leitor, #sou + tec: ensino de lingua(gem) e literatura, Helena Maria Ferreira, Marco Antonio Villarta Neder, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, O trabalho com o meio ambiente nas aulas de Língua Portuguesa: possibilidades para uma leitura multimodal, # sou + tec: ensino de lingua(linguagem) e literatura, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Marco Antonio Villarta Neder, Helena Maria Ferreira
  • 2014, Multimodalidade e multissemiose na formação de leitores proficientes: um estudo na perspectiva dos gêneros, Gêneros textuais e perspectivas de ensino, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Danielle Cristine Silva

Livros (3)

  • 2017, Produção de textos: teoria e prática, Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias, Marco Antonio Villarta-Neder, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2014, Gêneros textuais e perspectivas de ensino, Silvio Ribeiro da Silva, Ana Sílvia Moço Aparício, Danielle Cristine Silva, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2013, Concurso Literário da UFLA 2012, Andrea Portolomeos, Helena Maria Ferreira, Ilza Aparecida Gualberto Loureiro, Silvério José Coelho, Mauriceia Silva de Paula Vieira

Textos Didáticos (6)

  • 2013, Morfossintaxe, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2012, Redação Oficial, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2011, Leitura e produção de textos, Helena Maria Ferreira, Marco Antonio Villarta Neder, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2011, Introdução aos Estudos Linguísticos, Helena Maria Ferreira, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2011, Leitura e Produção de Textos: guia de estudos, Helena Maria Ferreira, Marco Antonio Villarta Neder, Raquel Marcia Fontes Martins, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2011, Redação oficial, Mauriceia Silva de Paula Vieira

Participações em Bancas de Concursos (2)

  • 2012, Congresso Latino americano de Formação de Professores de Língua, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2011, VI Congresso de Extensão - CONEX, Mauriceia Silva de Paula Vieira

Participações em Bancas de Cursos (224)

  • 2024, Qualificação de Mestrado MAPAS MENTAIS: UMA FERRAMENTA VISUAL PARA A COMPREENSAO E A ORGANIZACAO DO CONHECIMENTO NA PRODUCAO TEXTUAL, DAVID DE ANDRADE
  • 2024, Qualificação de Mestrado CHATGPT COMO RECURSO DE ENSINO DE LINGUAS ESTRANGEIRAS: ANALISE DAS POTENCIALIDADES, LIMITACOES E INTERACAO LINGUISTICA COM A MAQUINA, ROBERTO MAGALHAES
  • 2024, Qualificação de Mestrado Qualificacao realizada por meio de avaliacao escrita. ETHOS, CORPORALIDADE E CENOGRAFIA NAS MIDIAS DIGITAIS: A REPRESENTACAO SOCIAL ASSUMIDA PELA PRIMEIRA-DAMA JANJA NO CENARIO POLITICO BRASILEIRO, NATALIA SILVA DO LAGO
  • 2024, Qualificação de Mestrado Humor e Referenciacao: Uma Analise das Anaforas Indiretas nas Tiras de Andre Dahmer , ANA LUIZA ROSA DE OLIVEIRA
  • 2024, Qualificação de Mestrado A UTILIZACAO DE RECURSOS TECNOLOGICOS COMO FACILITADORES PEDAGOGICOS PARA PROFESSORES DE INGLES, DANIELE CRISTINA RODRIGUES MACIEL
  • 2024, Qualificação de Mestrado MAPAS MENTAIS: UMA FERRAMENTA VISUAL PARA A COMPREENSAO E A ORGANIZACAO DO CONHECIMENTO NA PRODUCAO TEXTUAL, DAVID DE ANDRADE
  • 2024, Dissertação de Mestrado AS POSSIBILIDADES DO USO DO MINECRAFT EDUCATION PARA O ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCACAO BASICA, ROBERTA APARECIDA ZACARONI
  • 2024, Qualificação de Mestrado TEMPO INTEGRAL E DEFASAGEM DE LEITURA: ANALISE DAS ACOES DESENVOLVIDAS PARA A MITIGACAO DA DEFASAGEM DE LEITURA DOS ESTUDANTES DE UMA ESCOLA PUBLICA , RODRIGO GUALBERTO DA COSTA
  • 2024, Qualificação de Mestrado A FORMACAO DOS PROFESSORES DE LITERATURA: PERSPECTIVAS E QUESTOES, THAYNARA DE CARVALHO PEREIRA
  • 2024, Qualificação de Mestrado LЕІTURА NO ЕNSІNO MEDІO: UMА АNALІSЕ DАS HАBІLІDАDЕS DЕ LЕІTURА ЕM LINGUА ІNGLЕSА , RENATA CARVALHO NETO AMORIM
  • 2024, Qualificação de Mestrado A formacao continuada e a multipla jornada das professoras da rede publica de educacao, PRISCILA FERNANDA DA COSTA GARCIA
  • 2024, Qualificação de Mestrado PRODUCAO DE ANIMACAO INSTRUCIONAL DE LINGUA PORTUGUESA PARA ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, ANDRÉA DA SILVA BRANDÃO MAPPA
  • 2024, Qualificação de Mestrado ANTES, DURANTE E POS PANDEMIA DE COVID-19: UM ESTUDO SOBRE A FORMACAO DE PROFESSORES EM CALL PARA O ENSINO DE LINGUA INGLESA, LAYSA CRISTINA DE OLIVEIRA
  • 2024, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE PRODUCAO TEXTUAL: O TRABALHO COM O GENERO ARTIGO DE OPINIAO NO 9º ANO., RENATA GONÇALVES DE FARIA CUNHA
  • 2024, Qualificação de Mestrado ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MEDIO: APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DENTRO DA PROPOSTA CURRICULAR, LIDIA APARECIDA SILVA CORREA
  • 2024, Qualificação de Mestrado O ENSINO DE LITERATURA NO ENSINO MEDIO: ENTRE OS TEXTOS E OS ESTUDANTES, TALITA YARA OLIVEIRA
  • 2024, Qualificação de Mestrado Bakhtin, leitor de Husserl: um correlacionamento entre a fenomenologia de Investigacoes logicas e a teoria de Para uma filosofia do ato, FABIO LUIZ DE CASTRO DIAS
  • 2024, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE LEITURA LITERARIA E MEDIACAO DOCENTE NA EDUCACAO INFANTIL, LARISSA DE CARVALHO COSTA
  • 2024, Qualificação de Mestrado Da escrita alfabetica a ortografica: um estudo acerca das dificuldades de apreensao do sistema de escrita , LUCIANE VASCONCELOS RODRIGUES
  • 2024, Qualificação de Mestrado LETRAMENTO E ALFABETIZACAO: HABILIDADES DE LEITURA NO ENSINO FUNDAMENTAL 1, ROSELI APARECIDA DINIS HIPÓLITO
  • 2024, Dissertação de Mestrado A anafora indireta na construcao de sentido do genero tirinha: uma analise exploratoria., LETICIA SILVA RIBEIRO
  • 2024, Dissertação de Mestrado ALFABETIZACAO E PANDEMIA: PERCEPCOES DOCENTES SOBRE FORMACAO E PRATICA PEDAGOGICA, ELIZABETH DE JESUS ROMEU GARCIA
  • 2024, Dissertação de Mestrado LER E CONTAR HISTORIAS: UMA REFLEXAO SOBRE AS PRATICAS DE LEITURA NA EDUCACAO INFANTIL, FORTUNATA ROSÁRIA CIDALINO
  • 2024, Dissertação de Mestrado O ESTUDO DO TOPICO DISCURSIVO E A MANIFESTACAO DO RACISMO NAS TIRINHAS DO ARMANDINHO: uma analise da relacao entre linguagem e sociedade pela abordagem funcionalista. , CARLOS EDUARDO AMORIM
  • 2023, Qualificação de Mestrado LER E CONTAR HISTORIAS: UM ESTUDO SOBRE AS PRATICAS DE LEITURA E CONTACAO EDUCACAO INFANTIL , FORTUNATA ROSÁRIA CIDALINO
  • 2023, Qualificação de Mestrado A CONSTRUCAO DOS TOPICOS DISCURSIVOS: uma analise dasfuncoes pragmaticas nas tirinhas do Armandinho, CARLOS EDUARDO AMORIM
  • 2023, Qualificação de Mestrado Educacao em Tempo Integral: implicacoes para a formacao docente, JORDÂNIA DE CÁSSIA OLIVEIRA SILVA
  • 2023, Qualificação de Mestrado AS POSSIBILIDADES DO USO DO MINECRAFT EDUCATION PARA O ENSINO NO CONTEXTO DA EDUCACAO BASICA, ROBERTA APARECIDA ZACARONI
  • 2023, Dissertação de Mestrado Sentidos sobre a producao de texto na alfabetizacao: o que mudou na pratica docente durante a pandemia? , KENIA MARA NAVES NOGUEIRA DE ANDRADE
  • 2023, Dissertação de Mestrado O Tom do dizer/fazer: consideracoes sobre modalizacao a partir da perspectiva enunciativo-dialogica bakhtiniana, ANA LAURA DE OLIVEIRA NOGUEIRA
  • 2023, Dissertação de Mestrado AS MESMAS PALAVRAS, SEGUIDAS VEZES: ANALISE DO LIVRO DIDATICO APIS, DO 5º ANO, SOB A OTICA DISCURSIVA-DIALOGICA BAKHTINIANA, CLAUDIMIR JOSÉ DA SILVA
  • 2023, Dissertação de Mestrado WATTPAD: FERRAMENTA DE INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA, ROSANGELA ADRIANA DO AMARAL MEMENTO
  • 2023, Dissertação de Mestrado Os textos da tradicao oral no processo de ensino aprendizagem do sistema de escrita: propostas para alfaletrar. , MARIA DE LOURDES DE PAULA AMORIM NUNES
  • 2023, Qualificação de Mestrado A anafora indireta na construcao de sentido do genero tirinhas, LETÍCIA SILVA RIBEIRO
  • 2023, Dissertação de Mestrado PRATICAS DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: AS CONTRIBUICOES DOS CONTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS, ANTONIA FLÚVIA CARVALHO DOS SANTOS
  • 2023, Dissertação de Mestrado FORMACAO DO PROFESSOR DE APOIO PARA O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, FRANCIELLE DO CARMO FERREIRA SILVA
  • 2023, Dissertação de Mestrado A INTERTEXTUALIDADE MULTIMODAL EM MEMES DO INSTAGRAM: UMA ANALISE BASEADA NA GRAMATICA DO DESIGN VISUAL, WILLIAN FRANCISCO DE MOURA
  • 2023, Dissertação de Mestrado ALFABETIZACAO NO ENSINO REMOTO: PERCEPCOES DOCENTES SOBRE O TRABALHO PEDAGOGICO COM A LEITURA E A ESCRITA, LEANDRA APARECIDA DE SOUSA SOUZA
  • 2023, Dissertação de Mestrado LEITURA LITERARIA EM AMBIENTES DIGITAIS: PERCEPCOES DOCENTES NO USO DE DISPOSITIVOS DIGITAIS NO ENSINO REMOTO , JOSIELE VITA DA SILVA TAVARES
  • 2023, Dissertação de Mestrado ENTRE LER E CONTAR HISTORIAS: PERCEPCOES DE PROFESSORAS SOBRE AS PRATICAS PEDAGOGICAS LITERARIAS NO ENSINO REMOTO , MILLA REGINA SILVA
  • 2022, Monografia de Graduação PROMOCAO DA COMPETENCIA LEITORA POR MEIO DA METODOLOGIA ATIVA ENSINO HIBRIDO., KEILA APARECIDA DE CARVALHO
  • 2022, Monografia de Graduação PROMOCAO DA COMPETENCIA LEITORA POR MEIO DA METODOLOGIA ATIVA ENSINO HIBRIDO., MARCILENI DOS SANTOS
  • 2022, Qualificação de Mestrado A INTERTEXTUALIDADE MULTIMODAL EM MEMES DO INSTAGRAM: UMA ANALISE BASEADA NA GRAMATICA DO DESIGN VISUAL, WILLIAN FRANCISCO DE MOURA
  • 2022, Monografia de Graduação O USO DO INTERNETES NAS PRODUCOES ESCRITAS EM AMBIENTES VIRTUAIS E NAO VIRTUAIS., FLAVIA DOS REIS ABREU
  • 2022, Monografia de Graduação A MULTIMODALIDADE NO DESENVOLVIMENTO DA FORMACAO DO LEITOR COMPETENTE., DANIELE FIRMINO MONTEIRO SOUSA
  • 2022, Dissertação de Mestrado ESTADO DE EXCECAO, VIDA NUA ERACIONALIDADE NEOLIBERAL NA EDUCACAO, TÚLIO ALMEIDA ROCHA PIRES
  • 2022, Dissertação de Mestrado O GENERO DISCURSIVO HISTORIA EM QUADRINHOS: ABORDAGEM DA LEITURA EM LIVROS DIDATICOS DESTINADOS AOS ANOS INICIAIS, ADRIANA RODRIGUES DE SOUZA
  • 2022, Dissertação de Mestrado LINGUAGEM ONLINE: UM ESTUDO SOBRE HASHTAGS NA REDE SOCIAL FACEBOOK, ANDERSON VITOR DOS SANTOS MENDES
  • 2022, Dissertação de Mestrado Efeitos de Humor no Genero Tirinha: Uma Analise Linguistico-Semiotica, MARIA EDUARDA SILVA RUFINO
  • 2022, Dissertação de Mestrado O HUMOR NA/E A LINGUA: ANALISE DE MECANISMOS LINGUISTICOS, SEMIOTICOS E DISCURSIVOS PARA A CONSTRUCAO DO HUMOR NAS TIRINHAS DE ADAO ITURRUSGARAI , MARIA EDUARDA SILVA RUFINO
  • 2022, Qualificação de Mestrado A contribuicao dos textos da tradicao oral para a aprendizagem do sistema de escrita no processo de alfabetizacao., MARIA DE LOURDES DE PAULA AMORIM NUNES
  • 2022, Qualificação de Mestrado PRATICAS DE LEITURA NO CONTEXTO ESCOLAR: AS CONTRIBUICOES DOS CONTOS PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES LEITORAS, ANTONIA FLÚVIA CARVALHO DOS SANTOS
  • 2022, Qualificação de Mestrado WATTPAD: FERRAMENTA DE INCENTIVO A LEITURA E A ESCRITA, ROSANGELA ADRIANA DO AMARAL MEMENTO
  • 2022, Qualificação de Mestrado Sentidos sobre a producao de texto na alfabetizacao: o que mudou na pratica docente durante a pandemia? , KENIA MARA NAVES NOGUEIRA DE ANDRADE
  • 2022, Qualificação de Mestrado O Tom do dizer/fazer: consideracoes sobre modalizacao a partir da perspectiva enunciativo-dialogica bakhtiniana, ANA LAURA DE OLIVEIRA NOGUEIRA
  • 2022, Qualificação de Mestrado AS MESMAS PALAVRAS, SEGUIDAS VEZES: ANALISE DO LIVRO DIDATICO APIS, DO 5º ANO, SOB A OTICA DISCURSIVA-DIALOGICA BAKHTINIANA, CLAUDIMIR JOSÉ DA SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado LEITURA EM AMBIENTE DIGITAL PARA CRIANCAS: UM ESTUDO A PARTIR DO APLICATIVO “CRIANCEIRAS – POEMAS DE MANOEL DE BARROS”, ARIANA ALVES DA SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado LEITURA LITERARIA EM AMBIENTES DIGITAIS: ENTRE A FORMACAO E A MEDIACAO DOCENTE DE PRATICAS INOVADORAS, JOSIELE VITA DA SILVA TAVARES
  • 2022, Qualificação de Mestrado ESTRATEGIAS DE LEITURA E LETRAMENTO LITERARIO NA EDUCACAO INFANTIL, MILLA REGINA SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado ACOES PEDAGOGICAS NO ENSINO DA LEITURA E DA ESCRITA EM CONTEXTO DE PANDEMIA , LEANDRA APARECIDA DE SOUSA SOUZA
  • 2022, Qualificação de Mestrado Estado de excecao, neoliberalismo e educacao., TÚLIO ALMEIDA ROCHA PIRES
  • 2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO DO PROFESSOR DE APOIO PARA O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, FRANCIELLE DO CARMO FERREIRA SILVA
  • 2022, Qualificação de Mestrado FORMACAO DO PROFESSOR DE APOIO PARA O USO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS, FRANCIELLE DO CARMO FERREIRA SILVA
  • 2022, Dissertação de Mestrado O FENOMENO DA REFERENCIACAO NAS TIRAS DE ARMANDINHO: UMA ANALISE SOBRE A CONSTRUCAO DAS ANAFORAS EM TEXTOS MULTIMODAIS, ALINE GABRIELLE CORREIA DA COSTA
  • 2022, Dissertação de Mestrado Analise da videoanimacao Out of Sight a luz da Semiotica Social, ISABELA VIEIRA LIMA
  • 2022, Qualificação de Mestrado O HUMOR NA/E A LINGUA: ANALISE DE MECANISMOS LINGUISTICOS-SEMIOTICOS E DISCURSIVOS PARA A CONSTRUCAO DO HUMOR NO GENERO TIRINHA, MARIA EDUARDA SILVA RUFINO
  • 2022, Dissertação de Mestrado A CONSCIENCIA FONOLOGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: ANALISE DO CURSO DE FORMACAO CONTINUADA EM PRATICAS DE ALFABETIZACAO, ROSIVÂNIA DINIZ ARAÚJO
  • 2022, Dissertação de Mestrado AS EXPRESSOES NOMINAIS NA CONSTRUCAO DA COESAO REFERENCIAL EM TEXTOS DE OPINIAO: uma analise de textos do PAS II, CLAUDIA ALVES PEREIRA BRAGA
  • 2022, Dissertação de Mestrado A PRODUCAO DE UM CURSO ONLINE ABERTO E MASSIVO (MOOC) PARA A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES DO ENSINO MEDIO , PAULA TERRA DUARTE LIMA
  • 2022, Qualificação de Mestrado Linguagem online: multimodalidade, funcionalismo e translinguagem no genero digital hashtag, ANDERSON VITOR DOS SANTOS MENDES
  • 2022, Qualificação de Mestrado Linguagem online: multimodalidade, funcionalismo e translinguagem no genero digital hashtag, ANDERSON VITOR DOS SANTOS MENDES
  • 2022, Dissertação de Mestrado A LEITURA DO GENERO ANUNCIO PUBLICITARIO / PUBLIPOST E A FORMACAO DE LEITORES, NAYARA CLAUDIA RIBEIRO
  • 2022, Qualificação de Mestrado MARCAS DE ORALIDADE EM TEXTOS MULTIMODAIS: UMA ANALISE NO GENERO CHARGE, EDINA APARECIDA DA SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado ABORDAGEM DO GENERO DISCURSIVO HISTORIA EM QUADRINHOS EM LIVRO DIDATICO DE LINGUAPORTUGUESA DESTINADO AOS ANOS INICIAIS, ADRIANA RODRIGUES DE SOUZA
  • 2021, Dissertação de Mestrado ESTRATEGIAS DE COMPREENSAO LEITORA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDATICAS PARA O TRABALHO COM O GENERO VIDEOANIMACAO, ALINE IRACY RODRIGUES SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado Analise da videoanimacao Out of Sight a luz da Semiotica Social, ISABELA VIEIRA LIMA
  • 2021, Qualificação de Mestrado O FENOMENO DA REFERENCIACAO EM TIRAS DE HUMOR: UMA ANALISE MULTIMODAL, ALINE GABRIELLE CORREIA DA COSTA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A LEITURA DO GENERO ANUNCIO PUBLICITARIO / PUBLIPOST E A FORMACAO DE LEITORES: UMA ANALISE NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS, NAYARA CLAUDIA RIBEIRO
  • 2021, Qualificação de Mestrado COESAO TEXTUAL: UMA ANALISE DA COESAO REFERENCIAL EM TEXTOS DE OPINIAO PRODUZIDOS POR ALUNOS DO ENSINO MEDIO, CLAUDIA ALVES PEREIRA BRAGA
  • 2021, Qualificação de Mestrado A CONSCIENCIA FONOLOGICA NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO: ANALISE DO CURSO DE FORMACAO CONTINUADA EM PRATICAS DE ALFABETIZACAO, ROSIVÂNIA DINIZ ARAÚJO
  • 2021, Qualificação de Mestrado ESTRATEGIAS DE COMPREENSAO LEITORA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDATICAS PARA O TRABALHO COM O GENERO VIDEOANIMACAO, ALINE IRACY RODRIGUES SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado ESTRATEGIAS DE COMPREENSAO LEITORA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDATICAS PARA O TRABALHO COM O GENERO VIDEOANIMACAO, ALINE IRACY RODRIGUES SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado ESTRATEGIAS DE COMPREENSAO LEITORA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADES DIDATICAS PARA O TRABALHO COM O GENERO VIDEOANIMACAO, ALINE IRACY RODRIGUES SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado APRENDENDO A ENSINAR ONLINE: REFLEXOES SOBRE A PRODUCAO DE UM CURSO ONLINE ABERTO E MASSIVO (MOOC) PARA A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES, PAULA TERRA DUARTE LIMA
  • 2021, Dissertação de Mestrado REFERENCIACAO E HUMOR: UMA INVESTIGACAO ACERCA DO PROCESSO DE RECATEGORIZACAO EM CHARGES DE CUNHO POLITICO VEICULADAS NO INSTAGRAM , KÉTICIA LHIRROZI BUENO ALVES DE SOUZA
  • 2021, Dissertação de Mestrado CINECLUBE: A ARQUITETONICA DO SUJEITO ESPECTADOR A PARTIR DO AUDIOVISUAL. , LUCIMARA GRANDO MESQUITA
  • 2021, Dissertação de Mestrado AS IMPLICACOES DA LINGUAGEM DAS REDES SOCIAIS NA PRODUCAO TEXTUAL EM PROCESSOS SELETIVOS PARA INGRESSO NO ENSINO SUPERIOR, ALESSANDRA MARIA DO CARMO ALVES
  • 2021, Dissertação de Mestrado OS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO E LETRAMENTO, MÁRCIA APARECIDA DA SILVA COSTA
  • 2021, Qualificação de Mestrado “PRECISA DE UM CUIDADO, UM SABER ANTERIOR, TEM QUE SE PREPARAR”: A PERCEPCAO DOCENTE A RESPEITO DAS PROPOSTAS PEDAGOGICAS COM A LEITURA E A CONTACAO DE HISTORIAS NA EDUCACAO INFANTIL, CLÁUDIA ROQUINI NASCIMENTO
  • 2021, Dissertação de Mestrado Uma analise das metafuncoes da Gramatica do Design Visual: possibilidades para a leitura de textos em movimento, JOÃO MILLER DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado UMA PROPOSTA DE ANALISE DO GENERO VIDEOANIMACAO A LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LINGUA PORTUGUESA, VANILDA APARECIDA BELIZÁRIO
  • 2021, Dissertação de Mestrado UMA PROPOSTA DE ANALISE DO GENERO VIDEOANIMACAO A LUZ DOS PRESSUPOSTOS DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR DE LINGUA PORTUGUESA, VANILDA APARECIDA BELIZÁRIO
  • 2021, Dissertação de Mestrado Uma analise da modalizacao em uma videoanimacao: estrategias de construcao de sentidos, AMANDA JACKELINE SANTOS DA SILVA
  • 2021, Dissertação de Mestrado CINECLUBE: A ARQUITETONICA DO SUJEITO ESPECTADOR, LUCIMARA GRANDO MESQUITA
  • 2021, Dissertação de Mestrado A PRODUCAO TEXTUAL E A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES: PERCURSOS EM DIALOGO, MARIA JOSE ADRIANO
  • 2021, Dissertação de Mestrado O TRABALHO COM O GENERO VIDEOANIMACAO EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES DE LEITURA, TECIENE CASSIA DE SOUZA
  • 2020, Dissertação de Mestrado HABILIDADES DE LEITURA E FORMACAO DE PROFESSORES: o trabalho com a leitura em diferentes contextos., FLAVIA CRISTINA DE ARAÚJO SANTOS ASSIS
  • 2020, Dissertação de Mestrado A compreensao da leitura de criancas de 4 e 5 anos em atividades de leitura literaria e contacao de historias, MELINA CARVALHO BOTELHO
  • 2020, Dissertação de Mestrado PRODUCAO DE TEXTOS EM CONTEXTOS DE CURSINHOS PREPARATORIOS PARA O ENEM: A QUESTAO DA AUTORIA, KESLEY ALVES DE CARVALHO
  • 2020, Dissertação de Mestrado O BLOG COMO ESPACO DE DIFUSAO DE PRATICA PEDAGOGICA, AGATHA ELEUTERIO PAULO
  • 2020, Qualificação de Mestrado Uma analise das metafuncoes da Gramatica do Design Visual em videoanimacao: possibilidades para a leitura de textos em movimento, JOÃO MILLER DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Uma analise da modalizacao em uma videoanimacao: estrategias de construcao de sentidos, AMANDA JACKELINE SANTOS DA SILVA
  • 2020, Qualificação de Mestrado UMA PROPOSTA DE ANALISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC DE LINGUA PORTUGUESA NO GENERO VIDEOANIMACAO: POSSIBILIDADES PARA A FORMACAO DOCENTE, VANILDA APARECIDA BELIZÁRIO
  • 2020, Qualificação de Mestrado UMA PROPOSTA DE ANALISE DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR – BNCC DE LINGUA PORTUGUESA NO GENERO VIDEOANIMACAO: POSSIBILIDADES PARA A FORMACAO DOCENTE, VANILDA APARECIDA BELIZÁRIO
  • 2020, Qualificação de Mestrado OS JOGOS NO PROCESSO DE ALFABETIZACAO E LETRAMENTO, MÁRCIA APARECIDA DA SILVA COSTA
  • 2020, Qualificação de Mestrado POSSIVEIS INFLUENCIAS DO USO DE ARTEFATOS DE COMUNICACAO DIGITAL NA DES(QUALIFICACAO) DA COMPETENCIA DE PRODUCAO TEXTUAL, ALESSANDRA MARIA DO CARMO ALVES
  • 2020, Qualificação de Mestrado A PRODUCAO TEXTUAL E A FORMACAO DE PROFESSORES: PERCURSOS EM DIALOGO, MARIA JOSE ADRIANO
  • 2020, Qualificação de Mestrado REFERENCIACAO E HUMOR: UMA INVESTIGACAO ACERCA DO PROCESSO DE RECATEGORIZACAO EM CHARGES DE CUNHO POLITICO VEICULADAS NO INSTAGRAM NO ANO DE 2019., KÉTICIA LHIRROZI BUENO ALVES DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado LEITURA E HABILIDADES LEITORAS NA FORMACAO DE PROFESSORES, FLAVIA CRISTINA DE ARAÚJO SANTOS ASSIS
  • 2020, Dissertação de Mestrado DAS POLITICAS DE FORMACAO AS PERCEPCOES DO PROCESSO FORMATIVO E DA PRATICA ALFABETIZADORA, ERIKA GIULIANA RODRIGUÊS PIRES PINTO
  • 2020, Dissertação de Mestrado LETRAMENTO DIGITAL E FORMACAO DE PROFESSORES: UMA ANALISE CRITICA DAS PRATICAS DIGITAIS DE PROFESSORES DE LINGUAS EM FORMACAO INICIAL, AMANDA MENDONÇA PEREIRA
  • 2020, Dissertação de Mestrado Gamificacao e as praticas pedagogicas digitais: uma investigacao durante a formacao inicial de professores de linguas, KARLA LETICIA DE LIMA MORAES
  • 2020, Qualificação de Mestrado O TRABALHO COM O GENERO VIDEOANIMACAO EM SALA DE AULA: POSSIBILIDADES DE LEITURA, TECIENE CASSIA DE SOUZA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Cineclube: a constituicao do sujeito a partir do multiletramento audiovisual., LUCIMARA GRANDO MESQUITA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Cineclube: a constituicao do sujeito a partir do multiletramento audiovisual., LUCIMARA GRANDO MESQUITA
  • 2020, Qualificação de Mestrado Cineclube: a constituicao do sujeito a partir do multiletramento audiovisual., LUCIMARA GRANDO MESQUITA
  • 2020, Qualificação de Mestrado A COMPREENSAO DA LEITURA, DE CRIANCAS DE 4 E 5 ANOS, EM ATIVIDADES DE LEITURA LITERARIA E CONTACAO DE HISTORIAS, MELINA CARVALHO BOTELHO
  • 2020, Dissertação de Mestrado O WHATSAPP COMO ESPACO DE (IN)FORMACAO E INTERATIVIDADE: (RE)SIGNIFICACAO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, PETERSON VITOR RIBEIRO
  • 2020, Dissertação de Mestrado A ELABORACAO DE UM GUIA DE ESTUDOS ACERCA DO TRABALHO COM A ORALIDADE EM SALA DE AULA: POTENCIALIDADES PARA A FORMACAO DE PROFESSORES , LARA NASCIMENTO SCHERRER
  • 2020, Dissertação de Mestrado A ORALIDADE EM SALA DE AULA: POTENCIALIDADES PARA A FORMACAO DE PROFESSORES, LARA NASCIMENTO SCHERRER
  • 2019, Qualificação de Mestrado Producao de textos em contextos de preparatorios para o ENEM: a questao da autoria, KESLEY ALVES DE CARVALHO
  • 2019, Qualificação de Mestrado Letramento digital: o recurso tecnologico do blog no processo de formacao de professores alfabetizadores., AGATHA ELEUTERIO PAULO
  • 2019, Qualificação de Mestrado DAS POLITICAS DE FORMACAO AS PERCEPCOES DO PROCESSO FORMATIVO E DA PRATICA ALFABETIZADORA, ERIKA GIULIANA RODRIGUÊS PIRES PINTO
  • 2019, Qualificação de Mestrado Gamificacao e as praticas pedagogicas digitais: umA investigacao durante a formacao inicial de professores de linguas, KARLA LETICIA DE LIMA MORAES
  • 2019, Qualificação de Mestrado UMA ANALISE CRITICA DAS PRATICAS DIGITAIS DE PROFESSORES DE LINGUAS EM FORMACAO INICIAL, AMANDA MENDONÇA PEREIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado O WHATSAPP COMO ESPACO DE (IN)FORMACAO E INTERATIVIDADE: (RE)SIGNIFICACAO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, PETERSON VITOR RIBEIRO
  • 2019, Qualificação de Mestrado O WHATSAPP COMO ESPACO DE (IN)FORMACAO E INTERATIVIDADE: (RE)SIGNIFICACAO DE METODOLOGIAS DE ENSINO DE LINGUA PORTUGUESA, PETERSON VITOR RIBEIRO
  • 2019, Qualificação de Mestrado A ELABORACAO DE UM GUIA DE ESTUDOS ACERCA DO TRABALHO COM A ORALIDADE EM SALA DE AULA: POTENCIALIDADES PARA A FORMACAO DE PROFESSORES , LARA NASCIMENTO SCHERRER
  • 2019, Dissertação de Mestrado O USO DA REALIDADE AUMENTADA E DA RETEXTUALIZACAO: RESSIGNIFICACAO DOS PROCESSOS DE RECEPCAO, CIRCULACAO E PRODUCAO DE TEXTOS , GEANNE DOS SANTOS CABRAL COE
  • 2019, Monografia de Graduação LETRAMENTO DIGITAL: CONTRIBUICOES DA SUITE GCOMPRIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, PATRÍCIA ELAINE DIAS
  • 2019, Monografia de Graduação TECNICO DE ENFERMAGEM: AVALIACAO DO USO DE ATLAS ONLINE EM SALA DE AULA, ADRIANA CAMILO LEOVERGILIO DE ANDRADE
  • 2019, Dissertação de Mestrado PRaTICA DOCENTE: UMA INVESTIGAcaO SOBRE O ENSINO DE LiNGUA ESPANHOLA EM UMA CIDADE DO SUL DE MINAS GERAIS, PATRICIA KELI DOS SANTOS
  • 2019, Dissertação de Mestrado AS PERCEPCOES DOS ALUNOS SOBRE A ESCRITA EM DIFERENTES SUPORTES E O LETRAMENTO DIGITAL: CONTRIBUICOES PARA A ALFABETIZACAO, ANA LÚCIA PRADO
  • 2019, Dissertação de Mestrado ANALISE DAS CAPACIDADES MULTISSEMIOTICAS EM ATIVIDADES DE LEITURA DE LINGUA PORTUGUESA, ISABELLA BACHA FERREIRA
  • 2019, Dissertação de Mestrado “TECNOLOGIAS DE INFORMACAO E COMUNICACAO NA FORMACAO DE PROFESSORES: REFLEXOES ACERCA DA ESTRUTURA CURRICULAR DE CURSOS DE LETRAS”, FERNANDA APARECIDA DA SILVA
  • 2019, Dissertação de Mestrado SEQUENCIAS DIDATICAS PRODUZIDAS POR PROFESSORES ALFABETIZADORES: UMA ANALISE INTERACIONISTA SOCIODISCURSIVA DA PRATICA DOCENTE, DEJAIR BATISTA DE AGUIAR JÚNIOR
  • 2019, Monografia de Graduação As potencialidades do gênero textual provérbio em sala de aula a construção de uma sequência didática, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2019, Monografia de Graduação Gêneros multimodais na formação de leitores de uma análise dos gêneros charge e tirinha, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Helena Maria Ferreira
  • 2019, Monografia de Graduação A representação social da loucura no conto "Só vim telefonar", de Gabriel García Márquez, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Marcia Fonseca Amorim
  • 2019, Monografia de Graduação Composição como processo de formação de palavras e sinais: análise da justaposição na Libras e na língua portuguesa, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Josiane Marques Costa, Valter Pereira Romano
  • 2019, Monografia de Graduação Letramento acadêmico: a produção do gênero resumo, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Josiane Marques Costa, Valter Pereira Romano
  • 2019, Monografia de Graduação Cruzamento Vocabular um processo marginal?, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Marcia Fonseca Amorim, Helena Maria Ferreira
  • 2019, Monografia de Graduação A hipossegmentação na alfabetização um estudo com alunos do 1° ao 3° ano do ensino fundamental, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Giovanna Rodrigues Cabral
  • 2019, Monografia de Graduação Análise do jogo life is strange e suas potencialidades de interação com o sujeito-leitor jogador, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Natália Rodrigues Silva do Nascimento
  • 2019, Monografia de Graduação As representações do feminino em anúncios publicitários e a objetificação dos corpos, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Amanda Jackeline dos Santos
  • 2019, Monografia de Graduação A construção do humor: análises de mecanismos linguístico-semióticos e discursivos em piadas e em tirinhas, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Kéticia Lhirrozi Bueno Alves de Souza
  • 2019, Monografia de Graduação Estrutura argumental preferida: uma análise no gênero tirinha, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Patrícia Vasconcelo Almeida
  • 2019, Monografia de Graduação Gramática do design visual e habilidades de leitura um estudo sobre linguagem e multimodalidade em anúncios publicitários, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Patrícia Vasconcelos Almeida
  • 2019, Monografia de Graduação As representações sociais da mulher no funk erótico da servilidade sexual à reinvidicação por prazer, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Marcia Fonseca Amorim, Maria Eugenia Batista
  • 2019, Monografia de Graduação Anúncio publicitário e o letramento crítico a ressignificação dos sujeitos através da consciência crítica, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Paula Silva Abreu
  • 2019, Monografia de Graduação O processo de textualização na videoanimação Vida Maria, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Jaqueline Araujo da Silva
  • 2019, Monografia de Graduação O ensino de língua Portuguesa sob a perspectiva das práticas de análise linguística, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Luana Nayara Pena
  • 2019, Monografia de Graduação Estratégias metodológicas no ensino-aprendizagem da leitura promovendo a inclusão social, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2019, Monografia de Especialização A era digital em uma escola de Lavras: o que dizem os professores, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Patrícia Vasconcelos Almeida, Giancarla Aparecida Botelho Santos
  • 2019, Monografia de Especialização O ensino-aprendizagem da anatomia humana no curso técnico de enfermagem: avaliação do uso de Atlas Online em sala de aula, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Patrícia Vasconcelo Almeida, Giancarla Aparecida Botelho Santos
  • 2019, Monografia de Especialização O jogo digital na sala de aula: uma proposta de uso do GCompris para o ensino e aprendizagem de vocabulário em língua inglesa, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Patrícia Vasconcelos Almeida, Giancarla Aparecida Botelho Santos
  • 2019, Monografia de Especialização Letramento digital: contribuições da suíte GCompris no ensino fundamental, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Patrícia Vasconcelo Almeida, Giancarla Aparecida Botelho Santos
  • 2019, Monografia de Especialização O conto clássico infantil aliado às novas metodologias e tecnologias, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Patrícia Vasconcelo Almeida, Giancarla Aparecida Botelho Santos
  • 2019, Dissertação de Mestrado Prática docente: uma investigação sobre o ensino de língua espanhola em uma cidade do sul de Minas Gerais, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Ana Carolina de Laurenttis Brandão, Patrícia Vasconcelo Almeida, Isabel Cristina Rodrigues Ferreira, Glenda Cristina Valim de Melo
  • 2019, Dissertação de Mestrado Sequencias didáticas produzidas por professores alfabetizadores: uma análise interacionista sociodiscursiva da prática docente., Mauriceia Silva de Paula Vieira, Marco Antonio Villarta-Neder, Helena Maria Ferreira, Aline Torres de Sousa Carvalho
  • 2019, Dissertação de Mestrado Análise das capacidades multissemióticas em atividades de leitura de lingua portuguesa, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Marco Antonio Villarta-Neder, Helena Maria Ferreira, Aline Torres de Sousa Carvalho, Anair Valencia Martins
  • 2019, Dissertação de Mestrado Tecnologias de informação e comunicação na formação de professores: reflexões acerca da estrutura curricular de cursos de letras, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Marco Antonio Villarta-Neder, Helena Maria Ferreira, Rodrigo Garcia Barbosa, Anair Valencia Martins
  • 2018, Qualificação de Mestrado O USO DA REALIDADE AUMENTADA E DA RETEXTUALIZACAO: RESSIGNIFICACAO DOS PROCESSOS DE RECEPCAO, CIRCULACAO E PRODUCAO DE TEXTOS , GEANNE DOS SANTOS CABRAL COE
  • 2018, Qualificação de Mestrado Pratica docente: uma investigacao sobre o ensino de lingua espanhola em uma cidade do sul de Minas Gerais., PATRICIA KELI DOS SANTOS
  • 2018, Qualificação de Mestrado Mapeamento das capacidades multissemioticas em atividades de leitura de lingua portuguesa., ISABELLA BACHA FERREIRA
  • 2018, Qualificação de Mestrado Tecnologias de informacao e comunicacao na formacao de professores: reflexoes acerca da estrutura curricular de cursos de letras., FERNANDA APARECIDA DA SILVA
  • 2018, Mapeamento das capacidades multissemióticas em atividades de leitura de língua portuguesa., Mauriceia Silva de Paula Vieira, Marco Antonio Villarta-Neder, Helena Maria Ferreira
  • 2018, Prática docente: uma investigação sobre o ensino de língua espanhola em uma cidade do sul de Minas Gerais, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira
  • 2018, Tecnologias da informação e comunicação na formação de professores: reflexões acerda da estrutura curricular de cursos de Letras., Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Rodrigo Garcia Barbosa
  • 2018, Monografia de Graduação Hipertexto: caminhos em construção ou estrada com pontos marcados?, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Patrícia Vasconcelos Almeida
  • 2018, Monografia de Graduação O uso da língua/linguagem nas redes sociais., Mauriceia Silva de Paula Vieira, Patrícia Vasconcelos Almeida
  • 2018, Monografia de Graduação O ensino da oralidade nos PCN e na BNCC: breves reflexões, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Patrícia Vasconcelos Almeida
  • 2018, Monografia de Graduação Argumentatividade e modos de representação no gênero charge, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Marcia Fonseca Amorim, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Helena Maria Ferreira
  • 2018, Prática docente: uma investigação sobre o ensino de língua espanhola em uma cidade do sul de Minas Gerais, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Ana Carolina de Laurenttis Brandão
  • 2017, Monografia de Graduação "Sinalizações da Gramática do Design Visual para a leitura de textos multissemióticos", Mauriceia Silva de Paula Vieira, Marco Antonio Villarta-Neder, Helena Maria Ferreira
  • 2017, Monografia de Graduação Leitura e produção de inferências: uma análise a partir de avaliações do SIMAVE, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Marcia Fonseca Amorim
  • 2017, Dissertação de Mestrado A IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA NACIONAL DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR NO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO SUL DE MINAS GERAIS: Desenvolvimento Sustentável por meio das aquisições da agricultura familiar., Mauriceia Silva de Paula Vieira, Luiz Carlos Rocha, Camila Guedes Codonho
  • 2017, Tese Doutorado A complexidade das clausulas relativas na fala espontanea do português do Brasil:os dados do C-Oral Brasil, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Pedro Perini Frizzera da Mota Santos, Bruno Rocha
  • 2016, Monografia de Graduação A aprendizagem da leitura no ensino fundamental: a formação de leitores competentes, Helena Maria Ferreira, Marcia Fonseca Amorim, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação Letramento: o desafio na contemporaneidade, Helena Maria Ferreira, Marcia Fonseca Amorim, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação Os textos e suas novas configurações na contemporaneidade: um estudo baseado na gramática do design visual, Marco Antonio Villarta-Neder, Helena Maria Ferreira, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação O gênero notícia e a recorrência do sintagma nominal: uma análise dos efeitos de sentido, Helena Maria Ferreira, Marcio Rogerio de Oliveira Cano, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação Fanfictions: novas práticas de leitura e escrita em ambientes digitais, Helena Maria Ferreira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação Dont starve together na aprendizagem de inglês: motivações para o estudante, mediação do professor., Mauriceia Silva de Paula Vieira, Tania Regina de Souza Romero, Tufi Neder-Neto
  • 2016, Monografia de Graduação Segmentações não convencionais de palavras:hipoteses que o aprendiz formula na aquisição da escrita., Mauriceia Silva de Paula Vieira, Raquel Marcia Fontes Martins, Ilsa do Carmo Vieira Goulart
  • 2016, Monografia de Graduação Avaliação das habilidades de leitura: sinalizações dos descritores INEP para a formaçãode leitores proficientes, Mauriceia Silva de Paula Vieira, Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias
  • 2016, Monografia de Graduação A linguagem das redes sociais: o embate entre o espaço virtual e a gramática., Mauriceia Silva de Paula Vieira, Raquel Marcia Fontes-Martins, Valter Pereira Romano
  • 2016, Monografia de Graduação O processo de referenciação no gênero artigo de opinião, Helena Maria Ferreira, Marcia Fonseca Amorim, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação O argumento externo no gênero charge: uma análise a partir da interface sintaxe-semântica, Helena Maria Ferreira, Marcia Fonseca Amorim, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação O incentivo à leitura por meio da tecnologia digital, Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação Um olhar para a leitura e compreensão de textos, Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação Preconceito linguístico e o livro didático de língua portuguesa, Marco Aurelio cunha Camargos, Pauline Freire Pimenta, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação O desempenho linguístico dos alunos do 6° ano nas produções textuais, Josiane marques Costa, Pauline Freire Pimenta, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação Não é manga, é mangá: proposta de trabalho com o gênero textual história em quadrinhos japonesa no ensino fundamental, Josiane marques Costa, Pauline Freire Pimenta, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação Tecnologias e ensino: o blog como um espaço para o uso social da linguagem, Josiane marques Costa, Daniele Oliveira Lelis Goring, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação Letramentos no contexto digital: a emergência de práticas comunicativas online, Josiane marques Costa, Daniele Oliveira Lelis Goring, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação Literatura: uma colaboração para formação de futuros leitores, Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação A literatura infanto juvenil na formação do leitor autônomo, Helena Maria Ferreira, Jaciluz Dias, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação Gênero textual história em quadrinhos: analisando a articulação entre várias linguagens, Helena Maria Ferreira, Marcia Fonseca Amorim, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação O uso da tecnologia como recurso nas aulas de literatura: uma proposta de trabalho com fanfics, Pauline Freire Pimenta, Roberta Guimarães Franco, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2016, Monografia de Graduação A linguagem das redes sociais: o embate entre espaço virtual e gramatical, Raquel Marcia Fontes-Martins, Valter Pereira Romano, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação A construção do referente no resumo escolar/acadêmico, Marcia Fonseca Amorim, Helena Maria Ferreira, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação Letramento Digital: desafios para o ensino de Língua Portuguesa, Helena Maria Ferreira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação A conjunção porém em textos multimodais., Helena Maria Ferreira, Larissa Santos Ciriaco, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação De conjunção a operador argumentativo: as diversas funções assumidas pelo mas, Helena Maria Ferreira, Larissa Santos Ciriaco, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação Leitura e produção de sentidos: análise de mecanismos coesivos no gênero notícia., Helena Maria Ferreira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação A retextualização do gênero música para o gênero história em quadrinhos: possibilidades para a ampliação dos multiletramentos, Helena Maria Ferreira, Ilsa do Carmo Vieira Goulart, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação A variação linguística nos livros didáticos e sua aplicação em sala de aula, Marco Aurelio cunha Camargos, Josiane marques Costa, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação A leitura no livro didático: análise do gênero história em quadrinhos no livro didático ?Para viver juntos?, Fernanda Barbosa Ferrari, Josiane marques Costa, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação Textos multimodais e letramento: uma análise do gênero charge, Giliard Dutra Brandão, Pauline Freire Pimenta, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação Letramento e gêneros textuais: a produção textual no livro didático de língua portuguesa, Fernanda Barbosa Ferrari, Julio Cesar Machado, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Dissertação de Mestrado Práticas docentes no ensino médio: das rodas de diálogo à produção midiática, Vicente Aguimar Parreiras, Sérgio Miguel Gartner Pais de Oliveira, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação Hipertexto: um gênero textual digital, Marco Antonio Villarta Neder, Giliard Dutra Brandão, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2015, Monografia de Graduação A importância da compreensão leitora na construção de sentidos., Julio Cesar Machado, Pauline Freire Pimenta, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2014, Monografia de Graduação A importância dos gêneros textuais multimodais: uma análise do gênero infográfico., Helena Maria Ferreira, Larissa Santos Ciriaco, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2014, Monografia de Graduação O tratamento dado à leitura por livros didáticos de Língua Portuguesa, Helena Maria Ferreira, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2014, Monografia de Graduação Uma análise dos processos de revisão e de reescrita de textos em turmas de 9° ano ensino fundamental., Helena Maria Ferreira, Marco Antonio Villarta Neder, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2014, Monografia de Graduação Leitura em Ambientes Digitais: Uma investigação Sobre o Uso de Tecnologias Digitais em Escolas Públicas Mineiras., Helena Maria Ferreira, Patrícia Vasconcelos Almeida, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2014, Monografia de Graduação A produtividade do processo de formação de palavras em mensagens de redes sociais., Helena Maria Ferreira, Patrícia Vasconcelos Almeida, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2011, Dissertação de Mestrado O lugar da oralidade em livros didáticos de letramento e alfabetização linguística, Leiva de Figueiredo Viana Leal, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2011, Dissertação de Mestrado A produção escrita: investigações sobre as representações e hipóteses formuladas e (re)formuladas por sujeitos pertencentes a grupos socioculturais diferentes., Leiva de Figueiredo Viana Leal, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2011, Dissertação de Mestrado As práticas de leitura no universo escolar: o estudo de dois casos na rede municipal de Arcos - MG, Leiva de Figueiredo Viana Leal, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2010, Dissertação de Mestrado Estratégias de leitura utilizadas por alunosdo curso de fisioterapia em textos técnico-científicos., Leiva de Figueiredo Viana Leal, Daniela Mara Lima Oliveira Guimarães, Mauriceia Silva de Paula Vieira
  • 2010, Dissertação de Mestrado O lugar da oralidade em livros didáticos de letramento e alfabetização linguística, Leiva de Figueiredo Viana Leal, Mauriceia Silva de Paula Vieira

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (6)

  • 2018,, Departamento de Estudos da Linguagem, Nacional,
  • 2018,, Departamento de Ciencias Humanas, Nacional,
  • 2018,, Universidade Federal de Lavras, Nacional,
  • 2018,, Departamento de Estudos da Linguagem, Nacional,
  • 2013,, Universidade Federal de Lavras, Nacional,
  • 2011,, Campus Universitário, Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(7)

  • LETRAMENTO DIGITAL: O USO DO APLICATIVO LUZ DO SABER PARA O ENSINO DAS CONCORDÂNCIAS VERBAIS E NOMINAIS DO PORTUGUÊS BRASILEIRO., ANDERSON VITOR DOS SANTOS MENDES , 12/2018
  • O USO DOS RECURSOS TECNOLÓGICOS NA LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL: AS POTENCIALIDADES DO LINUX EDUCACIONAL., MONIQUE DOMINGUITO DE SOUZA , 12/2018
  • O USO DA TECNOLOGIA NA FORMAÇÃO DE LEITORES: UMA ALTERNATIVA METODOLÓGICA. , KARINA TORRES MACHADO , 12/2018
  • O JOGO DIGITAL NA SALA DE AULA: UMA PROPOSTA DE USO DO GCOMPRIS PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DE VOCABULÁRIO EM LÍNGUA INGLESA., ADRIANA ALVES PINTO , 04/2019
  • ALFABETIZAÇÃO, LETRAMENTO E (MULTI)LETRAMENTOS: ANÁLISE DE UMA PRÁTICA DE ALFABETIZAÇÃO ATRAVÉS DO LINUX EDUCACIONAL E SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O DESENVOLVIMENTO DA LEITURA E DA ESCRITA., DANIELE RODRIGUES NALINI , 04/2019
  • O CONTO CLÁSSICO INFANTIL ALIADO ÀS NOVAS METODOLOGIAS E TECNOLOGIAS., MARIANA LEITE PADUANELLI , 04/2019
  • LETRAMENTO DIGITAL: CONTRIBUIÇÕES DA SUÍTE GCOMPRIS NO ENSINO FUNDAMENTAL, PATRÍCIA ELAINE DIAS , 04/2019

Orientações de Pós-Graduação (27)

  • Mestrado, Danielle Weslaine Martimiano, 02/2023 - 03/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MARIA JOSÉ ADRIANO, 08/2019 - , Concluída em 02/2021
  • Mestrado, RENATA GONÇALVES DE FARIA CUNHA, 05/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ROGERIO ROBS FANTE RAIMUNDO, 03/2015 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANGÉLICA SHEILA MOREIRA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAYANE CHANTRE LACERDA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JOÃO PAULO BRAGA, 04/2016 - 08/2017 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ROSELI APARECIDA DINIS HIPÓLITO, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, NEIVA APARECIDA DUTRA, 01/2020 - 08/2021 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, DAVID DE ANDRADE, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ANA LUIZA ROSA DE OLIVEIRA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RENATA CARVALHO NETO AMORIM, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, FLÁVIA CRISTINA DE ARAÚJO SANTOS ASSIS, 06/2019 - , Concluída em 12/2020
  • Mestrado, MÁRCIA APARECIDA DA SILVA COSTA, 06/2019 - , Concluída em 03/2021
  • Mestrado, NAYARA CLÁUDIA RIBEIRO, 01/2020 - , Concluída em 01/2022
  • Mestrado, ROSIVÂNIA DINIZ ARAÚJO, 01/2020 - , Concluída em 01/2022
  • Mestrado, CLAUDIA ALVES PEREIRA BRAGA, 02/2020 - , Concluída em 01/2022
  • Mestrado, ALINE GABRIELLE CORREIA DA COSTA, 03/2020 - , Concluída em 02/2022
  • Mestrado, MARIA EDUARDA SILVA RUFINO, 02/2020 - , Concluída em 08/2022
  • Mestrado, ANTONIA FLÚVIA CARVALHO DOS SANTOS, 04/2021 - , Concluída em 03/2023
  • Mestrado, MARIA DE LOURDES DE PAULA AMORIM NUNES, 04/2021 - , Concluída em 03/2023
  • Mestrado, ROSÂNGELA ADRIANA DO AMARAL MEMENTO, 04/2021 - , Concluída em 03/2023
  • Mestrado, JOSIANE VALÉRIA PEREIRA BERG, 04/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, LÍDIA REGINA DIAS, 04/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ELCIMAR APARECIDA DOS REIS GARCIA, 03/2024 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CARLOS EDUARDO AMORIM, 01/2022 - , Concluída em 03/2024
  • Mestrado, LETICIA SILVA RIBEIRO, 04/2021 - , Concluída em 04/2024

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.56
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 05/11/2024 08:30