claudio lucio mendes

DED - DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO

Produção Intelectual

Coordenação de Bases de Pesquisa (1)

  • 01/1970 Grupo de Pesquisa e Desenvolvimento em Tecnologias para Inovação Pedagógica,

Artigos (23)

  • 2019, , Currículo e Relações de Poder: análise de uma reforma curricular para cursos de pedagogia em tempos de conservadorismo, ISSN: 23581425
  • 2017, , CURRÍCULO, JOGOS ELETRÔNICOS E DELEUZE, ISSN: 2526849X
  • 2016, , Currículo, avaliação e a constituição do sujeito docente, ISSN: 18094309
  • 2015, , Becker em Revista, ISSN:
  • 2014, , Questões em torno da Formação Inicial de Professores, ISSN: 15193322
  • 2012, , Pré-Univest, ISSN:
  • 2011, , O currículo de formação dos cursos de educação física: novas rupturas ou antigas continuidades?, ISSN: 21764360
  • 2011, , Licenciatura x Bacharelado: O Currículo da Educação Física como uma Arena de Luta, ISSN: 22369767
  • 2010, , Diário de Pernambuco, ISSN:
  • 2008, , EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO HUMANA NA CONTEMPORANEIDADE: EIXOS DA PROPOSTA DO MESTRADO EM EDUCAÇÃO DA FAE-UEMG, ISSN: 15193322
  • 2008, , Quem pode resistir a Lara Croft? Você?, ISSN: 0104026X
  • 2006, , Corpo em Foucault, ISSN: 01019589
  • 2006, , Revista IPESI, ISSN: 01046640
  • 2006, , Games e violência: que jogo é esse?, ISSN: 14131862
  • 2005, , Jogar jogos eletrônicos: que lazer é esse?, ISSN: 15162168
  • 2005, , Como os jogos eletrônicos educam?, ISSN: 14131862
  • 2005, , Jogos eletrônicos, educação e violência, ISSN:
  • 2005, , O campo do currículo e a produção curricular na educação física nos anos 90, ISSN: 01028464
  • 2004, , Dicionário crítico da educação: sexualidade e currículo, ISSN: 14131862
  • 2004, , Emergente, ISSN:
  • 2001, , Controla-me que te governo: os jogos eletrônicos como forma de subjetivação, ISSN: 01003143
  • 2000, , Analisando algumas rupturas e continuidades como processos políticos de uma reforma curricular, ISSN: 01024698
  • 1995, , Jornal do Centro Pedagógico, ISSN:

Publicação em Eventos (111)

  • 2016, Cláudio Lúcio Mendes, Mariana Silva Santos, A LEGISLAÇÃO DO ESTADO MODERNO BRASILEIRO: A EDUCAÇÃO E A PROFISSÃO DOCENTE NA POLÍTICA, XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2016, Mariana Silva Santos, Cláudio Lúcio Mendes, A PREOCUPAÇÃO COM A FORMAÇÃO DOCENTE NO NASCIMENTO DO ESTADO MODERNO BRASILEIRO, XVIII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2015, Cláudio Lúcio Mendes, Mariana Silva Santos, A formação docente e a prática educativa na província de minas gerais (1824-1850), VIII Congresso Brasileiro de História da Educação, Trabalho Completo
  • 2015, Luana de Cássia Martins Rodrigues, Cláudio Lúcio Mendes, Programas Federais de Formação Inicial de Professores da Educação Básica (2000-2012), Pesquisa e Formação de Professores: políticas e programas, Trabalho Completo
  • 2015, Cláudio Lúcio Mendes, Gabriela Pereira da Cunha Lima, NEOLIBERALISMO, CAPITAL HUMANO E CURRÍCULO, 37 Reunião Anual da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, Trabalho Completo
  • 2015, Cláudio Lúcio Mendes, Gabriela Pereira da Cunha Lima, Neoliberalismo, capital humano e currículo, 37 Reunião Nacional da ANPED, Resumo
  • 2014, Gabriela Pereira da Cunha Lima, Cláudio Lúcio Mendes, Governamentalidade neoliberal e educação: a reforma curricular mineira, 11° Encontro de Pesquisa em Educação da Região Sudeste, Trabalho Completo
  • 2014, Gabriela Pereira da Cunha Lima, Cláudio Lúcio Mendes, Neoliberalismo, currículo e subjetividade docente, Seminário Regional de Pesquisa sobre Formação e Profissão Docente, Trabalho Completo
  • 2014, Gabriela Pereira da Cunha Lima, Cláudio Lúcio Mendes, Reforma curricular mineira (2003-2014): a docência na mira do mercado, da gerência e da perfomatividade, I Encuentro Internacional de Educación, Trabalho Completo
  • 2014, , Formação continuada e jogos eletrônicos, Curso de formação continuada,
  • 2014, , Jogos eletrônicos e educação, Semana Acadêmica 2014.2 do IFSudeste,
  • 2013, Luana de Cássia Martins Rodrigues, Cláudio Lúcio Mendes, POLÍTICAS E PROGRAMAS DE FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NA PRIMEIRA DÉCADA DOS ANOS 2000, II Congresso Internacional Trabalho Docente e Processos Educativos, Trabalho Completo
  • 2013, Luana de Cássia Martins Rodrigues, Cláudio Lúcio Mendes, Programas para a formação inicial de professores no Brasil (2000-2010), IX Simpósio de formação e profissão docente, Trabalho Completo
  • 2013, Izabel Cristina do Nascimento Augusto, Cláudio Lúcio Mendes, O que dizer sobre o currículo?, IX Simpósio de formação e profissão docente, Resumo
  • 2013, Luana de Cássia Martins Rodrigues, Cláudio Lúcio Mendes, Programas para a formação inicial de professores no Brasil (2000-2010), IX Simpósio de formação e profissão docente, Resumo
  • 2013, Mariana Silva Santos, Cláudio Lúcio Mendes, Educação, Estado e Governo: Notas, ALAS Chile 2013 - XXIX Congresso Latinoamericano de Sociologia, Trabalho Completo
  • 2013, Luana de Cássia Martins Rodrigues, Cláudio Lúcio Mendes, PROGRAMAS PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL (2000 ? 2010), IX Simpósio de Formação e Profissão Docente, Trabalho Completo
  • 2012, Luana de Cássia Martins Rodrigues, Cláudio Lúcio Mendes, SUBJETIVAÇÃO DOCENTE: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE ESTÍMULO À DOCÊNCIA, XX Seminário de Iniciação Científica - UFOP, Trabalho Completo
  • 2011, , NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE LICENCIATURA (NEPEL), II Simposio de grupos de pesquisa sobre formação de professores,
  • 2011, Flávia Temponi Góes, Cláudio Lúcio Mendes, A política de ciclo de formação e a educação física na proposta curricular de Contagem - MG, III encontro nacional das escolas de ciclo, Trabalho Completo
  • 2011, Cláudio Lúcio Mendes, AS COMUNIDADES COMO MEIO DE GOVERNO E AUTOGOVERNO PARA O ENTRETENIMENTO, XII Seminário O lazer em debate, Trabalho Completo
  • 2011, José Rubens Jardilino, Cláudio Lúcio Mendes, NÚCLEO DE ESTUDO E PESQUISA SOBRE LICENCIATURA (NEPEL), II Simpósio de Grupos de Pesquisa sobre Formação de Professores, Trabalho Completo
  • 2010, Cláudio Lúcio Mendes, Paola Luzia Gomes, Licenciatura x bacharelado: o currículo da educação física como uma arena de luta, V Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Resumo
  • 2010, Paola Luzia Gomes, Cláudio Lúcio Mendes, O currículo de formação dos cursos de educação física: novas rupturas ou antigas continuidades?, 33ª Reunião Anual da ANPED, Trabalho Completo
  • 2010, Paola Luzia Gomes, Cláudio Lúcio Mendes, O currículo de formação dos cursos de educação física: novas rupturas ou antigas continuidades?, 33ª Reunião Anual da ANPED, Resumo
  • 2010, Paola Luzia Gomes, Cláudio Lúcio Mendes, Peculiaridades históricas sobre o currículo dos cursos de educação física, III Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos, Trabalho Completo
  • 2010, Cláudio Lúcio Mendes, Paola Luzia Gomes, LICENCIATURA X BACHARELADO: O CURRÍCULO DA EDUCAÇÃO FÍSICA COMO UMA ARENA DE LUTA, IX Colóquio sobre Questões Curriculares / V Colóquio Luso-Brasileiro, Trabalho Completo
  • 2010, Aládia Cristina Rodrigues Medina, Cláudio Lúcio Mendes, Dança e corpo nos CONBRACES - Congressos Brasileiros de Cências do Esporte - de 1979 a 2006, III Congresso Internacional - Diálogos sobre diálogos, Trabalho Completo
  • 2010, , O currículo de formação dos cursos de educação física: novas rupturas ou antigas continuidades?, 33ª Reunião Anual da ANPED,
  • 2010, , Peculiaridade históricas sobre o currículo dos cursos de educação física, III Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos,
  • 2009, Flávia Temponi Góes, Cláudio Lúcio Mendes, CURRÍCULO E HIERARQUIA DOS SABERES ESCOLARES: ONDE ESTÁ A EDUCAÇÃO FÍSICA?, 32ª Reunião Anual da ANPED, Resumo
  • 2009, , REUNI, PED-UFOP e formação de professores, Semana do CAHIS,
  • 2009, Flávia Temponi Góes, Cláudio Lúcio Mendes, CURRÍCULO E HIERARQUIA DOS SABERES ESCOLARES: ONDE ESTÁ A EDUCAÇÃO FÍSICA?, 32ª Reunião Anual da ANPED, Trabalho Completo
  • 2008, Flávia Temponi Góes, Cláudio Lúcio Mendes, A educação física na proposta curricular do município de Contagem: ciclo, hierarquia dos saberes escolares e interdisciplinares, VI Colóquio de pesquisa em educação, Trabalho Completo
  • 2008, Cláudio Lúcio Mendes, Daniel Abud Seabra Matos, CARDOSO, Frederico Assis, Desafios e possibilidades de uma reforma curricular no ensino superior: um outro currículo, IV Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, Trabalho Completo
  • 2008, Cláudio Lúcio Mendes, Paola Luzia Gomes, Reforma e mudança nos currículos do curso de educação física: para além do senso comum, II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos, Resumo
  • 2008, Cláudio Lúcio Mendes, Princípio, experimentação e intuição: lendo as imagens-sons dos jogos eletrônicos, 31ª Reunião anual da ANPED, Trabalho Completo
  • 2008, , Desafios e possibilidades de uma reforma curricular no ensino superior:um outro currículo, IV Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares,
  • 2008, , Afinal, o que são habllidades e competências para o ensino superior?, IV Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares,
  • 2008, Cláudio Lúcio Mendes, Carla de Almeida Soares, Rosângela M. Teles, Afinal, o que são habilidades e competências para o ensino superior?, IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Resumo
  • 2008, Cláudio Lúcio Mendes, Princípio, experimentação e intuição: lendo as imagens-sons dos jogos eletrônicos, 31ª Reunião anual da ANPED, Resumo
  • 2008, Cláudio Lúcio Mendes, Paola Luzia Gomes, Reforma e mudança nos currículos do curso de educação física: para além do senso comum, II Congresso Internacional Cotidiano: diálogos sobre diálogos, Trabalho Completo
  • 2008, Cláudio Lúcio Mendes, Aládia Cristina Rodrigues Medina, Dança e gênero nos CONBRACEs de 1979 a 2005, II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos, Trabalho Completo
  • 2008, Cláudio Lúcio Mendes, Daniel Abud Seabra Matos, CARDOSO, Frederico Assis, Desafios e possibilidades de uma reforma curricular no ensino superior: um outro currículo, IV Colóquio Luso-Brasileiro sobre Questões Curriculares, Resumo
  • 2008, Cláudio Lúcio Mendes, Aládia Cristina Rodrigues Medina, Dança e gênero nos CONBRACEs de 1979 a 2005, II Congresso Internacional Cotidiano: Diálogos sobre diálogos, Resumo
  • 2008, Carla de Almeida Soares, Cláudio Lúcio Mendes, Rosângela M. Teles, Afinal, o que são habilidades e competências para o ensino superior?, IV Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, Trabalho Completo
  • 2008, , A educação física na proposta curricular do município de Contagem: ciclo, hierarquia dos saberes escolares e interdisciplinaridade, VI Colóquio de pesquisa em educação,
  • 2008, , A gestão do currículo, CURSO DE CAPACITAÇÃO EM GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO,
  • 2008, , Princípio, experimentação e intuição: lendo as imagens-sons dos jogos eletrônicos, 31ª Runião anula da ANPED,
  • 2007, Cláudio Lúcio Mendes, A DANÇA NOS CONBRACES, XV Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Resumo
  • 2007, Cláudio Lúcio Mendes, Flávia Temponi Góes, A Posição da Educação Física na Proposta Curricular do 3º Ciclo de Formação Humana das Escolas Municipis de Contagem-MG, 30ª Reuniâo Anual da ANPEd, Trabalho Completo
  • 2007, , A Posição da Educação Física na Proposta Curricular do 3º Ciclo de Formação Humana das Escolas Municipais de Contgem, ANPEd: 30 anos de pesquisa e compromiso social,
  • 2007, Cláudio Lúcio Mendes, Flávia Temponi Góes, A Posição da Educação Física na Proposta Curricular do 3º ciclo de formação humana das escolas municipais de Contagem, 30ª Reunião Anual da ANPEd, Resumo
  • 2006, , Como são constituídos os currículos dos jogos eletrônicos?, III Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares,
  • 2006, , Educação e profissionalização: perspectivas e desafios, XXXVIII Semana de educação,
  • 2006, , Gestão democrática e a demanda de novos docentes, XIII ENDIPE,
  • 2006, , Disciplinamento e governo do corpo em Foucault, ,
  • 2006, , As personagens dos jogos eletrônicos: uma construção com base em relações de gênero e sexualidade, ,
  • 2006, , Possibilidades de pesquisa com a categoria gênero, ,
  • 2006, , Jogos eletrônicos: diversão, poder e subjetivação, ,
  • 2006, , Narrar para outros, narrar para si: as narrativas dos jogos eletrônicos como estratégias de subjetivação, ,
  • 2006, Cláudio Lúcio Mendes, Aládia Cristina Rodrigues Medina, OS PASSOS DA DANÇA NOS CONBRACEs DE 1979 A 2005, V SEMINÁRIO NACIONAL DE DANÇA CONTEMPORÂNEA, Trabalho Completo
  • 2006, Cláudio Lúcio Mendes, As personagens dos jogos eletrônicos: uma construção com base em relações de gênero e sexualidade, III CONGRESO IBEROAMERICANO DE ESTUDIOS DE GÉNERO, Trabalho Completo
  • 2006, Cláudio Lúcio Mendes, As personagens dos jogos eletrônicos: uma construção com base em relações de gênero e sexualidade, III CONGRESO IBEROAMERICANO DE ESTUDIOS DE GÉNERO, Resumo
  • 2006, Cláudio Lúcio Mendes, Narrar para outros, narrar para si: as narrativas dos jogos eletrônicos como estratégias de subjetivação, 29 REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Trabalho Completo
  • 2006, Cláudio Lúcio Mendes, Narrar para outros, narrar para si: as narrativas dos jogos eletrônicos como estratégias de subjetivação, 29 REUNIÃO ANUAL DA ANPED, Resumo
  • 2006, Cláudio Lúcio Mendes, Disciplinamento e governo do corpo em Foucault, III COLÓQUIO FRANCO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, Trabalho Completo
  • 2006, Cláudio Lúcio Mendes, Disciplinamento e governo do corpo em Foucault, III COLÓQUIO FRANCO-BRASILEIRO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO, Resumo
  • 2006, Cláudio Lúcio Mendes, Gestão democrática e a demanda de novos docentes, XIII ENDIPE, Trabalho Completo
  • 2006, Cláudio Lúcio Mendes, Como são constituídos os currículos dos jogos eletrônicos?, III Colóquio luso-brasileiro sobre questões curriculares, Resumo
  • 2005, Cláudio Lúcio Mendes, Os jogos para computador como formas de entretenimento e lazer, VI Seminário o lazer em debate, Resumo
  • 2005, , Quem pode resistir a Lara Croft? Você?, XXVIII Reunião anual da ANPED,
  • 2005, , Os jogos para computador como formas de entretenimento e lazer: modos de subjetivação e administração do eu, VI Seminário "O lazer em debate",
  • 2005, Cláudio Lúcio Mendes, Quem pode resistir a Lara Croft? Você?, XXVIII Reunião Anual da ANPED, Resumo
  • 2005, Cláudio Lúcio Mendes, Quem pode resistir a Lara Croft? Você?, XXVIII Reunião Anual da ANPED, Trabalho Completo
  • 2004, , Política curricular, ,
  • 2004, , Construindo uma trajetória de pesquisa com os jogos eletrônicos, ,
  • 2004, , Currículo cultural, ,
  • 2004, , Modos de ensinar nos jogos eletrônicos, XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino,
  • 2004, Cláudio Lúcio Mendes, Modos de ensinar nos jogos eletrônicos: políticas para ensinar o controle da máquina e o controle pela máquina, XII Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2003, , O ambíguo como estratégia de subjetivação, II Seminário Internacional "As redes de conhecimentos e a tecnologia: Imagem e cidadania",
  • 2003, , Formação do professor de educação física, ,
  • 2003, Cláudio Lúcio Mendes, O ambíguo como estratégia de subjetivação, II Seminário Internacional As redes de conhecimentos e a tecnologia: Imagem e cidadania, Trabalho Completo
  • 2002, , Duas lições para se conectar a um currículo, XXV Reunião Anual da ANPEd,
  • 2002, Cláudio Lúcio Mendes, Duas lições para se conectar a um currículo, XXV Reunião Anual da ANPEd, Resumo
  • 2002, Cláudio Lúcio Mendes, Duas lições para se conectar a um currículo, XXV Reunião Anual da ANPEd, Trabalho Completo
  • 2001, Cláudio Lúcio Mendes, O corpo em Foucault: superfície de disciplinamento e governo, XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
  • 2001, , O corpo em Foucault: superfície de disciplinamento e controle, XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte,
  • 2001, Cláudio Lúcio Mendes, O corpo em Foucault: superfície de disciplinamento e governo, XII Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Resumo
  • 2000, Cláudio Lúcio Mendes, Os jogos eletrônicos e currículo: complexas formas de sujeição do indivíduo, X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Resumo
  • 2000, Cláudio Lúcio Mendes, Os jogos eletrônicos e currículo: complexas formas de sujeição do indivíduo, X Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino, Trabalho Completo
  • 2000, , Os jogos eletrônicos e currículo: complexas formas de sujeição do indivíduo, ,
  • 1999, Cláudio Lúcio Mendes, Os discursos sobre currículo e educação física encontrados na reforma curricular do curso de educação física da UFMG, XI Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
  • 1999, , Relações de poder construindo o consenso numa reforma curricular do curso de educação física da UFMG, ,
  • 1999, , Os discursos sobre currículo e educação física na reforma curricular do curso de educação física da UFMG, ,
  • 1998, Cláudio Lúcio Mendes, Reforma curricular de um curso superior: relações de poder e busca de legitimidade, XXI Reunião Anual da ANPEd, Resumo
  • 1998, Cláudio Lúcio Mendes, Professores(as), colegiado e departamentos: relações de poder construindo o consenso no currículo escrito, V Encontro de Pesquisa da FAE/UFMG, Trabalho Completo
  • 1998, , Reforma curricular de um curso superior: relações de poder e busca de legitimidade, XXI Reunião Anualda ANPEd,
  • 1998, , Professores, colegiado e departamentos: relações de poder construindo o consenso no currículo escrito, V Encontro de Pesquisa da FAE/UFMG,
  • 1998, Cláudio Lúcio Mendes, Reforma curricular de um curso superior: relações de poder e busca de legitimidade, XXI Reunião Anual da ANPEd, Trabalho Completo
  • 1997, , A reforma curricular do curso de educação física: forças, atores e suas representações, I Congresso de Ciências da Educação,
  • 1997, , Currículo e educação física: tendências das publicações nos últimos dez anos, X Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte,
  • 1997, , Parâmetro curricular nacional de educação física, ,
  • 1997, Cláudio Lúcio Mendes, Currículo e educação física: tendências das publicações nos últimos dez anos, IX Congresso Brasileiro de Ciências do Esporte, Trabalho Completo
  • 1997, , Comparação e discussão das versões dos Parâmetros Curriculares Nacionais: o caso da educação física, II Congresso Nacional de Educação,
  • 1997, , Parâmetros curriculares nacionais como referência para a construção do currículo escolar, ,
  • 1996, , Rousseau, Émile e a Educação Física no Brasil, IV Encontro Nacional de História do Esporte, Lazer e Educação Física,
  • 1996, Cláudio Lúcio Mendes, Rousseau, ´´émile´´ e a educação física no Brasil, Encontro Nacional do Esporte, Lazer e Educação Física, Trabalho Completo
  • 1996, , Currículo no ensino de educação física, ,
  • 1995, , Evolução de uma mentalidade em relação à educação física escolar, II Congresso de Ciências Humanas, Letras e Artes,
  • 1994, , Evolução de uma mentalidade em relação à educação física escolar - um relato de experiência, ,

Capítulos de Livros (10)

  • 2017, Prefácio, A diversidade étnico-racial em escolas privadas confessionais, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, Reforma curricular mineira (2003-2014): a docência na mira do mercado, da gerência e da performatividade, Encuentro Internacional de Educación : espacios de investigación y divulgación, Gabriela Pereira da Cunha Lima, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, Currículo: traços da produção contemporânea no Brasil, Formação e Políticas Públicas na Educação: Tecnologias, Aprendizagem, Diversidade e Inclusão, Cláudio Lúcio Mendes, Gabriela Pereira da Cunha Lima
  • 2014, Políticas de formação de professores - O PIBID: identidade docente na formação inicial e continuada na região dos inconfidentes-MG, Políticas e contribuições das práticas do PIBID para formação de professores, José Rubens Jardilino, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2011, Um projeto de formação inicial de professores para a educação básica como um objeto de pesquisa, Formação de Professores: retalhos de saberes, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2010, Docere UFOP, Curtas em Mariana e Ouro Preto, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2009, Gestão democrática e a demanda de novos docentes, Professores: identidades, profissionalização e formação, Cláudio Lúcio Mendes, Vera Lúcia Ferreira Alves de Brito
  • 2007, Currículo: Educação Física, Termos da Legislação Educacional Brasileira, Cláudio Lúcio Mendes
  • 1997, Reforma curricular dos cursos de educação física através de uma proposta oficial: o caso da resolução n. 03/87, Trilhas e Partilhas, Cláudio Lúcio Mendes
  • 1997, Parecer sobre os parâmetros curriculares nacionais, Educação física escolar frente à LDB e aos PCNs, Cláudio Lúcio Mendes, Tarcísio Mauro Vago, Eustáquia Salvadora de Souza

Livros (2)

  • 2018, UAB, Políticas Públicas e Formação Docente, Daniela de Oliveira Pereira, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2006, Jogos eletrônicos: diversão, poder e subjetivação, Cláudio Lúcio Mendes

Textos Didáticos (6)

  • 2017, Matriz de Design Educacional, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2007, Gestão educacional e organização curricular, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2006, Gestão educacioal e organização curricular, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2005, Escola, currículo e ensino: tendências e possibilidades, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2004, Tópicos especiais em docência do ensino superior, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2004, Projeto pedagógico e mudanças curriculares, Cláudio Lúcio Mendes

Produções Tecnológicas (1)

  • 2005, Seminário Temático: Escola, currículo e ensino, Cláudio Lúcio Mendes

Participações em Bancas de Concursos (19)

  • 2018, Concurso público para professor substituto na área de educação, Cláudio Lúcio Mendes, Elaine das Graças Frade, Josué Humberto Barbosa
  • 2015, Banca de seleção de mestrado, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, Comissão de avaliação de estágio probatório de Cláudia Braga de Andrade, Rosana Areal de Carvalho, Marco Antônio Torres, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, Banca de Seleção de Mestrado, Rosana Areal de Carvalho, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, Comissão de avaliação de estágio probatório de Liliane Santos Jorge, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2013, Banca de seleção de mestrado, Daniel Abud Seabra Matos, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2013, Banca examinadora de processo seletivo - fundamentos da educação, Glícia Saviano Gripp, Rosana Areal de Carvalho, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2012, Banca de seleção de mestrado, Hércules Tolêdo Corrêa, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2012, Comissão de avaliação de estágio probatório de Vinícius Albano Blanc Farias, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2011, Banca de seleção de Mestrado, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2010, Comissão de avaliação de estágio probatório de Marco Antonio Torres, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2010, Banca examinadora do processo de seleção de candidatos a professor substituto, Gripp, Glícia Salviano, Marcus Vinícius Fonseca, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2010, Banca examinadora do processo de seleção de candidatos ao processo de mobilidade acadêmica, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2010, Banca para mobilidade acadêmica, Luciano Campos Silva, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2010, Comissão para planejamento da reestruturação das licenciaturas da UFOP, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2009, Banca do processo seletivo simplificado para professor substituto na área de fundamentos da educação, Célia Maria Fernandes Nunes, Gripp, Glícia Salviano, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2008, Banca de Seleção de Mestrado, Maria José de Morais Pereira, José Pereira Peixoto Filho, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2007, Programa de pesquisa e iniciação científica, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2006, Banca de seleção do Mestrado em Educação da Universidade de Itaúna, Cláudio Lúcio Mendes

Participações em Bancas de Cursos (99)

  • 2024, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANCAS., DEUSIANA TEREZINHA DOS ANJOS SILVA
  • 2024, Qualificação de Mestrado REVISAO SISTEMATICA DE PROGRAMAS INTERVENTIVOS NO DESENVOLVIMENTO MOTOR DE CRIANCAS EM IDADE ESCOLAR, FELIPE TAVARES GONÇALVES
  • 2024, Dissertação de Mestrado “EU QUERO MEU CELULAR”: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A CRIANCA E A EDUCACAO INFANTIL, ALINE PATRICIA GOMES
  • 2024, Qualificação de Mestrado ACESSIBILIDADE LINGUISTICA AO SURDO NO CONTEXTO EDUCACIONAL DE MINAS GERAIS: UM OLHAR A PARTIR DA PRODUCAO AUDIOVISUAL BILINGUE ‘CRISALIDA’, DA LEGISLACAO E DOS ESTUDOS DE ‘CINEMA E EDUCACAO’, DE ROSALIA DUARTE, E ‘HABITUS COMO FRUTO DA INCORPORACAO DAS ESTRUTURAS SOCIAIS’, DE PIERRE BOURDIEU, DÉLIA MARIA RIBEIRO
  • 2024, Dissertação de Mestrado NEUROCIENCIA E FORMACAO DOCENTE: UM ESTUDO NETNOGRAFICO, BRUNA CARVALHO DE AVELAR
  • 2023, Monografia de Graduação REFLEXOES SOBRE A EDUCACAO NA ERA DIGITAL, ANA CAROLINA DE CARVALHO SILVA OLIVIERA
  • 2023, Monografia de Graduação REFLEXOES SOBRE A EDUCACAO NA ERA DIGITAL , ALINE LIDIANE SANTIAGO XAVIER SOARES
  • 2023, Monografia de Graduação REFLEXOES SOBRE A EDUCACAO NA ERA DIGITAL, ALINE LIDIANE SANTIAGO XAVIER SOARES
  • 2023, Monografia de Graduação REFLEXOES SOBRE A EDUCACAO NA ERA DIGITAL, JESSYCA FERREIRA DOS SANTOS
  • 2023, Monografia de Graduação REFLEXOES SOBRE A EDUCACAO NA ERA DIGITAL, RENATA PIMENTA DE LACERDA COSTA
  • 2023, Monografia de Graduação REFLEXOES SOBRE A EDUCACAO NA ERA DIGITAL, SIMONI BESSA SANDOVAL NOGUEIRA
  • 2023, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANCAS, AIDECIR CONGAS DE SOUZA FARIA
  • 2023, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANCAS, REINER LUCIO DE OLIVEIRA
  • 2023, Qualificação de Mestrado “EU QUERO MEU CELULAR”: AS TECNOLOGIAS DIGITAIS, A CRIANCA E A EDUCACAO INFANTIL, ALINE PATRÍCIA GOMES
  • 2023, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DA NEUROCIENCIA PARA A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES, JULIANA RODRIGUES DE ALCANTARA
  • 2023, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DA NEUROCIENCIA PARA A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES, ROSA MARIA FERREIRA RAMOS
  • 2023, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DA NEUROCIENCIA PARA A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES, MARCIA REGINA SILVA ALVES
  • 2023, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DA NEUROCIENCIA PARA A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES, NATHALIA BORDAL DE OLIVEIRA BRAGA MENEZES
  • 2023, Monografia de Graduação CONTRIBUICOES DA NEUROCIENCIA PARA A FORMACAO CONTINUADA DE PROFESSORES, SUELLEN CRISTINA FERREIRA GOMES FERNANDES COELHO
  • 2023, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANCAS, DEUSIANA TEREZINHA DOS ANJOS SILVA
  • 2023, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANCAS., DEUSIANA TEREZINHA DOS ANJOS SILVA
  • 2023, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANCAS , JOANNA MENDES DOLABELA LACERDA
  • 2023, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANCAS, JOANNA MENDES DOLABELA LACERDA
  • 2023, Monografia de Graduação OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANCAS, DEUSIANA TEREZINHA DOS ANJOS SILVA
  • 2023, Monografia de Graduação DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM TEMPOS DE POS-PANDEMIA: CONTRIBUICOES DA NEUROCIENCIA., ANA CAROLINA SAMIA FARIA SOUZA
  • 2023, Monografia de Graduação DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM TEMPOS DE POS-PANDEMIA: CONTRIBUICOES DA NEUROCIENCIA., RODOLFO LUIZ SOUZA RAIMUNDO
  • 2023, Monografia de Graduação DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM TEMPOS DE POS-PANDEMIA: CONTRIBUICOES DA NEUROCIENCIA., RENATA SOARES SOUZA DIAS
  • 2023, Monografia de Graduação AS EMOCOES E A APRENDIZAGEM COGNITIVA NO ENSINO MEDIO., ELOINA FIRMINO DE FREITAS SOUSA
  • 2023, Monografia de Graduação AS EMOCOES E A APRENDIZAGEM COGNITIVA NO ENSINO MEDIO., NAITRE FERREIRA BRITO
  • 2023, Dissertação de Mestrado O PAPEL DAS EMOCOES NA CONSOLIDACAO DA APRENDIZAGEM, MICHELLY DA SILVA OLIVEIRA MACHADO
  • 2023, Monografia de Graduação O uso de tecnologias digitais na educacao: desafios e perspectivas sob o olhar da neurociencia., LUIS EUGENIO VIEIRA NOVY
  • 2023, Monografia de Graduação O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCACAO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOB O OLHAR DA NEUROCIENCIA , QUARINA ROBERTA DE AMORIM
  • 2023, Monografia de Graduação O uso de tecnologias digitais na educacao: desafios e perspectivas sob o olhar da neurociencia., ALAN KENNETH SOUZA PEREIRA
  • 2023, Monografia de Graduação O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS NA EDUCACAO: DESAFIOS E PERSPECTIVAS SOB O OLHAR DA NEUROCIENCIA, VANESSA DA SILVA GONÇALVES FABRETE
  • 2023, Monografia de Graduação O uso de tecnologias digitais na educacao: desafios e perspectivas sob o olhar da neurociencia., PAULA MARIA MARQUES DA SILVA
  • 2023, Dissertação de Mestrado NEUROCIENCIA E A ATUACAO DE PROFESSORAS NA EDUCACAO INFANTIL, TAINARA APARECIDA GARCIA DO NASCIMENTO
  • 2023, Qualificação de Mestrado NEUROCIENCIA E FORMACAO DOCENTE: UM ESTUDO NETNOGRAFICO, BRUNA CARVALHO DE AVELAR
  • 2023, Dissertação de Mestrado O PAPEL DAS EMOCOES NA CONSOLIDACAO DA APRENDIZAGEM, MICHELLY DA SILVA OLIVEIRA MACHADO
  • 2022, Dissertação de Mestrado O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCACAO BASICA NO CONTEXTO DA BNCC, NAYARA RODRIGUES DE ALMEIDA
  • 2022, Dissertação de Mestrado O ENSINO REMOTO EM MINAS GERAIS: UMA ANALISE PELO CICLO DE POLITICAS, TIELLE ALVES SOUTO
  • 2022, Qualificação de Mestrado NEUROCIENCIA E A FORMACAO INICIAL DE PROFESSORES PARA A EDUCACAO INFANTIL, TAINARA APARECIDA GARCIA DO NASCIMENTO
  • 2022, Dissertação de Mestrado ESTUDO SOBRE A AQUISICAO DA LEITURA EM CRIANCAS: RELATOS DE EXPERIENCIAS EXITOSAS, ROSANA FERREIRA
  • 2022, Qualificação de Mestrado O PENSAMENTO COMPUTACIONAL NA EDUCACAO BASICA NO CONTEXTO DA BNCC, NAYARA RODRIGUES DE ALMEIDA
  • 2022, Qualificação de Mestrado O ENSINO REMOTO EM MINAS GERAIS: UMA ANALISE PELO CICLO DE POLITICAS, TIELLE ALVES SOUTO
  • 2022, Qualificação de Mestrado O PAPEL DAS EMOCOES NA CONSOLIDACAO DA APRENDIZAGEM, MICHELLY DA SILVA OLIVEIRA MACHADO
  • 2021, Dissertação de Mestrado A EXPANSAO DO CURRICULO ESCOLAR PARA ALEM DOS MUROS DA ESCOLA: UM ESTUDO NETNOGRAFICO , RAFAEL SILVA
  • 2021, Qualificação de Mestrado ESTUDO SOBRE A AQUISICAO DA LEITURA E ESCRITA EM CRIANCAS: A PERSPECTIVA DAS ALFABETIZADORAS EM FOCO , ROSANA FERREIRA
  • 2020, Qualificação de Mestrado A EXPANSAO DO CURRICULO ESCOLAR PARA ALEM DOS MUROS DA ESCOLA: UM ESTUDO NETNOGRAFICO, RAFAEL SILVA
  • 2020, Dissertação de Mestrado CAMINHOS PARA A INOVACAO NAS PRATICAS DE FORMACAO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA , CARLA CRISTINY SANTOS DE OLIVEIRA
  • 2020, Dissertação de Mestrado AVALIACAO DE USABILIDADE DE JOGOS EDUCACIONAIS: PROPOSTA DE AVALIACAO DE USABILIDADE EHEURISTICA, ALEPH CAMPOS DA SILVEIRA
  • 2019, Dissertação de Mestrado INVESTIGACAO SOBRE AS HABILIDADES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMACAO E COMUNICACAO NA EDUCACAO BASICA , DANIELA SIMONE DE AZEVEDO
  • 2019, Dissertação de Mestrado Comprometimento Organizacional no Ensino Superior: Estudo de Caso com Docentes de Licenciaturas em uma Universidade Publica, ANA MARIA BIAVATI GUIMARÃES
  • 2019, Qualificação de Mestrado Comprometimento organizacional e docencia no ensino superior: estudo de caso em uma universidade publica, ANA MARIA BIAVATI GUIMARÃES
  • 2019, Qualificação de Mestrado CAMINHOS PARA A INOVACAO NAS PRATICAS DE FORMACAO DA UNIVERSIDADE BRASILEIRA , CARLA CRISTINY SANTOS DE OLIVEIRA
  • 2019, Qualificação de Mestrado NATIVOS OU APRENDENTES DIGITAIS? INVESTIGACAO SOBRE AS HABILIDADES PARA O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMACAO E COMUNICACAO NA EDUCACAO BASICA, DANIELA SIMONE DE AZEVEDO
  • 2019, Dissertação de Mestrado Investigação sobre as habilidades para usos de tecnologias digitais de informação e comunicação na Educação Básica, Cláudio Lúcio Mendes, Ronei Ximenes Martins, Jorge Luís Costa
  • 2018, Dissertação de Mestrado A Internet na Educação: o site como uma ferramenta educacional, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2018, Dissertação de Mestrado PRESSUPOSTOS NEUROCIENTÍFICOS E SUAS CONEXÕES COM AS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS: APONTAMENTOS DE ACADÊMICOS DE PEDAGOGIA, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2017, Dissertação de Mestrado As políticas de tecnologias móveis na educação: técnicas de governamento dos outros e de si, Cláudio Lúcio Mendes, Breynner Ricardo de Oliveira, Fernanda Barbosa Ferrari
  • 2017, Pressupostos Neurocientíficos e suas Conexões com as Tecnologias Educacionais, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2017, Dissertação de Mestrado A formação docente no contexto da universidade aberta do Brasil, Cláudio Lúcio Mendes, Ronei Ximenes Martins, Jacks Richard de Paulo
  • 2017, Dissertação de Mestrado A escolarização de surdos e o congresso de Milão: eclosão da normalização para oralidade, Cláudio Lúcio Mendes, Regiane Lucas de Oliveira Garcez, Marco Antônio Melo Franco
  • 2017, Monografia de Graduação Por um glossário cybercultural: uma pesquisa por tecnologias nos campos da produção tecnológica e educacional, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2017, Monografia de Graduação Ludicidade e aprendizagem, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2017, Monografia de Graduação A contribuição do lúdico nos processos de ensino e aprendizagem na infância, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2017, Monografia de Graduação A didática de skinner na gamificação e nos jogos eletrônicos na educação, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2017, Monografia de Graduação A Música no processo de desenvolvimento e aprendizagem infantil, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2017, Monografia de Graduação A Música no desenvolvimento de crianças entre 3 e 4 anos, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2017, Monografia de Graduação A Arte na escola: desafios e possibilidades ao trabalho docente e discente, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2017, Monografia de Graduação A Música nos anos iniciais do ensino fundamental, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2017, Monografia de Graduação Núcleo de Estudos da Pedagogia a Distãncia a Extensão Universitária como Ampliação das Possibilidades de Formação do Pedagogo, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2016, Dissertação de Mestrado Programas Federais de Formação Inicial: maquinaria de uma governamentalidade, Cláudio Lúcio Mendes, José Rubens Jardilino, Luciola Licínio Castro Paixão Santos
  • 2015, Dissertação de Mestrado A educação em minas é uma grande empresa: reforma curricular, avaliação e subjetividade docente, Marcelo Santos de Abreu, Álvaro Luiz Moreira Hypólito, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2015, Dissertação de Mestrado Produção da verdade na mídia educativa brasileira para a produção do governo de si, dos outros e de estado, Margareth Diniz, Saraí Patrícia Schmidt, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, Dissertação de Mestrado Formação de Professores no Estado Moderno Brasileiro, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, Dissertação de Mestrado Projeto entrelaçando: uma análise da prática educativa, José Pereira Peixoto Filho, José de Souza Miguel Lopes, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, Dissertação de Mestrado Politicas de Formação de Professores no Brasil: um estudo sobre o PIBID na região dos inconfidentes - MG, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, Dissertação de Mestrado A Diversidade étnico-racial em escolas privadas confessionais: a propósito da Lei 10.639/2003, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, Formação inicial de professores da educação básica no Brasil, José Rubens Jardilino, Luciola Licínio Castro Paixão Santos, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, O risco da verdade na mídia audiovisual educativa: um roteiro foucaultiano da televisão educativa, Margareth Diniz, Saraí Patrícia Schinidt, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2014, Reforma curricular mineira: a docência na mira da gestão, do mercado e da performatividade, Marcelo Santos de Abreu, Álvaro Luiz Moreira Hypólito, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2013, Genealogia da formação inicial de professores no Brasil: Uma incursão ao império, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2013, A formação inicial de professores no âmbito do PIBID na região dos Inconfidentes, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2013, Políticas públicas para a correção de fluxos da rede municipal de educação de belo horizonte, José Pereira Peixoto Filho, José de Souza Miguel Lopes, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2013, A diversidade étnico-racial em escolas privadas confessionais: a propósito da lei 10.639/2003, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2013, Dissertação de Mestrado A produção do sujeito universal na educação, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2012, Monografia de Graduação Brincar: a natureza da ciência faz parte do jogo, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2012, Representações das práticas leitoras em memoriais de graduandos do curso de pedagogia do CEAD/UFOP, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2012, A produção do sujeito universal, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2012, O uso de TDIC nas práticas de letramento em turmas de alfabetização contempladas com o PROUCA no município de Tiradentes, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2010, Monografia de Especialização Como se forma o professor pesquisador? um estudo sobre os cursos de licenciatura da UFOP, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2010, Dissertação de Mestrado O transbordamento do lúdico e da biopolítica em jogos Massive Multiplayer: um estudo sobre o Word of Warcraft, SCHILLING, Flávia Inês, RIBEIRO, Cintya R., TAVARES, Rogério C. T., AQUINO, Júlio R. G., HAMBURGER, Esther I., Cláudio Lúcio Mendes
  • 2009, Dissertação de Mestrado Os objetivos técnicos do cursos de eletrônica, Ventura, Paulo Cesar Santos, Moura, Dácio Guimarães, Gonçalves, Irlen Antônio, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2008, Dissertação de Mestrado A formação dos profissionais em dermato-funcional nos atuais currículos de fisioterapia, Vera Lúcia F. A. Brito, Márcia B. Rosseti, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2006, Dissertação de Mestrado As feiras tecnológicas enquanto ambientes não-formais de aprendizagem: uma experiência em educação profissional, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2006, Dissertação de Mestrado A educação física no currículo das séries iniciais: um espaço de disputas e conquistas, Ferreira, Márcia Ondina, Loguercio, Rochele de Quadros, Leite, Maria Cecília L., Nunes, Georgina Helena Lima, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2005, Dissertação de Mestrado A presença da Educação Física nas séries iniciais na hierarquia dos saberes curriculares, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2004, Dissertação de Mestrado O universo dos jogos virtuais como gerador de possibilidades para a educação, Cláudio Lúcio Mendes
  • 2003, Monografia de Graduação O currículo oculto e suas implicações no desenvolvimento moral e emocional da criança de 4 a 6 anos, Cláudio Lúcio Mendes

Organização de Eventos, Consultorias, Edição e Revisão de Períodicos (8)

  • 2019,, Departamento de Educação da UFLA, Nacional,
  • 2018,, Departamento de Educação - DED/UFLA, Nacional,
  • 2018,, Departamento de Educação, Nacional,
  • 2018,, Departamento de Educação, Nacional,
  • 2011,, Universidade federal de Ouro Preto, Nacional,
  • 2010,, FaE/UFMG, CEFET-MG, FaE/UEMG e ICHS/UFOP, Nacional,
  • 2007,, Campus Aimorés, Nacional,
  • 2006,, Campus Aimorés, Nacional,

Trabalho de Fim de Curso(22)

  • AS EMOÇÕES E A APRENDIZAGEM COGNITIVA NO ENSINO MÉDIO., NAITRE FERREIRA BRITO , 08/2023
  • AS EMOÇÕES E A APRENDIZAGEM COGNITIVA NO ENSINO MÉDIO., ELOINA FIRMINO DE FREITAS SOUSA , 08/2023
  • OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, AIDECIR CONGAS DE SOUZA FARIA , 10/2023
  • OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, REINER LUCIO DE OLIVEIRA , 10/2023
  • REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, RENATA PIMENTA DE LACERDA COSTA , 10/2023
  • DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA., ANA CAROLINA SAMIA FARIA SOUZA , 09/2023
  • CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, ROSA MARIA FERREIRA RAMOS , 09/2023
  • CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, MÁRCIA REGINA SILVA ALVES , 09/2023
  • CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, JULIANA RODRIGUES DE ALCÂNTARA , 09/2023
  • CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, SUELLEN CRISTINA FERREIRA GOMES FERNANDES COELHO , 09/2023
  • CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES, NATHALIA BORDAL DE OLIVEIRA BRAGA MENEZES , 09/2023
  • REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, JESSYCA FERREIRA FREIRE DOS SANTOS , 10/2023
  • REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, ANA CAROLINA DE CARVALHO SILVA OLIVEIRA , 10/2023
  • REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, SIMONI BESSA SANDOVAL NOGUEIRA , 10/2023
  • REFLEXÕES SOBRE A EDUCAÇÃO NA ERA DIGITAL, ALINE LIDIANE SANTIAGO XAVIER SOARES , 10/2023
  • DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA., RENATA SOARES SOUZA DIAS , 09/2023
  • DESENVOLVIMENTO COGNITIVO EM TEMPOS DE PÓS-PANDEMIA: CONTRIBUIÇÕES DA NEUROCIÊNCIA., RODOLFO LUIZ SOUZA RAIMUNDO , 09/2023
  • OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, DEUSIANA TEREZINHA DOS ANJOS SILVA , 09/2023
  • OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS., DEUSIANA TEREZINHA DOS ANJOS SILVA , 09/2023
  • OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS., DEUSIANA TEREZINHA DOS ANJOS SILVA , 09/2023
  • OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS , JOANNA MENDES DOLABELA LACERDA , 09/2023
  • OS IMPACTOS DE USO DE TELAS NA APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS, JOANNA MENDES DOLABELA LACERDA , 09/2023

Orientações de Pós-Graduação (11)

  • Mestrado, MARISA BUENO DE BELLIS, 02/2023 - 06/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, CAMILA CARVALHO CAPRONI, 02/2022 - 05/2022 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, ADRIANA PAULA GUEDES, 02/2023 - 06/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, JENNIFER EDERER PICON, 04/2021 - 07/2023 , Orientação em Andamento
  • Mestrado, RAFAEL SILVA, 03/2019 - , Concluída em 11/2021
  • Mestrado, NAYARA RODRIGUES DE ALMEIDA, 01/2020 - , Concluída em 11/2022
  • Mestrado, TIELLE ALVES SOUTO, 01/2020 - , Concluída em 11/2022
  • Mestrado, LIGIA MARLENE BARBOSA, 02/2023 - , Orientação em Andamento
  • Mestrado, MICHELLY DA SILVA OLIVEIRA MACHADO, 01/2020 - , Concluída em 02/2023
  • Mestrado, BRUNA CARVALHO DE AVELAR, 04/2021 - , Concluída em 01/2024
  • Mestrado, ALINE PATRICIA GOMES, 01/2022 - , Concluída em 07/2024

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.56
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 05/11/2024 05:23