Orientações iniciais (27/02/2023 - 27/02/2023)

Caro/a cursista

A Educação é uma área interdisciplinar com abundancia de temas para pesquisa e muitos problemas a serem investigados. Para isso são necessários: metodologia bem elaborada, criatividade e rigor para a elaboração e validação do conhecimento produzido. Além disso, a pesquisa em Educação deve cumprir a função social de enriquecer o que se sabe e o que se faz nessa área. O ato de pesquisar é inerente à ação docente e tal como outras habilidades e competências, deve ser desenvolvido por meio da reflexão, da vivência e da experiência. É com essa perspectiva que a disciplina Metodologia de Pesquisa se insere no Mestrado Profissional em Educação.  

            Seja bem-vindo/a e bom trabalho!

Prof. Ronei Ximenes Martins

 

   Fórum para bate-papo sobre temas de interesse da disciplina   
  Novas Abordagens para a Pesquisa e a Práxis em Educação - TEXTO PARA LEITURA PREPARATÓRIA PARA A PRIMEIRA AULA   
Atenção, todos os cursistas devem ler o texto Novas Abordagens para a Pesquisa e a Práxis em Educação que será objeto de discussão na primeira aula.
  Metodologia de Pesquisa Científica. (Ronei Martins. Org.)   
Livro base para desenvolvimento da disciplina
  Cópia do Livro do Introdução à Pesquisa Qualitativa (FLICK)   
Flick_Introducao a pesquisa qualitativa.pdf
  Copia PDF do Livro Introdução à Metodologia de Pesquisa (Uwe Flick)   
Flick - Introducao à Metodologia da Pesquisa.pdf
  Roteiro do Projeto a ser entregue como trabalho de conclusão da disciplina   
ROTEIRO-DO-PROJETO-TrabalhoFinalPED525.doc
  Guia de avaliação do projeto final   
FICHA-AVALIAÇAO-PROJETOS-PED525.doc
  Slides da Aula 1   
PED525 - Aula 1.pdf
  Formulário de avaliação de artigo de pesquisa   
FORM-AVALIAÇÃO-artigo.doc
A produção do conhecimento nas ciências humanas e sociais. (27/02/2023 - 27/03/2023)

Discussões sobre os Textos e vídeos

  Texto para reflexão   
Com base nos conceitos associados à Falácias, analise o Ensaio "Novas Abordagens para a Pesquisa e a Práxis em Educação"
  LEITURA COMPLEMENTAR:   Caso se interesse em aprofundar estudos sobre Aspectos teóricos e interesses da produção de conhecimento, leia o capítulo 1 do libro Metodologia de Pesquisa Científica (p. 12-26)
No SIGAA - sala da disciplina, foi aberto um Fórum para diálogos sobre os estudos adicionais realizados durante a disciplina. A participação é livre e ocorre em paralelo às atividades que compõem o plano de ensino.
 
  
  Dicotomia entre ser humano e natureza: paradigma fundador do pensamento científico   
Praticas-interdisc-Cap01-Dicotimia entre ser humano e natureza.pdf
Planejamento de pesquisa - Caracterização e delineamentos de pesquisa (06/03/2023 - 13/03/2023)

Caras/os pesquisadores,

Esta semana será dedicada ao estudo dos processos de pesquisa.

Prepare-se para os debates e atividades estudando os Capítulos II e parte do III do livro Metodologia de Pesquisa Científica, p 28-43 e p. 44-50

Durante a semana, vocês devem:

1 - Estudar, os textos de leitura indicados, destacando conceitos e processos-chave.

2 - Buscar, nas referências bibliográficas da disciplina ou com apoio de buscadores da internet, informaçoes adicionais para compreensão dos conceitos abordados (caso necessário).

3 - Anotar eventuais dúvidas ou comentários sobre o conteúdo estudado para discussão em aula.

 

Bom trabalho!


========================

recursos adicionais - Aula de 13/3/2023

Notas de Aula - Questões de pesquisa e revisão bibliográfica

Thesaurus Unesco

Thesaurus ERIC

Google Acadêmico

Portal de Periódicos da CAPES

Verificação da Avaliação de Periódicos - Qualis CAPES

 

DICA: recurso online para Nuvem de Palavras.  Word Cloud 

 

==============================================

ATIVIDADE - PARES - AVALIAÇÃO CEGA DE QUESTÕES DE PESQUISA:

a) Inserir no Post-it   sua questao de pesquisa e as palavras-chave (descritores relacionados)

b) Assinar com um pseudônimo (anote-o para não se esquecer quando formos devolver a avaliação das questões de pesquisa)

c) Colar o post-it no local indicado pelo professor

d) Quando autorizado pelo professor, pegar um dos post-its para avaliar.

e) avaliar com o roteiro apontado a seguir

•Escala de avaliação da questão de pesquisa:

1 – não é questão de pesquisa

2 – a questão é pertinente mas precisa de muitos aprimoramentos

3 – a questão é pertinente e precisa de alguns aprimoramentos 

4 – a questão é pertinente e está descrita de maneira adequada.

Tipo sugerido de desenho de pesquisa

-Exploratória _ Como isto acontece? Que características tem ? Quando acontece ? Onde são observados ?
-Descritiva _ Como? Quais as características? Onde ocorre? O que ocorre?
-Explicativa – Por que ocorre? Quais as causas? Que fatores interferem?

• Pertinencia dos descritores.

  ================================================== 

NOTICIA SOBRE PSEUDOCIÊNCIA

List of all MDPI predatory journals

https://predatoryreports.org/news/f/list-of-all-mdpi-predatory-publications

Revisão bibliográfica - aproximação do problema de pesquisa com um campo de produção de conhecimento (20/03/2023 - 20/03/2023)

Caros pesquisadores,

Neste Roteiro de Estudo Orientado, nós trabalharemos uma etapa muito relevante do processo de pesquisa, por meio de uma atividade prática que envolve a busca e avaliação de artigos relacionados ao seu tema de pesquisa.

Prepare-se para os debates e atividades estudando os Capítulo III do livro Metodologia de Pesquisa Científica, p 51-54. Depois, vocês devem:

1 - Com base nos conceitos-chave identificados em sua questão de pesquisa, realize busca no google acadêmico e/ou no portal periódicos.capes.gov.br tendo como descritores as palavras-chave e os termos "revisão da literatura" OU "revisão bibliográfica".

2 - Escolha, dentre os artigos de periódico encontrados, pelo menos 1 que seja revisão bibliográfica relacionada com seu problema de pesquisa ou um dos descritores dele. O artigo deve estar publicado em  revista especializada com Qualis B2 (ou melhor).

3 - Observe e marque  neste artigo a descrição do objetivo e da justificativa para a revisão bibliográfica,  a descrição dos procedimentos metodológicos adotados, bem como a forma de apresentação e discussão dos trabalhos analisados durante a revisão bibliográfica. 

4 - Repita a operação de busca realizada no item 1, mas sem incluir os termos relacionados a revisão de literatura ou revisão bibliográfica. Dos artigos encontrados escolha pelo menos um que seja de pesquisa de campo.

5 - Observe e marque  neste artigo a descrição do objetivo e da justificativa para a pesquisa de campo,  a descrição dos procedimentos metodológicos adotados, bem como a forma de apresentação e discussão dos resultados obtidos a partir dos dados coletados. 

6 - Realize leitura crítica dos artigos selecionados, avalie a consistência dos argumentos apresentados e se eles são acompanhados de evidências, avalie se os processos de pesquisa estão bem descritos e fundamentados. Analise se  as discussões e conclusões são sustentadas em dados ou em referências. Anote suas observações.

7 - durante a aula do dia 20/3  escolheremos alguns dos artigos para analise.

Bom trabalho!
 
ATIVIDADE AVALIATIVA 1 - ELABORAÇÃO DA INTRODUÇÃO, DO PROBLEMA E OBJETIVOS DO PROJETO DE PESQUISA (27/03/2023 - 17/04/2023)

Orientações para elaboração de Resumo Expandido que deve ser entregue até o dia 17-4-2023 – Evento avaliativo com valoração de 15 pontos.

Com base nas atividades e orientações das aulas 1 a 4, elabore, texto que será inserido em seu projeto de pesquisa, na seção Introdução. Para tal, utilize o MODELO disponível NESTE LINK (CLIQUE AQUI)


Organize seu texto assim:

Comece com um Título centralizado, até 15 palavras, em negrito, e logo abaixo seu nome como autor, acompanhado do endereço de e-mail e do número de matrícula no mestrado. Salte uma linha em branco antes e depois da descrição do autor, tal como no MODELO.

Apresente o tema da pesquisa, contextualize-o com fenômenos, fatos, reflexões, referências teóricas e bibliográficas obtidas por meio de revisão bibliográfica (insira pelo menos 3). Apresente, em seguida, o problema de investigação e a justificativa para realização (incluindo argumentos que destaquem a relevância científica e a contribuição social). Por fim apresente   os objetivos principal\geral e secundários\específicos.

Depois do texto, salte uma linha, insira o termo Palavras-chave e, em seguida, de 3 a 5 descritores que identificam a sua pesquisa. Cada Descritor deve começar com letra maiúscula e conter ponto final depois do termo.  De preferência devem ser descritores presentes em Thesaurus da área de educação. 

Após as palavras-chave, saltar uma linha em branco e inserir as referências bibliográficas utilizadas.

Os trabalhos serão analisados por ordem de postagem no SIGAA.  Se conseguir enviar antes do dia 17-4, facilitará a antecipação da análise e o retorno mais rápido para ajustes.

A nota final será atribuída após a rodada de publicação – revisão – e novo envio (quando necessário).

O arquivo, dos tipos DOCX (word, google docs) ou ODT (Libreoffice) contendo sua produção deverá ser enviado por meio o espaço especifico criado no SIGAA, logo abaixo destas orientações.

Atenção, não enviar arquivo no formato PDF, pois dificulta a inserção de comentários e sugestões.

Bom trabalho.

 
      
Inicia em 27/03/2023 às 0h 0 e finaliza em 30/04/2023 às 23h 59
Desenho Metodológico incluindo pesquisa de campo com base em dados obtidos por entrevistas e questionários (17/04/2023 - 01/05/2023)

Olá pesquisadoras e pesquisadores


Neste módulo ampliaremos nossa competência na elaboração de projetos nos concentrando na etapa de desenho da pesquisa.

Ela diz respeito a como vamos pesquisar: que metodologia, estratégias e ações do processo de investigação serão adotadas para alcançarmos nossos objetivos e, assim, produzirmos conhecimento novo sobre o problema que escolhemos pesquisar.

Na aula de 17/4/2023 discutiremos o conteúdo que está na parte final do III do livro Metodologia de Pesquisa Científica, p 54-63. Peço que estudam o texto para complementar o que será apresentado em aula.

No dia 24/4/2023, teremos uma atividade da Coordenação do Programa na segunda de manhã. Participarei com vocês. Devido a esta atividade, deixo aqui videoaulas que gravei para a turma de 2020 (devido à pandemia), para complementação das discussões e orientações sobre e elaboração do percurso metodológico da pesquisa.

A videoaula está dividida em 2 vídeos, disponíveis AQUI e  AQUI.

Ela apresenta  como se desenha o conjunto de procedimentos metodológicos a serem adotados.

Assista aos vídeos em modo de tela cheia para poder acompanhar os detalhes de elaboração do desenho. Utilizei, para gerar o esquema, o aplicativo XMind https://xmind.app/ ) que possui versão gratuita e pode ser baixado pela Internet.

Note que esta etapa tem 3 semanas de trabalho, pois é muito relevante para a organização do que vocês realizarão nos semestres seguintes, durante a execução da pesquisa.

Ao término das semanas que discutem, inclusive diferentes procedimentos de coleta de dados, espero que você tenha decidido que caminho metodológico será percorrido na execução de seu projeto.

Utilizaremos o fórum denominado Desenho Metodológico para divulgarmos e discutirmos sobre diferentes desenhos de pesquisa e para tirarmos duvidas.

Até o dia 01/05, cada mestrando deverá enviar, no FORUM DESENHO METODOLÓGICO, um esquema que ilustra seu percurso de pesquisa.  Os Vídeos e as aulas ajudarão na elaboração do esquema.

O esquema poderá ser desenhado em papel e fotografado, gerado com aplicativo e salvo como imagem ou como pdf. O relevante é conseguir demonstrar o desenrolar da pesquisa sem a utilização de linguagem textual.



Vamos ao trabalho.

===== sugestão de textos complementares =========

  Exemplo de desenho de pesquisa quanti-quali (elaborado na videoaula)   
Desenho-de-pesquisa-quanti-quali.png
  Metodologia da Observação - Heraldo Vianna   
VIANNA2003capI_32.PDF
  Métodos qualitativos de pesquisa   
métodos qualitativos - pesquisa-ação, estudo de caso, triangulação de dados.pdf
  Elaboração de questionários - Hartnut Gunther   
construcao-de-Questionario.pdf
  Entrevista por telefone   
Entrevista-por-telefone-Artigo192fin.pdf
  Delineamento de pesquisas quantitativas ou quali-quantitativas   
aula-delineamentos-quantitativos-slides.pdf
  Grupos focais   
grupofocal3.pdf
  === FÓRUM PARA DÚVIDAS E ENVIO DOS ESQUEMAS COM  DESENHOS METODOLOGICOS ===   
Obtenção de dados - QUESTIONÁRIOS - ENTREVISTAS E DIÁRIOS DE CAMPO (08/05/2023 - 22/05/2023)

Neste módulo continuaremos com a mesma dinâmica do módulo anterior, ampliando as discussões e práticas sobre os procedimentos de coleta de dados.

Nosso foco serão os questionários, as entrevistas e a elaboração dos diários de campo. 

Materiais de apoio disponíveis AQUI 

Nos materiais de apoio serão inseridos artigos, notas de aula e apresentações que auxiliam na sustentação teórica da apresentação do percurso metodológico, bem como na elaboração de instrumentos de coleta.

 Acesso ao relatório final do Gabriel Silva, cuja coleta de dados estudamos em aula - Clique AQUI 

Técnicas de análise qualitativa de dados (29/05/2023 - 05/06/2023)

 

--------------------------------------------------------------------------------------------

Textos para leitura preparatória - as técnicas serão discutidas e demonstradas durante as aulas

 

  Artigo - orientação para Análise de Conteúdo   
artigo-analisedeconteudo-rosanamendes.pdf
  Discurso do Sujeito Coletivo - Técnica de análise de dados   
discurso-do-sujeto-coletivo-educação.pdf
  Prática com Análise de Conteúdo   
Clique para baixar o arquivo de trabalho
Entrega dos projetos finais para avaliação (05/06/2023 - 26/06/2023)

Entrega dos projetos finais para avaliação

      
Inicia em 02/06/2023 às 0h 0 e finaliza em 26/06/2023 às 23h 59
Tópicos especiais :Aspectos éticos/legais da pesquisa (12/06/2023 - 19/06/2023)

Discussão sobre aspectos éticos e legais relacionados ao processo de pesquisa com humanos. Procedimentos para aprovação de pesquisas de campo com participação de pessoas.

 

Site com informações sobre submissão de projetos - PRP/UFLA

 

 

  Exemplo TCLE   
TCLE.pdf
  Exemplo de Comentários Éticos   
Comentarios_eticos.pdf
Atividades de autoavaliação e avaliação da disciplina (26/06/2023 - 26/06/2023)

Atividades de autoavaliação e avaliação da disciplina:

 

Como atividade final, elabore, no espaço a seguir, suas considerações com base no seguinte roteiro:

1 - Aponte suas as aprendizagens mais relevantes, quais foram seus ganhos e suas dificuldades durante nossos estudos.

2 - Tendo em vista seus objetivos e o relato anterior, qual deve ser sua pontuação (de 0 a 15) nesta autoavaliação.

3 - Indique itens que podem ser melhorados na execução da disciplina.


      
Inicia em 05/06/2023 às 0h 0 e finaliza em 26/06/2023 às 23h 59

SIGAA | DGTI - Diretoria de Gestão de Tecnologia da Informação - Contatos (abre nova janela): https://ufla.br/contato | © UFLA | appserver2.srv2inst1 - v4.0.295.56
Acesse as notas de versão para ver como a equipe da DGTI vem trabalhando para melhorar o SIGAA. 05/11/2024 09:40